Plataforma Irricontrol permite que produtor tenta total controle de onde estiver

Buscando tornar o agronegócio brasileiro cada vez mais inserido no Agro 4.0, a startup Irricontrol desenvolve soluções tecnológicas para a irrigação agrícola. Dentre elas destaca-se a plataforma de controle e monitoramento que está revolucionando as atividades diárias de manejo dos agricultores brasileiros.

Um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 90% dos produtores rurais já utilizam o celular em suas atividades diárias, tanto pessoais quanto profissionais. A pesquisa também apontou um aumento na utilização de meios digitais e redes sociais nos negócios rurais, chegando a 18% das propriedades rurais.

De acordo com o Mapa, essa transformação digital da agricultura está impulsionando inovações cotidianas, permitindo a aquisição de dados e a supervisão de operações de plantio em tempo real. Luiz Alberto Roque, CEO da Irricontrol, explica que, por meio da plataforma Irricontrol, equipamentos podem ser controlados remotamente e até de forma autônoma, proporcionando maior eficiência, reduzindo custo e aumentando a produtividade.

A ferramenta utiliza sistemas de comunicação sem fio e foi desenvolvida para auxiliar os agricultores em suas tarefas diárias, conforme Roque. Com facilidade de integração com outras marcas de pivôs, a plataforma permite que os agricultores tenham acesso ao status em tempo real de cada pivô de sua fazenda de maneira visual e intuitiva. Cores indicam se os equipamentos estão operando corretamente ou se há alguma falha em andamento.

“Uma das principais vantagens da plataforma da Irricontrol é a capacidade de receber alertas e notificações em tempo real sobre o que está acontecendo no campo. Os agricultores podem selecionar os motivos pelos quais desejam ser notificados, como uma parada inesperada, baixa pressão, falta de energia e até mesmo qualquer acionamento relevante. Dessa forma, eles podem tomar medidas imediatas para solucionar problemas em campo”, esclarece o CEO.

Além disso, segundo Luiz, a plataforma fornece informações detalhadas na palma da mão dos agricultores. Os históricos dos equipamentos registram todas as ações realizadas, o que ocorreu, quando e a posição em que o pivô estava. “Essas informações valiosas ajudam os agricultores a manterem o controle total sobre sua produção. Eles também podem extrair relatórios dos pivôs em tabelas de Excel, permitindo análises detalhadas para auxiliar na tomada de decisões”, completa.

Hoje, a irrigação tem um papel fundamental na mudança social, ambiental e produtiva de uma propriedade e por isso, a gestão da irrigação é um assunto cada vez mais relevante no cenário agrícola. Saber quanto foi captado, quanto está armazenado e quanto precisa para irrigar é uma preocupação constante dos irrigantes para atender as normativas ambientais e garantir máxima produtividade das suas lavouras. Toda essa gestão é possível através da plataforma Irricontrol, onde o cliente visualiza tudo em um só lugar, explica Helton Franco, CMO da Irricontrol.


Zaru Comunicação