Novidade traz mais precisão ao monitoramento de culturas por meio da nova função “Comparação de Biomassa”

Desenvolvido em 2019 pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas, o Atfarm, ferramenta digital de monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, acaba de ser aprimorado com a nova função “Comparação de Biomassa”.

O novo recurso prevê um comparativo do talhão para detectar mudanças da biomassa durante um período determinado, tonando possível acompanhar os efeitos da adubação de nitrogênio (N) na transformação da biomassa.

O comparativo poderá ser apresentado pelo “N-Uptake”, mapa inédito no mercado, desenvolvido pela Companhia para mostrar visualmente a absorção acumulada de nitrogênio pelas plantas em um dia específico. O mapa contém diferentes cores que indicam se a taxa de nitrogênio em cada local está alta ou baixa, auxiliando a identificação de anomalias nas lavouras e trazendo mais precisão e assertividade na utilização dos fertilizantes.

“Entender melhor a demanda por nitrogênio nas diferentes partes do talhão possibilita que o agricultor seja mais produtivo dentro do mesmo hectare ativo. E essa é a nossa missão na Yara, auxiliar o produtor a produzir mais, otimizando os recursos e colaborando para um futuro alimentar mais sustentável”, afirma Rafael Tabasnik, Gerente Sênior de Incubação da Yara Brasil.

O mapa “N-Uptake” está disponível para diversas culturas, como cana-de-açúcar, trigo, milho, aveia, cevada, algodão e batata. Para cada cultura há estágios específicos onde os valores de absorção de N têm maior necessidade.

O cálculo de absorção de nitrogênio no talhão medido em quilos de N por hectare (kg N/ha) é feito a partir de imagens de satélite, sem nuvens. O “N-Uptake” mostra a absorção de nitrogênio do talhão, onde cada pixel está associado a um valor concentrado do nutriente, o que permite identificar a variação de absorção de nitrogênio dentro de um talhão, uma função inovadora no mercado.

“A proposta não é mostrar a quantidade exata de N em cada ponto do talhão, mas indicar se a variabilidade está alta, representada no mapa com mais cores, ou baixa, com predominância maior de uma única cor”, completa Tabasnik.

O novo recurso do Atfarm é complementar ao sistema de monitoramento N-Sensor, algoritmo desenvolvido com a expertise da Yara e que permite imagens mais precisas, facilitando a análise do talhão e a criação de mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável.

 

Para outras informações sobre o aplicativo de agricultura de precisão Atfarm e suas funcionalidades, acesse o aplicativo clicando aqui.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.


InPress Porter Novelli