Entre os destaques estão softwares de gerenciamento florestal e câmera com Inteligência Artificial (IA) embarcada em caminhões, para aumento da segurança dos motoristas e de produtividade.

A Trimble, companhia global de tecnologia, apresenta soluções em software e hardware que são tendências para as áreas de silvicultura e logística na Expoforest 2023. O evento será realizado de 7 a 9 de agosto em Guatapará (SP), na região de Ribeirão Preto.

Entre os destaques, estão opções que vão de ponta a ponta na cadeia de produção do setor, desde programas de gerenciamento voltados ao segmento florestal e de gestão industrial, até o transporte, como uma câmera embarcada nos caminhões que utiliza Inteligência Artificial (IA) para aumento da segurança dos motoristas e de produtividade da frota.

Para os gestores que atuam com silvicultura, a companhia apresenta o Connected Forest, um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) que dá suporte para gerir todas as áreas do negócio, habilitado espacialmente para quem realiza a gestão de florestas plantadas ou nativas. Com o software é possível aumentar as ações proativas voltadas a ESG, com uso mais eficiente dos recursos, com uma tomada de decisão mais precisa e rápida.

Já o software Trimble Wedge, um software de análise de dados, que é voltado para a gestão de processos produtivos contínuos, se destaca por ser adotado por diversas empresas do ramo de celulose e papel devido à otimização de recursos em um só ambiente virtual.

“Nossas soluções são adotadas por empresas que se preocupam em ter um fluxo ágil e atualizado com o ritmo do mercado. A Expoforest é uma oportunidade para apresentarmos todo o nosso portfólio, e demonstramos como cada opção se encaixa e pode ser aprimorada e adaptada a cada rotina de trabalho”, explica Fátima Gonçalves, diretora da Trimble Florestal e da Divisão de Novos Negócios da companhia.

 

IA na logística florestal – A Trimble Transportation, divisão da companhia que oferece soluções em tecnologia para transporte e logística, leva à Expoforest o Vmov+, um equipamento de videomonitoramento com Inteligência Artificial (IA) embarcado capaz de identificar fadiga e distração por uso de celular ao volante.

“Quem atua no setor florestal sabe que tão importante quanto extrair uma boa matéria-prima é garantir que o transporte não comprometa a qualidade dela. Uma particularidade deste setor é que os caminhões que fazem a logística da madeira são obrigados a trafegarem em baixa velocidade, o que gera mais possibilidade de sonolência ou distração do motorista. A solução da Trimble atua para que a entrega seja efetiva, com segurança para o motorista e mais eficiência para a empresa”, explica Rony Neri, diretor geral da Trimble Transportation Latam.

Expoforest – Considerado o maior evento florestal da América Latina, a Expoforest espera um público estimado de 30 mil visitantes. A área total da feira tem mais de 200 hectares e mantém a estrutura dividida em duas partes: a estática, com 7,5 hectares e um quilômetro de extensão; e a dinâmica, com 3,7 quilômetros de trilhas e 150 hectares. O espaço total ainda contempla dois estacionamentos, um de 6 e outro de 2 hectares.

A Expoforest 2023 acontece de 9 a 11 de agosto em Guatapará, Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), km-39.

Ingressos e credenciamento: www.expoforest.com.br

Dedicada ao futuro do mundo, a Trimble é uma empresa de tecnologia que fornece soluções que permitem que nossos clientes trabalhem de novas maneiras para medir, construir, cultivar e movimentar mercadorias para uma melhor qualidade de vida. As principais tecnologias de posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados conectam os mundos digital e físico para melhorar a produtividade, qualidade, segurança, transparência e sustentabilidade. De produtos específicos e soluções de ciclo de vida empresarial a serviços de nuvem do setor, a Trimble está transformando setores críticos, como construção, geoespacial, agricultura e transporte, para alimentar um mundo de trabalho interconectado.

 


Edelman SP