Com o propósito de contribuir com a transformação digital e sustentável da pecuária, marca inicia operações levando a solução OnFarm para produtores da região

A Rúmina, maior ecossistema de soluções digitais para pecuária do Brasil fundada pela gestora 10b, alçou novos voos em 2022 e ampliou sua atuação na cadeia do agronegócio e de alimentos na América Latina levando a solução OnFarm para fazendas de produção de leite da Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Equador.

Com a atuação internacional, o número de animais potencialmente monitorados pela OnFarm passa a ser mais de um milhão. A tecnologia está atualmente presente em mais de 3.500 fazendas e em mais de 2.200 mini laboratórios em toda a região latino-americana. A solução combina biotecnologia e inteligência de dados para solucionar problemas relacionados à saúde animal – como a mastite, permitindo ao produtor reduzir em 50% o uso de antibióticos e a produzir leite de melhor qualidade. A Rúmina projeta um crescimento de 60% da Onfarm para o ano de 2023.

“Para atendermos plenamente as necessidades dos produtores, a OnFarm teve sua atuação nestes primeiros anos de mercado focada no Brasil. Tivemos o cuidado de acompanhar de perto cada movimento para empoderar os produtores levando uma solução que permite lidar com a mastite, um desafio inerente da produção leiteira. Mas, sempre recebíamos sondagens para levar nossa atuação para outros países. Com isso, ao identificar que era o momento certo de expandir, começamos a fazer o mapeamento de parceiros locais que permitisse ampliar nossa atuação no mercado latino-americano”, detalha Laerte Cassolli, CEO da Rúmina.

A América Latina desempenha um importante papel para o atendimento da crescente demanda global por leite e derivados lácteos. Com esse avanço o setor pecuário investe, cada vez mais, em ações ligadas à melhoria da produtividade e sustentabilidade. Desta forma, a tecnologia tem se mostrado uma aliada importante dos produtores para otimização da produção leiteira.

Com os olhares voltados para o processo de expansão, o time Rúmina buscou compreender os anseios e características do mercado latino, que conta com fazendas bem estruturadas e com alto investimento tecnológico. Dessa forma, a marca buscou parceiros locais para iniciar as operações locais. A Argentina foi o primeiro país do eixo latino a implementar o sistema, onde atualmente 20 fazendas utilizam a solução.

Essa movimentação permitiu com que a marca chegasse à Estancias Del Lago, a maior fazenda da América Latina e um dos principais exportadores de leite em pó do Uruguai. Sendo um dos players mais relevantes do mundo, a propriedade produz mais de 550 mil litros de leite/dia.

Outra conquista foi a implementação do sistema na Terra Leche, segunda maior fazenda da Colômbia. No Equador, a OnFarm está presente nas fazendas do laticínio Rey Lácteos.

“Nossas expectativas para o futuro são promissoras. As negociações com outros países seguem avançadas e pretendemos levar as outras soluções do ecossistema para os produtores latino-americanos”, finaliza Laerte.

Além da Onfarm a Rúmina reúne, no mesmo guarda-chuva, empresas como, Ideagri, Bovitech, RumiTank e RumiCash. Ao todo, com as seis soluções, o ecossistema atende a mais de 8 mil fazendas.

A empresa levantou no início do ano uma rodada de investimento Série A de R$ 27 milhões liderada pela Barn Investimentos, com a participação das gestoras Indicator Capital, InvestTech, Graphene Ventures e Xperiment.

OnFarm consiste em um sistema único e inovador que permite a identificação do agente causador da mastite em 24 horas por meio da cultura microbiológica realizada na própria fazenda. Os diagnósticos são automáticos e realizados pela Rumi, a inteligência artificial desenvolvida pela Rúmina embarcada no aplicativo OnFarm App, que auxilia também na tomada de decisão dos protocolos de tratamento entregando um benchmarking dos medicamentos que tiveram maior probabilidade de cura entre os produtores que já utilizam os sistemas. Com ampla adesão no Brasil, em seus quatro anos de atuação em terras brasileiras, a OnFarm contribuiu com o controle da mastite em mais de 2.800 propriedades. São mais de 2.200 laboratórios espalhados pelo país e cerca de 200 mil vacas monitoradas.

Outras soluções Rúmina – A Rúmina tem um sólido portfólio de soluções tecnológicas amigas do produtor rural, como  o  Ideagri, software completo de gestão da fazenda que auxilia no controle e na tomada de decisão, incluindo em seu sistema informações que vão desde aspectos zootécnicos do rebanho até controle de custos financeiros, para otimizar as rotinas na propriedade gerando mais rentabilidade e eficiência.

Outro destaque é a RumiCash, braço de soluções financeiras, que oferece crédito e adiantamento ao produtor de leite, dos laticínios parceiros, de forma rápida, prática e segura.

Ainda com foco na pecuária leiteira, a marca conta com o RumiTank, dispositivo já em fase de testes que permite o acompanhamento de dados em tempo real de volume e temperatura do tanque possibilitando acompanhar os tanques de leite da fazenda a distância.

Para a pecuária de corte a Rúmina oferece o Bovitech, uma solução completa e exclusiva que otimiza a gestão zootécnica, financeira e de suplementação da fazenda com um software de gestão inteligente, fácil de usar e de acordo com a realidade de cada fazenda.

A Rúmina é o maior ecossistema de soluções digitais para pecuaristas de leite e de corte do Brasil, que agrega as empresas OnFarm, Ideagri, Bovitech, Rúmicash e Volutech, e tem como propósito tornar a pecuária mais produtiva, rentável e sustentável.

São mais de 7 mil fazendas que utilizam as soluções da Rúmina, desenvolvidas para democratizar e simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores – seja biotecnologia, sensores, softwares, soluções financeiras e inteligência artificial – oferecendo a melhor experiência para toda a cadeia de valor da pecuária.

A Rúmina foi criada pela gestora 10b, parte da SK Tarpon – que acumula 20 anos de atuação no mercado, sendo um dos grupos de investimentos independentes mais experientes do Brasil, focado em selecionar empresas com grande potencial de criação de valor no longo prazo.

A 10b aposta na cocriação de novos modelos de negócio, tecnologias e soluções inovadoras, que, comprovadamente, aumentam a produtividade e rentabilidade para o produtor, de forma sustentável e regenerativa, respeitando as necessidades e desejos dos consumidores. Sua abordagem de investimentos é flexível e contempla aportes em negócios em diferentes estágios de crescimento, inclusive em companhias de capital aberto, desde que promovam mudança e impacto positivo na cadeia de alimentos.

Sobre a 10b – A 10b articula talento, capital e propósito criando novas condições para alimentar 10 bilhões de pessoas de forma saudável e sustentável. A gestora faz parte do ecossistema SK Tarpon, que acumula quase 20 anos de atuação no mercado, sendo um dos grupos de investimento independentes mais experientes do Brasil, que tem como característica selecionar empresas com grande potencial de criação de valor no longo prazo. A 10b aposta na co-criação de novos modelos de negócio, tecnologias e soluções inovadoras, que, comprovadamente, aumentam a produtividade e rentabilidade para o produtor, de forma sustentável e regenerativa, respeitando as necessidades e desejos dos consumidores. Sua abordagem de investimentos é flexível e contempla aportes em negócios em diferentes estágios de crescimento, inclusive em companhias de capital aberto, desde que promovam mudança e impacto positivo na cadeia de alimentos.


 Loures Consultoria