Iniciativa desenvolvida pela entidade tem o objetivo de conscientizar agricultores sobre uso de produtos ilegais no campo

A CropLife Brasil, associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável, acaba de lançar a Campanha Agricultor de Valor 2023, que tem como objetivo conscientizar agricultores e a agricultoras sobre os riscos da utilização de insumos ilegais nas lavouras.

Além de orientar sobre os perigos desse mercado ilícito, a iniciativa oferece um canal 100% seguro e anônimo de denúncias, onde o usuário pode denunciar o comércio, transporte e o uso de produtos ilegais em qualquer propriedade rural. A campanha é composta por peças produzidas para as redes sociais da CropLife Brasil, como InstagramLinkedInFacebookYouTubesite oficial. A campanha ainda terá espaço em importantes veículos do trade do agronegócio, como Agrolink e Notícias Agrícolas, entre junho e novembro de 2023.

A ação foi desenvolvida in house pela CropLife Brasil e conta com o apoio da ADICER (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado), ANDAV (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Receita Federal, Sindicato Rural de Uberlândia e Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal).

 

Cenário do mercado de insumos ilegais no Brasil – A incidência do contrabando de insumos agrícolas ilegais vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. É possível observar a dimensão do problema analisando o número de apreensões, que é crescente. Entre 2019 e 2022, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) registrou a apreensão de mais 925 toneladas de agrotóxicos ilegais em vários estados do País.

Somente a Operação Controle Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça, registrou a apreensão de 189 toneladas de defensivos químicos agrícolas irregulares em um período de três meses em 2022. Segundo informações do Observatório de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Rio Grande do Sul se tornou uma das principais portas de entrada de agrotóxicos ilegais no Brasil. Foram cerca de 65 toneladas apreendidas no Estado durante o período.

Para Nilto Mendes, Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil, uma série de fatores justificam o avanço das apreensões em todo o Brasil. Um deles é a conscientização e a troca de informações entre órgãos de segurança pública, de defesa vegetal e da agricultura, do meio ambiente e aduaneiros.

“Os insumos de origem ilegal são uma grande ameaça para a agricultura brasileira e a saúde de quem maneja e de quem consome alimentos cultivados com esses insumos. Por isso, é preciso conscientizar os produtores rurais da gravidade da situação e disponibilizar canais para denúncias dessas práticas ilegais”, alerta Mendes.

O especialista reforça que muitos produtores optam por utilizar esse tipo de produto pelo baixo custo e a falsa promessa de eficiência, muitas vezes alheios aos perigos e aos impactos que estes insumos ilegais podem oferecer.

“Somente por meio da educação e conscientização é que vamos reverter a adoção de insumos ilegais, que infelizmente está em alta. Os agricultores e agricultoras de valor precisam entender como agir em situações como essa. O comércio, transporte, armazenamento e o uso de insumos ilegais é crime” finaliza Mendes.

Para mais informações sobre a Campanha Agricultor de Valor 2023, acesse AQUI

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Com a adoção do novo posicionamento, representado pelo slogan, #ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo, a CLB reforça seu compromisso como geradora de soluções para os desafios complexos que envolvem os sistemas alimentares e a agricultura em todo o mundo e ressalta a importância de um esforço conjunto para a construção de um futuro mais sustentável.

Hill + Knowlton Brasil