Tecnologia tem o objetivo de ajudar produtores a terem mais independência na hora de tomar decisões em campo

 

A BoosterAGRO, principal aplicativo gratuito utilizado por produtores rurais da América Latina, acaba de lançar o BoosterGPT, recurso de inteligência artificial que esclarece dúvidas e fornece informações técnicas para agricultores com o objetivo de ajudá-los nas tomadas de decisões. O aplicativo BoosterAGRO e a ferramenta BoosterGPT pertencem à Agrosmart, maior plataforma de agricultura digital da América Latina e que faz parte do programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia parceira estratégica e investidora tecnológica da startup.

“Com a nova ferramenta queremos que os produtores possam acessar as informações relevantes para suas lavouras de forma mais simples e fácil. Com frequência, vemos agricultores que não podem contar com especialistas em suas equipes para resolver todas as dores e desafios que encontram no dia a dia e o BoosterGPT surge como um grande aliado”, explica Raphael Pizzi, diretor de Produtos de Agrosmart e da BoosterAGRO.” Isso não substitui a orientação de um técnico ou agrônomo, já que o chatbot, assim como a tecnologia de inteligência artificial como um todo ainda está em fase de aprendizado, mas é uma forma de democratizarmos o acesso à informação para agricultores de todos os perfis“.

Toda a arquitetura do BoosterGPT é baseada na tecnologia da openAI, o laboratório de pesquisa responsável pelo chaGPT, que já atraiu mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro. Por meio da inteligência artificial, os usuários terão acesso a inúmeras informações sobre temas referentes a produção agrícola, sendo um grande diferencial, principalmente, para pequenos e médios produtores. “A nova ferramenta da BoosterAGRO é extremamente útil para, por exemplo, tirar dúvidas sobre temas como pragas, cálculos de adubação e algumas práticas de manejo”, diz Pizzi.

Já Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart, explica que tanto o aplicativo BoosterAGRO quanto seu novo recurso estão totalmente alinhados às metas da Agrosmart como empresa. “Temos como objetivo alavancar soluções climáticas para que a produção de alimentos e a natureza possam prosperar e, pra isso, estamos apoiando milhares de agricultores no caminho para a adoção de modelos mais produtivos, sustentáveis e resilientes ao clima. Por isso, sempre trabalhamos em parceria com o produtor e o BoosterGPT surgiu dessa inquietação de ‘Como podemos disponibilizar aos produtores um parceiro 24 horas por dia, sete dias por semana?’. Ou seja, ‘Como podemos criar uma ferramenta que vai poder fazer chegar à informação nesse produtor, e facilitar sua leitura e interpretação?”

Entre outras vantagens, o aplicativo BoosterAGRO permite ao produtor acessar, de um só lugar, toda a informação climática, agronômica e produtiva de sua lavoura. A ferramenta BoosterGPT está disponível com exclusividade para os membros da Nação Booster, um programa da BoosterAGRO que tem como objetivo final atingir ao menos 20 mil agricultores até o fim deste ano.

A BoosterAGRO pode ser baixada  neste link. Para mais informações sobre a AgroSmart, clique aqui.

A Agrosmart está alavancando soluções climáticas para gerenciar mitigar riscos financeiros, ajudando os food systems e a natureza a prosperarem. Fundada em 2014, a empresa atualmente atende a mais de 100 mil produtores em 9 países na América Latina e monitora mais de 48 milhões de hectares. As soluções da Agrosmart são construídas em três pilares: resiliência climática, transparência de cadeias (escopo 3) e gestão de riscos.

A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, servidores e demais soluções para infraestrutura de TI, além de máquinas de pagamento e tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de equipamentos de informática e mobilidade, além de suporte técnico. O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), fábricas em Ilhéus (BA) e Manaus (AM), além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, PositivoSEG, VAIO, Compaq, Anker, Infinix, 2A.M e Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

DRONE Comunicação