Especialista responde as principais dúvidas sobre pulverização para realizar uma aplicação eficiente e sustentável

A pulverização é uma importante etapa no ciclo produtivo. Se realizada de maneira incorreta, pode resultar em desperdício de insumos e comprometer a produtividade da lavoura. Lucas Zanetti, Gerente de Marketing de Produto Massey Ferguson, esclarece as principais dúvidas sobre a aplicação de defensivos agrícolas e explica como realizar a operação corretamente em prol da eficiência, produtividade e sustentabilidade na produção:

  • Momento certo para a pulverização:  A aplicação tem de ser preventiva e ter um alvo (praga, planta daninha ou doença) definido previamente. Também é fundamental atentar-se à janela correta, visto que cada tipo de alvo possui um período específico para controle e ultrapassá-lo pode afetar produtividade.
  • Falhas na pulverização: A utilização correta das pontas de pulverização, conforme o alvo e o produto a ser aplicado, evita que as gotas se dispersem com o vento ou temperatura. Por exemplo, no caso de defensivos sistêmicos que agem diretamente na fisiologia da planta, podem ser usadas pontas que forneçam gotas um pouco maiores, diminuindo o risco de deriva – quando o produto não atinge o alvo desejado. Já para produtos de contato, o indicado são pontas que forneçam gotas menores para proporcionar uma área de cobertura maior, e aqui o cuidado com deriva deve ser maior. Além disso, é necessário fazer o preparo correto da calda, seguindo a sequência de colocação e mistura dentro do tanque; realizar a manutenção e calibração do equipamento.
  • Condições adequadas para a aplicação: É importante verificar as condições meteorológicas antes de pulverizar, considerando o vento entre 2 km/h e 10 km/h, a umidade relativa do ar acima de 55% e a temperatura abaixo de 30°C.
  • Pulverização em áreas de difícil acesso:  Tecnologias embarcadas em pulverizadores, como transmissão e capacidade de redutor, facilitam a entrada em áreas de difícil acesso. Aviões ou drones também podem ser usados nessas aplicações. O importante é que a operação seja realizada para evitar que pragas e doenças se espalhem para o restante da lavoura, prejudicando a produtividade.
  • Pulverização noturna: Apesar de ser uma opção devido às condições climáticas geralmente mais favoráveis, é preciso ter cuidado com o orvalho e a umidade alta durante a noite, que eles podem lavar o produto recém-aplicado nas plantas. Tecnologias embarcadas nos pulverizadores, como faróis de LED, contribuem para uma melhor visibilidade e segurança do operador durante a pulverização noturna e evitam perdas.
  • Uso do piloto automático: Cada vez mais presente na pulverização, essa tecnologia substitui barras de luzes para demarcar as áreas já aplicadas, evitando sobreposições e falhas na operação, resultando em eficiência, redução do uso de insumos e aumento da sustentabilidade.
  • Escolha do pulverizador:  É essencial considerar o tipo de área em que será utilizado. Se o terreno possuir uma topografia irregular, é necessário optar por um equipamento com boa capacidade de tração e tecnologia adequada para atingir essas áreas. Também é importante verificar o tamanho da máquina. Tanto um dimensionamento inadequado quanto a incapacidade de entrar na lavoura no momento certo, devido à tração e à topografia, podem causar atrasos. Estudos têm demonstrado perdas significativas de produtividade devido a aplicações tardias, chegando a até sete sacos por hectare.

A Massey Ferguson, marca global pertencente ao grupo AGCO, é a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e é referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores, geradores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores).

A AGCO (NYSE:AGCO) é líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia para agricultura de precisão. A AGCO entrega valor aos clientes por meio de seu portfólio diferenciado, que inclui marcas como Challenger®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson®, Precision Planting® e Valtra®. Impulsionada por soluções agrícolas inteligentes da Fuse®, a linha completa de equipamentos e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de maneira sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou receita líquida de vendas de aproximadamente US$ 12,7 bilhões em 2022.

CDN Comunicação