Como a norma de qualidade ISO 9001 pode ajudar na adoção das práticas ESG?

Por Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil

 

A ISO 9001, que implementa o Sistema de Gestão de Qualidade mais adotado no mundo, pode desempenhar um papel crucial ao simplificar a incorporação de práticas ESG – Environmental, Social, and Governance, em português, ambiental, social e governança – nas operações de uma organização. A norma, originalmente projetada para priorizar a satisfação do cliente, aprimorando a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, também oferece uma estrutura sólida de organização de processos internos para incorporação das práticas de preservação ambiental.

Dados divulgados pelo Estadão, que tiveram como base a pesquisa da HRTech Mereo em parceria com a Kyvo, mostram que apenas 33% das empresas globais direcionam seu foco aos três pilares do ESG, práticas que são prioridade crescente no ambiente de negócios, atendendo às expectativas e regulamentações do mercado. A estrutura da ISO 9001 é adaptável à realidade da organização, essencial para empresas que desejam contribuir para um mundo mais sustentável.

A ISO 9001 não apenas proporciona uma estrutura sólida para aprimoramento contínuo, mas também promove uma cultura organizacional de busca pela excelência. Ao incorporar o ciclo PDCA (Plan, Do, Check Act ou planejar, fazer, checar e agir), as empresas podem não apenas identificar pontos fracos e áreas de desenvolvimento, mas também utilizar essa metodologia para evoluir a partir de resultados positivos.

Quando uma empresa incorpora a ISO 9001, os seus relatórios sobre ESG possuem maior credibilidade, pois a norma organiza e documenta todos os processos internos, que devem ser revisados e atualizados com frequência.

A implementação da ISO 9001 começa por um diagnóstico da situação atual da organização, comparando-os com os requisitos da norma, para assim, elaborar um plano de ação – que inclui treinamentos de colaboradores, estabelecimento de um acompanhamento periódico e sistemático para avaliar a progressão da implementação da norma, realização de auditorias internas para identificar conformidades e não conformidades e, por fim, ações corretivas para pontos fora da norma.

Organizações que desejam obter a certificação, após implementarem a norma, devem entrar em contato com um organismo certificador para a realização da auditoria de concessão da certificação. O processo de certificação não se encerra na auditoria de concessão inicial, mas continua com inspeções regulares de acompanhamento. Isso garante que a empresa permaneça alinhada com os padrões de qualidade e esteja comprometida com a melhoria contínua em seus processos e práticas.

O alinhamento dos princípios da ISO 9001 com as práticas ESG, possibilita às empresas auferirem maior credibilidade, demonstrando compromisso não apenas com a qualidade, mas também com a sustentabilidade ambiental, justiça social e governança transparente. Isso não só atende às crescentes expectativas dos stakeholders, mas também contribui com um futuro próspero em um mundo empresarial cada vez mais consciente e responsável.

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança.

Assessoria de Comunicação da APCER Brasil