Produtor de cana viu produtividade aumentar em 30% nos últimos três anos

Segunda geração de uma família de produtores rurais, o agricultor Paulo Defant vive em Bernardino de Campos, cidade a 330 quilômetros da capital paulista. Aos 38 anos, divide com o pai e os irmãos o cultivo de 200 alqueires distribuídos pelo município e também na cidade vizinha de Óleo.

Experiente no cultivo da cana-de-açúcar o agricultor vinha percebendo que a produtividade da plantação não avançava e a qualidade do solo parecia diminuir safra após safra. Assim, buscava alguma opção de insumo que pudesse melhorar esse cenário.

Em 2017 conheceu os fertilizantes da SUPERBAC e resolveu testar o insumo em parte da plantação, que respondeu muito bem. “Logo no primeiro ano de uso percebi maior retenção de umidade no solo e enraizamento da planta, o que me fez aumentar a área de uso do insumo, que hoje está em toda a propriedade da família”, conta o produtor.

Com a melhoria da qualidade da plantação veio também o aumento da produtividade, que saltou de uma média de 65 toneladas por hectare para 85 toneladas, um incremento de 30%.

O produtor também atribui o sucesso do uso do fertilizante ao apoio técnico recebido da equipe de vendas da SUPERBAC. “Para uma compra eficiente o vendedor faz a análise do solo e recomenda o volume a ser comprado, que esse ano deve ficar em 240 toneladas”, explica Defant.

A cana é o segundo produto agrícola mais cultivado no Brasil, atrás da soja e à frente do café e do milho. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, a safra 2019/2020 deverá superar a marca de 640 mil toneladas, sendo que 60% são cultivadas no estado de São Paulo. Desse total, 65% são destinadas a produção de etanol e 35% para produção de açúcar.

Assim, manter a produtividade e competitividade dessa commodity em alta exige cuidado e atenção dos produtores, que precisam buscam insumos inovadores que ajudem no desenvolvimento e melhoramento das safras.

Os fertilizantes da SUPERBAC combinam matéria orgânica com macro e micronutrientes que garantem uma maior produtividade das culturas, melhora a qualidade das plantas e ajudam a aumentar a rentabilidade das safras.

Os insumos da marca também tornam o ambiente de raíz mais favorável para absorção de minerais pela planta, ajudam a acelerar a decomposição da matéria orgânica, aumentar a eficiência na disponibilidade de minerais como fósforo e potássio e promover o reequilíbrio químico e biológico do solo e tratar, nutrir e recuperar o solo.

“As melhorias na qualidade da plantação são nítidas já nas primeiras aplicações e os resultados inquestionáveis”, finaliza o produtor.

 

Fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.

Amanajé Comunicação
(11) 3136-0544 | www.amanaje.com.br