Scouting da GAtec, ferramenta integrada ao SimpleFarm que possui um sistema guiado por mapas, com geolocalização, fornece aos usuários informações precisas e confiáveis para rápida tomada de decisão no campo

Por ser uma atividade completamente dinâmica, a céu aberto, sujeita às mais variáveis oscilações, a produção agrícola exige muita atenção e qualidade nas operações. Afinal, a identificação tardia de uma operação não conforme, como por exemplo uma colheitadeira desajustada, pode gerar prejuízos muitas vezes até irreversíveis. Para ajudar a classe produtora a ter qualidade nos monitoramentos e assim gerar informações precisas e confiáveis para tomada de decisões assertivas, chega ao mercado o aplicativo Scouting.

A solução desenvolvida pela GAtec, empresa de consultoria, treinamento, desenvolvimento com soluções de software agrícola e integração de sistemas de gestão, é totalmente integrada à consagrada plataforma SimpleFarm. A ferramenta permite a criação de formulários dinâmicos pelos usuários, que podem ser acessados por dispositivos móveis por meio do aplicativo.

Entre as vantagens dessa solução está: a flexibilidade, robustez e agilidade no monitoramento da área agrícola, gerando eficiência e facilidade na gestão de dados e informações para tomada de decisões assertivas. A ferramenta possui um sistema guiado por mapas, com geolocalização automática do aparelho acessado, e apresenta ao usuário os locais e talhões marcados em tela que tornam mais concreto o monitoramento.

Segundo o administrador Alex Soler, consultor de implantação na GAtec, outro diferencial do app é que este pode ser utilizado no campo 100% off-line que não irá comprometer os apontamentos. “Às vezes o monitoramento acontece de forma superficial não seguindo as devidas metodologias necessárias para o processo de monitoramento. Com o Scouting conseguimos verificar se o caminhamento para a coleta de informações foi realizado da maneira correta e com a qualidade exigida”, acrescenta.

A solução é bem flexível e possibilita, depois da coleta dos dados, trabalharmos as informações que foram armazenados na plataforma SimpleFarm. Além disso, através de outro produto da GAtec, o SimpleViewer, é possível buscar informações de qualquer base de dados, seja ela da própria empresa ou de outras. Assim, pode-se gerar os dashboard que serão utilizados para avaliar os indicadores daquele determinado monitoramento.

 

Na prática – O Scouting está disponível para multiculturas e, com a qualidade do monitoramento, também pode gerar aos produtores informações valiosas, como por exemplo: identificação de perdas na colheita, falhas de preparo de solo e ainda problemas em muitos outros processos que são realizados diariamente no campo. “Todos estes manejos exigem uma determinada excelência, caso isso não ocorra há um aumento de custo devido às falhas nas operações. A nossa ferramenta foi desenvolvida para identificar justamente isso”, diz o profissional.

O app conta ainda com um importante recurso, chamado de cálculo global. Essa funcionalidade ocorre da seguinte forma: quando há uma equipe no campo realizando, por exemplo, o monitoramento por perdas na colheita, cada membro desde grupo faz sua análise. Entretanto, com as tecnologias atuais eles não recebem naquele momento o resultado daquilo que foi apurado e, sem ter em mãos o índice de perdas, não seria possível uma tomada de decisão imediata.

Com o Scouting é diferente, e a grande vantagem é poder sincronizar as informações e resultados desse monitoramento com todas as pessoas da equipe, assim é possível saber a média geral da qualidade daquela operação. “Poder ter dados corretos para corrigir o problema no momento da operação é algo que faz toda a diferença para a classe produtora e pode evitar diversas perdas. É uma ferramenta com muito potencial, já disponível no mercado”, finaliza o consultor.

A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária.

Rural Press