Projeto foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a CropLife Brasil

Visando aumentar a segurança dos aplicadores de defensivos agrícolas e promover o uso correto destes produtos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a CropLife Brasil, acaba de disponibilizar o curso gratuito Habilitação de Aplicadores de Defensivos Agrícolas, parte do programa Aplicador Legal, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O curso, que será ministrado de forma remota e com tutoria, conta com 30 horas de conteúdo, que podem ser realizadas em até 40 dias. O material é voltado para aplicadores de defensivos agrícolas, agricultores e outros profissionais cujas atividades estejam vinculadas ao setor rural. Após a conclusão, o aluno recebe um certificado, que será reconhecido pelo Mapa e pelos órgãos de agricultura dos Estados e Distrito Federal.

Para Roberto Araújo, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil, a educação profissionalizante é a última fronteira para aumentar a competividade da agricultura brasileira. “O conteúdo do curso atende as exigências da Portaria MAPA Nº410/2022 e a NR-31.7, proporcionando conhecimento sobre os conceitos de saúde, higiene e segurança, rótulo e bula, uso correto de equipamentos de proteção (EPI), tecnologia de aplicação de defensivos químicos e biológicos, manejo integrado de pragas, conservação de polinizadores, além de cuidados no transporte e armazenamento desses produtos e a destinação correta de embalagens vazias ou com sobras pós-consumo”, destaca.

 

Programa Aplicador Legal – Em 2022, o Mapa lançou o Programa Nacional de Habilitação de  Aplicadores de Agrotóxicos (Aplicador Legal). A iniciativa promove a educação profissionalizante no campo e atende as exigências do Decreto Nº 10.833 de 2021, que tornou obrigatórios a capacitação e o registro de aplicadores de defensivos agrícolas em todo o território nacional.

O objetivo do programa é habilitar o trabalhador rural, incluindo a agricultura familiar, por meio da disseminação de boas práticas agrícolas e orientações sobre a aplicação correta defensivos agrícolas químicos e biológicos, promovendo uma agricultura sustentável.

“Uma das grandes preocupações de toda a cadeia é garantir o uso correto dos produtos e tecnologias modernas, para a produção sustentável de alimentos, fibras e energia limpa. Por meio de uma rede de parceiros que compõem o Aplicador Legal, formada por distribuidores, cooperativas e órgãos de extensão rural e assistência técnica, dentre outros, conseguiremos oferecer ao trabalhador do campo opções de cursos gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e totalmente remota, pois as soluções de educação digital estão se tornando cada vez mais acessíveis no meio rural”, finaliza Araújo.

CLIQUE AQUI para inscrever-se!

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Com a adoção do novo posicionamento, representado pelo slogan, #ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo, a CLB reforça seu compromisso como geradora de soluções para os desafios complexos que envolvem os sistemas alimentares e a agricultura em todo o mundo e ressalta a importância de um esforço conjunto para a construção de um futuro mais sustentável.

 Hill + Knowlton Brasil