Zootecnista da Guabi recomenda solução nutricional individualizada para cada cavalo atleta participante de competições, como as da 40ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador

Cavalos atletas precisam de uma dieta muito específica para potencializar seu desempenho em provas de longa duração, como as que serão disputadas na 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, entre os dias 17 e 29 de julho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). A expectativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é receber 200 mil visitantes neste que é considerado o maior evento da equideocultura nacional em quantidade de público ligado a uma única raça. Em torno de 1.600 animais dos principais criatórios de todas as regiões do Brasil serão julgados nos concursos de marcha, morfologia, provas funcionais e sociais.

“Por se tratar de uma competição única no calendário da raça, em que o tempo de duração da prova é bem maior que a dos eventos regionais que ocorrem durante o ano, os animais são muito exigidos”, observa o zootecnista Sigismundo Fassbender, gerente de produtos de Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal. Segundo ele, por esse motivo, é preciso estabelecer uma dieta individualizada e adaptada a cada cavalo atleta. Dessa forma, destaca o especialista, “os animais são tratados para que possam executar muito bem cada prova e tenham uma recuperação pós-prova adequada”.

O cavalo mangalarga marchador é uma raça genuinamente brasileira, com várias características marcantes. “É um animal dócil, que todo mundo consegue interagir; amigável, adequado para iniciantes ou cavaleiros experientes; com a marcha, batida ou picada, que traz um andamento confortável para quem está montando; versátil, usado tanto em provas esportivas quanto para trabalho em fazenda e cavalgadas além de muito resistente”, aponta Fassbender. “Os principais cuidados com esses animais, para que possam expressar 100% do seu potencial genético, são o manejo adequado desde o nascimento e a alimentação balanceada”, enfatiza.

 

Soluções nutricionais – A Guabi é patrocinadora da 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, evento do qual já participa há 18 anos. Em seu estande, as equipes técnica e de vendas da empresa receberão os clientes e parceiros e estarão à disposição dos visitantes para sanar dúvidas sobre os produtos e indicar as melhores soluções para cada cavalo. “Nosso objetivo é fortalecer o relacionamento com veterinários, zootecnistas, profissionais da área, treinadores e criadores, já que a maioria dos animais premiados na exposição são nossos clientes”, comenta o gerente da Guabi.

No estande, os participantes poderão conhecer a linha completa da Guabi para atender às diferentes necessidades nutricionais dos cavalos em cada etapa do seu desenvolvimento. Para o mangalarga marchador, um dos destaques é a ração Guabitech Beet, à base de polpa de beterraba, que melhora a hidratação e o aproveitamento dos nutrientes, favorece a resistência e a recuperação muscular no pós-exercício físico, entre outros benefícios. Outros produtos indicados para a raça são: Equitage Fibra (ideal para cavalos com limitação de forragem), Guabitech Equiturbo (que melhora o aporte energético) e Energy Pro (proteico energético com 100% de microminerais orgânicos, pré e probióticos).

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros. Atualmente, a Guabi possui unidades fabris distribuídas pelo Brasil, Centros de Distribuição em diversos estados e o Escritório Nacional, em Campinas/SP.

Agência Centro de Comunicação