Empresa ampliou capacidade de produção em 50% e reforça sua estrutura de logística para atender mudança no perfil de compra do produtor brasileiro

Pela primeira vez, a Satis obteve faturamento superior a R$ 100 milhões, alcançando a cifra de R$ 104,7 milhões, um aumento de 17,6% em relação ao resultado anterior. Foram comercializados 1,977 milhão de litros, o que representou uma redução de 4,6% frente ao volume da safra 21/22, mas houve uma alteração no perfil de produtos comercializados.

Especializada em soluções de nutrição vegetal, a empresa mineira com sede em Araxá, teve como um dos pontos positivos do período o crescimento do portfólio Aplik+, composto de tecnologias voltadas a melhorar a eficiência de aplicações na lavoura, e da Linha Bio, dedicada ao desenvolvimento radicular das plantas a partir de um complexo de organismos vivos. O desafio agora é intensificar o acesso a culturas como cana de açúcar, sementeiras de milho e HF nos cinturões verdes das capitais SP e RJ, além de estados como PR e GO.

A cultura de maior representatividade continua sendo a soja e as regiões principais são MG, GO, MT, RS e BA. E há expectativa de manter um crescimento acima dos 20%, ampliando a participação nos principais mercados, como soja, milho, trigo, feijão, café, algodão e HF. Uma das principais novidades da empresa para esta temporada é Vitaphix DC200. Integrante da linha Aplik+, trata-se de um aditivo desenvolvido para reduzir o chamado efeito deriva em aplicações complexas de produtos na lavoura, contribuindo para maior proteção e eficiência nutricional da planta.

Nos últimos meses, a capacidade de produção da empresa aumentou em 50% através da implementação de novos equipamentos em sua indústria. Em paralelo, a estrutura de logística vem sendo um dos pontos especiais de atenção para qualificar ainda mais a participação no mercado. A Satis está estruturando novos centros de distribuição em regiões estratégicas do agronegócio. Um deles já encontra-se em fase de conclusão na cidade de Imperatriz/MA, com 600 m² para atender os estados do Maranhão, Piauí, Pará e parte do Tocantins. “Um dos principais desafios é ter o produto próximo ao consumidor. Isso porque ele vem cada vez mais optando por adquirir os insumos no momento da utilização em resposta às instabilidades do mercado, que deixa a compra antecipada menos atrativa. Portanto, o reforço da estrutura de logística será fundamental nesta temporada”, avalia o Diretor Executivo da Satis, Endrigo Bezerra (foto).

Diversos fatores atrapalharam o alcance da meta inicial de 33% de crescimento, como as variações climáticas, principalmente no Sul, queda nos preços de commodities, incertezas de mercados futuros e desajustes nos preços do mercado de fertilizantes e fertilizantes foliares, além do impacto da política. No entanto, as regiões com melhores desempenhos individuais na safra 22/23 foram NE com 55,05% e Espírito Santo com 50,7%.

Com quase 25 anos de atuação no mercado brasileiro de nutrição vegetal e sede em Araxá (MG), a Satis volta seu olhar para o futuro a fim de engajar seus clientes para desenvolver um agronegócio cada vez mais sustentável. Para reforçar a sua conexão com o produtor e a importância de uma produtividade mais inteligente, a empresa evolui seu conceito para Lavoura saudável. Negócio sustentável. Assim, destaca que tecnologias e manejos adequados podem garantir maior rentabilidade sem abrir mão da responsabilidade no meio rural.
A busca da inovação, por meio de pesquisas em seu Campo Experimental em Araxá, conhecimento técnico e parcerias, é fundamental para atender e se antecipar às demandas do agronegócio. Desta forma, a empresa pode oferecer um amplo portfólio que contribui para o fortalecimento da raiz às folhas e melhor absorção de nutrientes, especialmente das lavouras de milho, café, soja, feijão, trigo, arroz, algodão e HF. A saúde das plantas é o primeiro passo para o bom desempenho das safras e a perenidade dos negócios.
Com essas ações, a Satis, uma empresa 100% nacional, tem alcançado crescimento em seu faturamento ao longo dos anos, chegando a 36% de Crescimento em 2022. E como suporte para sua abrangência nacional, conta com uma robusta equipe técnica de vendas e cinco Centros de Distribuição localizados no Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Moglia Comunicação Empresarial