Empresa investe em ações ESG com foco na valorização da agricultura familiar e em apoio a pequenos produtores

Destaque entre os praticantes de corrida, ciclismo e atividades físicas, a Mombora,  foodtech brasileira dedicada à produção de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos dos biomas brasileiros, ganha notoriedade também por suas políticas de sustentabilidade e apoio à agricultura familiar. Resultando em impactos positivos no setor, a  empresa investe em ações ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) como parte de sua missão de levar sabor e energia para os consumidores, sem deixar de lado a preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais do país.

Comprometida com o fortalecimento da agricultura familiar e o empreendedorismo ecológico, a Mombora estabelece parcerias estratégicas com organizações e pequenos produtores em todo o Brasil. Entre elas o Instituto Auá, que se dedica à proteção, cultivo e comercialização de frutos nativos como o cambuci, um ingrediente essencial em muitos produtos da marca, que é a única do setor a investir em produtos naturais, sem o uso de aromas, corantes e conservantes artificiais.

“Essas parcerias visam fortalecer a agricultura familiar, promovendo a preservação e valorização das terras locais. Ao implementar práticas sustentáveis, como a redução do consumo de recursos naturais, políticas de reciclagem, o gerenciamento adequado de resíduos e a promoção da responsabilidade social, queremos não só obter vantagens competitivas, mas atrair consumidores cada vez mais conscientes.”, destaca João Pedro Solano, CEO e fundador da Mombora.

A iniciativa parece caminhar na direção certa. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em 2023, 60% das foodtechs brasileiras possuem ações ESG em seus planos de negócios. Além disso, uma pesquisa realizada recentemente pela S&P Global, mostrou que o investimento em sustentabilidade no Brasil cresceu 20% no ano passado. O estudo também revelou que as empresas brasileiras estão investindo principalmente em ações para melhorar a eficiência energética e reduzir o desperdício.

Os alimentos produzidos pela Mombora, que incluem frutas nativas dos biomas brasileiros, como o cambuci, cacau, maracujá, castanha, entre outros, são formulados para oferecer alta energia e reposição de nutrientes. Esses produtos foram desenvolvidos para potencializar o desempenho antes, durante e após atividades físicas, além de serem adequados para o consumo diário, proporcionando maior disposição para as atividades cotidianas.

“Acreditamos que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma responsabilidade que todas as empresas devem assumir. Ao adotar políticas ESG e apoiar a agricultura familiar, não apenas melhoramos nossos produtos, mas também contribuímos para um futuro mais saudável e sustentável para todos.”, conclui, João Pedro Solano.

A Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do biomas brasileiros, foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e qualquer ingrediente artificial. Um dos principais players no segmento esportivo e intimamente ligada ao ciclismo e a corrida, a Mombora dispõe de produtos ricos em energia sem deixar o sabor de lado. Provocando a disrupção do até então normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Para isso, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. Em um mercado promissor, a Mombora continuará a expandir seus produtos para, cada vez mais, levar o seu propósito àqueles que buscam momentos saborosos com produtos naturais.

NR7 | Full Cycle Agency