Durante a feira, dois novos modelos de tratores serão apresentados aos produtores rurais gaúchos: o YANMAR Solis 105 e o YANMAR Solis 26 com transmissão 9×9;

A YANMAR, multinacional japonesa, fabricante de maquinário compacto para os setores agrícola e de construção civil, grupos geradores, sistemas de energia e de motores a diesel e marítimos, leva para a 46ª edição da Expointer,  que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro de 2023, em Esteio (RS), um amplo portfólio de equipamentos para atender as diferentes necessidades do produtor rural gaúcho. Os equipamentos em exposição vão desde tratores e colheitadeiras, até máquinas do setor de construção civil, motores industriais e grupos geradores, que também contribuem para a produtividade das lavouras.

Entre os principais destaques, a YANMAR apresenta durante a feira dois novos modelos de tratores:  o YANMAR Solis 105 e o YANMAR Solis 26 com transmissão 9×9. As novidades da marca visam ampliar o portfólio de produtos no mercado agrícola brasileiro. “A Expointer está entre as maiores feiras agrícolas do país e é um ótimo lugar para apresentarmos novidades ao mercado. Os dois novos tratores são projetados para atender às reais necessidades dos produtores e corroboram com o nosso comprometimento em oferecer os melhores produtos e serviços ao segmento”, conta Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR South America.

 

Novo trator YANMAR Solis 105 – O novo YANMAR Solis 105 passa a ser o maior modelo de trator comercializado pela YANMAR no Brasil. Potente e versátil, o equipamento é ideal para uma variedade de tarefas agrícolas, que vão desde o plantio até a colheita.

Equipado com um motor 4105 e transmissão ITAT 12×12, ambos da Sonalika, conferindo 105 cavalos de potência, o novo YANMAR Solis 105 é capaz de lidar com as tarefas mais difíceis do campo. Ele possui bomba de óleo tripla, onde duas seções são dedicadas ao sistema hidráulico, que garantem maior vazão, e uma seção dedicada ao sistema de direção, que compartilha o óleo da transmissão, eliminando o reservatório e fluido da direção. Conta também com radiador de óleo para maior performance do sistema hidráulico.

Entre os principais diferenciais do novo modelo, destaque para o levante hidráulico MITA, que é capaz de levantar até 3.500kg na rótula. O sistema de braços inferiores, reguladores e estabilizadores é de engate rápido, o que facilita o acoplamento de implementos. Ele também é equipado com dois cilindros auxiliares, que garantem mais desempenho ao equipamento, além de uma alavanca de controle externa para o levantamento dos braços inferiores, proporcionando ao operador o ajuste do hidráulico na traseira do trator.

Com um reservatório de combustível com capacidade para 117 litros, o YANMAR Solis 105 confere comodidades à operação, como a possibilidade de ajustar a altura do volante da direção; maior visibilidade em operações noturnas por meio dos faróis dianteiros tipo projetor, e das luzes traseiras e de trabalho em LED. “Potente e eficiente, o novo YANMAR Solis 105 é confortável para dirigir e equipado com uma variedade de recursos para maximizar a produtividade dos pequenos e médios agricultores”, enfatiza Figueiredo.

 

Novo trator YANMAR Solis 26, com transmissão 9×9 – O novo trator YANMAR Solis 26 é mais uma opção para os produtores rurais brasileiros, principalmente, para aqueles que necessitam de um trator estreito e baixo. O modelo já é amplamente conhecido no mercado, mas sua nova versão traz ainda mais vantagens, como sua transmissão 9×9, com reversor sincronizado; gama de velocidades alta, média e baixa; transmissão constant Mesh; embreagem simples e embreagem de segurança interna à transmissão, para utilização de  implementos de alta inércia. Além disso, possui uma nova plataforma de operação, que é mais plana e proporciona mais comodidade ao operador.

O modelo possui 26 cv de potência e foi desenvolvido para operação com pá frontal. Versátil, o equipamento permite atuar nas mais distintas aplicações. O tanque de combustível deste modelo possui 22 litros.

As alavancas para trocas de marchas e de gama de velocidades do modelo, também é outra novidade no equipamento. Elas foram reposicionadas para facilitar a direção e proporcionar mais conforto. “Os tratores YANMAR Solis já são reconhecidos no mercado agrícola brasileiro. Prova disso são as mais de 10 mil unidades vendidas no país nestes últimos cinco anos, onde cinco mil unidades foram comercializadas somente no último ano”, conclui Figueiredo.

 

Outros destaques da YANMAR durante a Expointer 2023 – Outras soluções que serão levadas pela marca para a feira são os tratores YANMAR YM 347, e os tratores YANMAR Solis, nas potências de 26; 60; 75; 80 e 90 cv de potência.

Fabricado 100% pela YANMAR, o trator YM 347  é a solução ideal para atender pequenos e médios produtores em culturas mais baixas. Econômico e eficiente, além de confortável para o operador, conta com 47.6 cv de potência e motor YANMAR 4TNV88, um dos mais eficientes do mercado, e uma transmissão também exclusiva com tecnologia YANMAR. O modelo YM 347 também se evidencia pela baixa compactação no solo.

Eleito o trator do ano de 2019/2020, o Trator Solis 26 possui 24 cv de potência e sua versatilidade permite atuar em aplicações como, por exemplo, em operações de manutenção, como pulverização de culturas adensadas anuais, como as de tomate e vagem, e também perenes, como café, uva, pêssego e caqui; bem como operação em estufas, onde o espaço é reduzido; e até mesmo instalações agropecuárias, como aviários e currais, que também podem se beneficiar do equipamento.

O modelo YANMAR Solis 60, por sua vez, possui 60 cv de potência e possui forte desempenho na preparação de solo, devido principalmente, à grande distância entre eixos, que aumenta a tração e diminui a possibilidade de empinamento, favorecendo o trabalho em operações como aração e subsolagem. O equipamento conta ainda com embreagem dupla de dois estágios, que favorece o trabalho com roçadeiras e ensiladeiras, sendo possível parar o movimento do trator sem interromper o movimento da tomada de potência.

O YANMAR Solis 80  também se destaca pelo alto desempenho na preparação de solo, igualmente relacionado à disposição dos eixos. Outro diferencial competitivo do modelo está no motor quatro cilindros turbo com intercooler, que possibilita maior desempenho e menor emissão de fumaça; direção hidrostática, que assegura uma operação mais rápida e confortável; e o sistema autolift, que funciona como uma memória de posicionamento da altura do implemento.

Destinados à fruticultura e à cafeicultura, os tratores YANMAR Solis 75 e Solis 90, que vão de 75 a 90 cv de potência, possuem um motor turbo de grande desempenho com alto torque mesmo em baixas rotações, que garantem uma operação mais eficiente, principalmente, em implementos que necessitam de alta potência na TDP, como o triturador e o turbo atomizador. O modelo ainda se destaca pela opção de segunda velocidade – TDP Econômica, que proporciona maior rendimento e economia de combustível. Os equipamentos também estão disponíveis na TDP Proporcional, sendo possível realizar a inversão da rotação do eixo TDP em marcha ré. Ambos possuem sistema hidráulico com capacidade para 2.500 kg, além de duas válvulas de controle remoto de linha.

Outro equipamento em exposição na Expointer 2023, é a colheitadeira YANMAR YH 880. Compacta, a máquina se destaca pela versatilidade, uma vez que consegue alcançar áreas de difícil acesso, como as de recortes, que os produtores aproveitam para o plantio, e locais úmidos, onde as colheitadeiras de grande porte não conseguem trabalhar ou podem atolar. A colheitadeira da YANMAR também é a única do mercado a ser projetada sob esteira de borracha, tendo todo o seu peso distribuído, diminuindo consideravelmente a compactação de solo.

Para garantir esse alto nível de rendimento ao produtor, a máquina é equipada com motor 4TNV98T que conta com quatro válvulas por cilindro e injeção direta de combustível, entregando uma operação mais econômica e segura. Outro destaque da máquina é o rotor duplo, que garante a qualidade da limpeza dos grãos, atingindo até 1% de impureza e sem significativas perdas, mesmo durante uma colheita de alta velocidade. Embora compacta, a máquina conta com o SMART-ASSIST REMOTE, dispositivo inteligente que realiza o monitoramento remoto do equipamento. Por meio da tecnologia, o agricultor é capaz de acompanhar o trabalho destas máquinas remotamente, pelo celular ou computador, e obter informações em tempo real sobre o desempenho e funcionamento das máquinas.

 

Máquinas de construção civil YANMAR para facilitar o dia a dia no campo – Líder no mercado brasileiro de miniescavadeiras há mais de cinco anos consecutivos, a YANMAR também expõe durante a Expointer 2023, equipamentos do setor de construção civil que podem ser utilizados no campo, auxiliando e maximizando a produção agrícola.

Entre as máquinas em exposição, a marca evidencia as miniescavadeiras YANMAR, que vão de uma a dez toneladas de peso operacional, como os modelos SV08 e SV100, respectivamente. No mercado brasileiro, as miniescavadeiras da marca também se destacam por contarem com recursos exclusivos, como o SMART-ASSIST REMOTE, que está disponível em modelos a partir de 2 toneladas. Além disso, toda a linha contempla 2 anos ou 2 mil horas de garantia.

Ainda em máquinas do setor, a YANMAR coloca em exposição, a minipá carregadeira V3, com caçamba de 0.6m³ e características como eixo traseiro oscilante, direção articulada e nivelador automático, que permitem trabalhar em espaços reduzidos, ao mesmo tempo que entrega segurança e produtividade.

Também será possível encontrar acessórios para os equipamentos como o rompedor hidráulico SB40, que entrega baixo nível de vibração e emissão de ruídos, e outros como vassoura, roçadeira, entre outros, que trazem ainda mais versatilidade aos compactos.

 

Motores industriais e grupos geradores YANMAR – Pioneira na indústria de motores, a YANMAR expõe o motor a diesel 3TNV88-DSA. Certificado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (US EPA TIER 2), o modelo é considerado mundialmente como “amigo da natureza”. Com potência de 7,9 a 91 cv, a linha de motores TNV possui opções de 2, 3 e 4 cilindros. Refrigerado a água por radiador, reúne entre os diferenciais, baixos níveis de ruído, emissão de gases e de consumo de combustível. O modelo conta ainda com válvulas solenóide para a partida e parada do motor, sistema de segurança com sensor de temperatura e pressão do óleo lubrificante.

Outro motor em exposição é o monocilíndrico horizontal a 4 tempos, TF70R. Disponíveis nas potências de 7 a 23 cv, possui sistema de injeção direta com fabricação 100% YANMAR, que proporciona uma completa integração entre seus componentes e, consequentemente, um melhor desempenho. Refrigerados a água e disponíveis com tanque d’água ou radiador, os modelos desta linha são robustos e contam com sistema de arrefecimento dimensionado para clima tropical que possibilita trabalhar por longos períodos de trabalho.

Por fim, a YANMAR também expõe o grupo gerador YBG28TE da série YBG com potência de 27,5 KVA. Um modelo versátil que pode atender as necessidades de fazendas, construções, indústrias, comércios, residências e locadoras.

Fundada em 1912 em Osaka, no Japão, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca possui 65 anos de atuação e está localizada em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.

Como pioneira na indústria de motores a diesel, a YANMAR é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e de motores industriais, maquinário agrícola, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos. Para isso, investe na melhoria contínua dos seus produtos para que eles possam trabalhar com excelência dentro dos seus segmentos e em todos os seus processos.

Guiados pelo espírito pioneiro de liderança mundial em tecnologia, a YANMAR conta com seis centros de pesquisa espalhados pelo mundo todo. Ao longo da sua história, realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre como compromisso o bem-estar social e ambiental.


NR7 | Full Cycle Agency