Onsuva® melhora o manejo do complexo das doenças que impactam diretamente a produtividade das culturas de soja, milho e algodão

A FMC, empresa de ciências para agricultura, lança no mercado um novo fungicida: o Onsuva®. O produto, uma combinação de dois ativos, traz uma nova molécula para o Brasil, o fluindapir, e reafirma o propósito da companhia de investir em pesquisa e desenvolvimento para tornar o agronegócio cada vez mais produtivo e sustentável. Com seletividade superior, que alivia a injúria das plantas desde as primeiras aplicações, é recomendado para combater as principais doenças na soja, milho e algodão.

Na cotonicultura, a solução incrementa a produtividade e aumenta a qualidade da fibra, evitando perdas de área foliar útil e a entrada de patógenos, possibilitando assim, que a planta tenha condições essenciais para seguir o seu desenvolvimento pleno.

“A qualidade da fibra ganha, a cada dia, mais relevância no mercado internacional e as safras brasileiras de algodão de 22/23 e 23/24 ficarão na história. Pela primeira vez, o Brasil passará os Estados Unidos como maior exportador mundial dessa cultura, e chegará na terceira colocação na produção de pluma, com uma produção superior a 3,2 milhões de toneladas”, diz Paulo Queiroz (foto), gerente de portfólio da FMC.

No algodão, o Onsuva® é indicado para o controle das manchas Ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines), Ramulose (Colletotrichum gossypii) e Alternaria (Alternaria alternata) e recomendado para alternância dos ingredientes ativos utilizados no manejo e consequente redução da pressão de seleção dos patógenos.

Na soja, o Onsuva® é indicado contra mancha parda (Septoria glycines), crestamento (Cercospora kikuchii), oídio (Microsphaera diffusa) e ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). De acordo com o gerente, em situações de alta severidade, a ferrugem asiática pode acarretar perdas de até 80% das lavouras. “Em números, considerando uma produtividade de 65 sacas de soja por hectare, com valor de R$ 120 cada, as perdas potenciais podem ultrapassar R$ 6 mil por hectare”, destaca.

De acordo com os resultados de pesquisa da FMC, o uso frequente do mesmo fungicida promove uma maior pressão de seleção e, portanto, acarreta uma menor eficácia do manejo das doenças. Na ausência de novos ativos, a rotação de grupos químicos e moléculas atenuam a pressão sobre as populações e conferem mais controle.

O Onsuva® é indicado para alternância dos ingredientes ativos utilizados no manejo e consequente redução da pressão de seleção dos patógenos. A formulação, balanceada com uma carboxamida inédita e de amplo espectro e um triazol altamente seletivo, proporciona um melhor manejo de doenças e rotação com outras soluções existentes no mercado, promovendo a sustentabilidade no manejo de doenças.

“Monitoramos as principais regiões produtoras do Brasil e para cada uma desenvolvemos recomendações regionalizadas, que melhor se adaptam às necessidades dos agricultores. Em qualquer situação, o manejo recomendado oferecerá plantas mais sadias e livres de injúria desde o início e, consequentemente, permitirá que o agricultor alcance maiores índices de produtividade”, afirma o gerente.

A FMC Corporation é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente de constantes mudanças. As soluções inovadoras da FMC para proteção e nutrição de cultivos, como biológicos, agricultura de precisão e digital, permitem que os agricultores, consultores agrícolas e profissionais enfrentam seus maiores desafios no manejo de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com cerca de 6.400 funcionários  em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC está comprometida com a descoberta de novos ingredientes ativos para herbicidas, inseticidas, fungicidas, novas formulações de produtos químicos e biológicos e tecnologias pioneiras que são melhores para o planeta.


Alfapress Comunicações