Especialista da Branco Motores detalha como o equipamento deve ser armazenado, revisado e utilizado de maneira segura

 

Muito utilizada por profissionais no corte de madeira e na poda de árvores, a motosserra está disponível em diversas opções no mercado, com modelos a gasolina, a bateria e elétricos. Mas você sabia que, com os devidos cuidados, é possível aumentar a vida útil, trazer mais segurança para o uso e garantir um equipamento afiado para todos os tipos de uso?

Rodrigo Deneka, Gerente de Produtos da Branco Motores – fabricante nacional de soluções para o agro, a construção civil e o setor de floresta e jardim -, detalha que a manutenção da motosserra é essencial para todas as situações. “Seja para melhorar a performance nos trabalhos ou para aumentar a durabilidade, é indispensável, por exemplo, que a motosserra seja armazenada em um local arejado e coberto, pois isso evita que a umidade e raios UV a danifiquem”.

 

Como fazer a manutenção de motosserra? – Segundo o especialista, a manutenção da motosserra depende diretamente do modelo escolhido pelo consumidor, mas sempre é fundamental ler as orientações de uso. “Os cuidados devem ser colocados em prática sempre que a ferramenta for utilizada, como verificar se a corrente está lubrificada e, após o uso, limpar o sabre e as aletas de ventilação. Também é importante esvaziar o tanque, ligando os equipamentos movidos a gasolina para gastar o restante do combustível”, pontua Rodrigo.

Outra dica importante é montar corretamente o equipamento. O especialista da Branco Motores explica que a montagem dependerá diretamente do modelo, já que cada equipamento conta com características próprias. “De forma geral, a montagem envolve o posicionamento correto do sabre, uso da alavanca do freio de segurança para travar/destravar a corrente, encaixe e tensão da corrente, remontagem adequada com as porcas da tampa do sabre, engraxamento da ponteira do sabre e abastecimento do óleo lubrificante da corrente e tanque de combustível. Caso note qualquer barulho ou alteração no funcionamento, leve o quanto antes o equipamento a um técnico autorizado.

A Branco Motores possui linhas exclusivas pensadas para atender profissionais que precisam de motosserras de alta durabilidade e potência. A linha Elite conta com opções de alta tecnologia e performance, porém o portfólio da marca também conta com modelos como BMT-38A, BMT-46A, BMT-53A, BMT-65A e BES 2200C.

Fundada em 1936, a Branco Motores é referência nacional no desenvolvimento de soluções para o agronegócio, a construção civil e o setor de floresta e jardim. A empresa possui um compromisso permanente com a qualidade, a ética e o desenvolvimento de soluções pioneiras e eficientes. O portfólio, completo e inovador, conta com linhas de motores, inversores de solda, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo, entre outros produtos. São itens com alta tecnologia, desempenho, segurança e economia, além de reconhecida assistência técnica e pós-venda.

 Image 360