Mais de 70 mulheres e crianças desfilaram no fim de semana em Rio Verde-GO antecipando as comemorações da 63ª Expo Rio Verde de 6 a 16 de julho

Como já é tradição, anualmente a Comitiva Elas no Campo mostra a representação e a inspiração de mulheres do agronegócio por meio de desfiles que fazem parte das comemorações iniciais da Exposição Agropecuária de Rio Verde. A Comitiva foi fundada em 2017 e é comandada pelas produtoras rurais Verena Maria Baunnwart, Júlia Galvão e Rafaela De Nápoli.

Integrantes da Rede UMA – União das Mulheres do Agro marcaram presença no encontro, assim como de outros grupos de mulheres do agro, como o GPB Rosa, levando para as ruas de Rio Verde muita seriedade através das montarias a cavalo e uma leveza de quem atua em várias frente do agro. “É lindo ver tantas mulheres com uma importância única dentro de suas propriedades rurais reunidas ali na Comitiva para troca de experiências, inspirações e representação”, afirma Cristiane Steinmetz, agricultura de Mineiros-GO e idealizadora da Rede UMA.

De acordo com as organizadoras, ao demonstrar a força da mulher dentro da Comitiva, as representantes permitem que as demais mulheres do agro se sintam representadas e, mais do que isso, entendam a força e a diferença que fazem onde estão. “A participação da mulher cresce diariamente em todos os setores e mostra exatamente a capacidade, estudo e coragem de enfrentarmos cargos antes tomados apenas por homens. Atualmente contamos com 90 mulheres ligadas à agropecuária do Brasil e mais de 30 crianças. Temos mulheres de Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul. E o intuito é crescermos todos os anos e agregarmos ainda mais valor para o papel da mulher dentro do setor”, afirmam.

Durante o desfile, são avaliados critérios como cavaleiros, harmonia, organização, além de ter um enredo que faz parte da história da nossa terra e do Brasil. Ao longo dos anos a Comitiva já contou a história da evolução da agropecuária, as flores da agricultura, mulheres maravilha do campo, e esse ano a representação escolhida foram as onças do pantanal e suas belezas exuberantes, mostrando a força e a determinação dessas mulheres!

A Comitiva Elas no Campo ficou em quinto lugar no ranking de cavalgadas desta edição, já que são vários grupos que se reúnem para antecipar as comemorações da Expo Rio Verde, que acontece entre 6 e 16 de julho de 2023 com rodeios e muitas atrações na região. As mulheres do agro marcarão presença na exposição, participando das atrações e da programação especial de 10 dias de evento.


Por Lilian Munhoz
Comunicativas