Produtores que utilizam rações e assistência da Guabi obtêm resultados acima da média em várias espécies. Empresa completou 49 anos, focada em inovação e sustentabilidade

Manejo e nutrição de qualidade são essenciais para alcançar máximos resultados na criação de animais. Para proporcionar sempre a melhor performance possível aos produtores, a Guabi Nutrição Animal conta com um amplo portfólio de rações específicas para cada fase da vida de diferentes espécies – como bovinos de corte e de leite, equinos, suínos, aves de postura e de corte – e ainda oferece orientações em relação às melhores práticas de manejo e nutrição para cada criação. Focada em inovação e sustentabilidade, a empresa completou 49 anos de atuação no mercado de soluções nutricionais para animais em 2023. Na foto, Paulo, Pedrinho e Valmir obtem resultados positivos com as soluções integradas de manejo e nutrição.

 

Padrão internacional – Pelos quatro cantos do Brasil, quem adota os produtos da Guabi obtém ganhos acima da média em diferentes espécies, considerados fundamentais para alavancar os agronegócios. É o caso de Megume Yokoyama, o “Pedrinho”, proprietário da Piscigranja Boa Esperança, cliente da empresa desde que começou a produzir tambaqui em Primavera de Rondônia (RO), há 38 anos, “Quem me sugeriu para focar nessa espécie de peixe foram os representantes da empresa. Sempre usei os produtos da Guabi porque é uma grande empresa parceira de pequenos produtores, que me fez crescer na atividade. Graças a esse trabalho conjunto, hoje nós produzimos o melhor alevino do Estado”, relata.

O objetivo de “Pedrinho” sempre foi fazer um peixe diferenciado, sem sabor de barro, e no início precisou testar alguns tipos de rações, já que o tambaqui é um peixe onívoro. “Trocamos ideias e a Guabi sempre nos atendeu, melhorando os produtos e formulando uma ração específica para tambaqui”, recorda. Ele começou com 200 mil alevinos por ano. “Na época, havia pouco produtor na engorda. Ninguém acreditava na atividade porque tinha muito peixe nos rios daqui, onde hoje só tem pesca esportiva. Nossa visão era em 20 anos suprir a falta dessa proteína e esse tempo chegou”. Hoje, chega a produzir 12 milhões de alevinos por ano, fornece para vários estados e está ampliando o laboratório para atingir a capacidade de 20 milhões de filhotes de peixe em 2025.

De 2013 para cá, a atividade cresceu muito no estado. Rondônia se tornou o maior produtor de tambaqui do Brasil e, no último mês de março, a costela de tambaqui levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice em uma feira internacional de pescados em Boston, nos Estados Unidos. “Isso tudo teve um início importante. Quando me perguntam qual é o segredo, respondo que é o resultado de matrizes boas e porque só uso rações da Guabi, que são produtos de qualidade para cada fase, que evoluem a todo tempo, o que faz com que a produção melhore”, afirma “Pedrinho”. “Rondônia agradece a Guabi por sermos parte desse progresso da piscicultura”, destaca.

O produtor de tambaqui alimenta as matrizes com a ração especial Guabitech Reprodutores. “Ela faz com que nossos alevinos de 20 dias tenham o desenvolvimento comparado a outros de 35 dias”, atesta. “Com a ração Guabi, vejo diferença no crescimento dos peixes, na textura, na carne”, aponta “Pedrinho”. Para os alevinos, ele usa a linha Guabitech Inicial Pó 1 a 1.7 mm. “Os filhotes ficam bem preparados, crescem e adquirem resistência, têm melhor desenvolvimento e sobrevivência, pois não morrem, já que as vitaminas e nutrientes da formulação contribuem para aumentar a imunidade”, ressalta.

 

Benefícios para peixes e gado – Na Fazenda Natália, no município de Carlinda (MT), Valmir Valverde produz cerca de 200 toneladas de peixe por ano (tambaqui, tambatinga, pintado e piava) e possui um rebanho de aproximadamente mil cabeças de gado de corte. Cliente da Guabi há mais de dez anos, na piscicultura usa quase a linha completa da marca, desde a alevinagem até a engorda final. Entre os principais benefícios observados com a aplicação dessas soluções, ele cita: ganho de peso, melhor qualidade da água e auxílio na prevenção de doenças.

Para sua criação de bovinos, Valmir relata que alcança grandes resultados e potencializa o desempenho do rebanho com produtos específicos para cada período do ano: “utilizo alguns para o período das secas, como Guabitech Supripasto, Guabiphos Engorda, Guabiphos Beef Mix 85, Guabiphos Beef Mix Secas PE e, nos períodos em que tenho abundância de pastagem, Guabiphos Águas HP”. Segundo Valmir, “a Guabi tem produtos de alta qualidade, com resultados bastante positivos, e representantes muito prestativos”.

 

Cavalos bem preparados – Já na Fazenda Caruana, localizada em Bauru (SP), a família de Paulo César Rebeis Farha cria cavalos Quarto de Milha há 50 anos. Com um plantel de cerca de 900 animais, nascem, em média, 180 potros por ano na propriedade. Paulo César vende animais para competidores e cria para melhorar o plantel, para reforço de matriz e final de pista. “Minha relação com a Guabi é de longo prazo, devido à qualidade reconhecida da ração e ao atendimento do pessoal, sempre pronto a nos atender”, enfatiza. Ele só usa a linha da Guabi para nutrição de equinos, entre elas as rações laminadas, para potro e o suplemento EquiTurbo. “São produtos que preparam bem para manutenção, prevenção de lesões e competições. Enfim, cada tipo atende satisfatoriamente a uma necessidade”, constata.

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros. Atualmente, a Guabi possui unidades fabris distribuídas pelo Brasil, Centros de Distribuição em diversos estados e o Escritório Nacional, em Campinas/SP.

Agência Centro de Comunicação