Agricultores, empresas e instituições representativas da cotonicultura estiveram presentes

A agricultura brasileira tem muitas oportunidades para se destacar entre os grandes players do mercado mundial, tendo em vista a qualidade e a sustentabilidade de suas cadeias produtivas. Sobretudo, a de algodão. Essa foi a reflexão principal da primeira edição do Cotton Summit, iniciativa promovida pela marca de sementes de algodão FiberMax®, da BASF, para marcar a abertura da colheita na cultura.

Reunindo cerca de 300 pessoas em Luís Eduardo Magalhães (BA) e Primavera do Leste (MT) nos dias 10 e 17 de agosto, respectivamente, os eventos promoveram o debate entre agricultores, indústria e entidades do setor sobre como a cotonicultura pode avançar para se destacar no cenário internacional, bem como a produção brasileira de alimentos.

Palestrante nas duas ocasiões, Paulo Herrmann, ex-presidente da John Deere Brasil, destacou que a demanda por alimentos crescerá assim como a densidade habitacional no mundo. Para que o Brasil saia na frente nessa corrida, será necessário aperfeiçoar as questões ambientais, sociais e comunicacionais da produção de maneira a gerar identificação por parte dos consumidores. “Temos que construir empatia do cliente conosco: com nosso país, nosso produto, nossa forma de ser, nossa forma de produzir”. Para Herrmann, o papel de grandes indústrias, como a BASF, é chamar a atenção para essas reflexões: “Um evento como esse tem o importante objetivo de promover a discussão sobre nosso futuro, oportunidades e riscos”, finalizou.

Em Primavera do Leste, Paulo Herrmann compartilhou sua visão para crescimento do agro brasileiro entre os grandes players

Após as reflexões de Herrmann, os participantes dos dois eventos do Cotton Summit puderam acompanhar a conversa entre indústria, instituições e cotonicultores das regiões durante mesa redonda. Com foco em temas como rastreabilidade do algodão, agricultura regenerativa e redução das emissões de carbono, foi possível enxergar alguns caminhos para o avanço dessa cadeia produtiva. “O Cotton Summit foi desenvolvido para ser um momento de compartilhar as dores, os desafios, os avanços e as oportunidades do setor, com foco na vivência dos agricultores e suas necessidades”, diz Valeska De Laquila, gerente de produto FiberMax, na BASF.

Conforme destaca Warley Palota, gerente sênior de Negócios de Sementes de Algodão na BASF, a cotonicultura brasileira tem um grande legado para o agro do país. Na safra 2022/2023, a estimativa de produção chega a bater mais de 3 milhões de toneladas de pluma.

“Bahia e Mato Grosso são os grandes destaques em produtividade no cenário nacional e, mesmo com um grande desempenho, entendemos que ainda podemos avançar. Novas tecnologias em sementes e em proteção de cultivos, alternativas para otimização de recursos com a agricultura digital, investimentos em rastreabilidade e sustentabilidade, e equipe de assistência técnica qualificada são as principais ferramentas disponíveis para crescer. A BASF dispõe de um portfólio completo com todas essas soluções. Estamos ao lado do cotonicultor nessa jornada”, finaliza Palota.

A primeira edição do Cotton Summit foi uma realização da marca de sementes FiberMax®, da BASF, com apoio dos parceiros: Itaú BBA, John Deere Agrosul, John Deere Iguaçu, Tama, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Divisão de Soluções para Agricultura da BASF – A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2022, nossa divisão gerou vendas de €10.3 bilhões.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.


Máquina CW