Marcelo Batistela assume a liderança a partir de julho de 2023; o cargo era ocupado pelo executivo José Munhoz Felippe, que deixa a empresa após 33 anos

A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil contará com nova liderança a partir de julho de 2023. Marcelo Batistela (foto), que ocupava o cargo de vice-presidente global de Excelência de Negócios da BASF, na Alemanha, retorna ao Brasil para assumir o posto ocupado por José Munhoz Felippe, que se aposenta após uma trajetória de mais de três décadas na companhia.

Há 20 anos atuando na empresa, Batistela é engenheiro agrônomo e iniciou sua carreira na BASF em 2003 como Representante Técnico de Vendas, passando por várias posições em vendas, marketing e gestão de negócios. Em 2019, o executivo deixou o país como diretor de Marketing da Divisão de Agricultura para assumir o posto de vice-presidente na sede da empresa na Alemanha. É com esta visão global do agronegócio que o executivo retorna ao Brasil. “O agro brasileiro é uma potência, extremamente relevante para nosso país e para o mundo, que já reconhece isso. Temos oportunidade de continuar desenvolvendo nossa agricultura de maneira ainda mais produtiva e sustentável. Nossa missão como BASF é, por meio da inovação, ajudar nossos clientes e parceiros a se destacarem cada vez mais na jornada de produzir alimentos, fibra e energia”, afirma.

O novo vice-presidente tem como prioridade da sua gestão continuar fortalecendo a proximidade da BASF com os clientes e parceiros por meio da colaboração e transparência, promovendo e perpetuando parcerias de longo prazo, desenvolvendo as equipes e buscando uma boa combinação entre os modelos tradicionais de negócios e as novas formas de atender as demandas do mercado. “Os agricultores estão no centro de tudo o que fazemos e vamos continuar contribuindo para o Legado da agricultura brasileira de maneira cada vez mais próxima a ele e aos nossos parceiros. Outra prioridade é estar atento às dinâmicas do mercado, de mente aberta para a inovação em todos os sentidos, inclusive com diferentes modelos de negócios”, afirma Batistela.

 

Passar o bastão é dar continuidade ao Legado – José Munhoz Felippe iniciou a carreira na BASF por meio do Programa de Estágio da empresa, em 1987, e passou por diversos cargos e países até se tornar vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura no Brasil em 2015. “Sinto uma grande satisfação de ter feito parte do desenvolvimento de diversas tecnologias da BASF que apresentamos ao mercado nestes últimos anos, contribuindo de maneira sustentável para o manejo eficiente de diversos cultivos no Brasil. Ao colega Batistela, além de admirar sua forma empreendedora, transparente e dinâmica de liderar, deixo os votos de ainda mais sucesso na sua jornada”, pontua.

Destacando a trajetória que José Felippe construiu nos mais de 30 anos em que permaneceu na BASF, Batistela conta da importante relação que estabeleceram na companhia durante duas décadas, em diferentes oportunidades. “Construímos muitas coisas juntos ao longo deste tempo. Sua capacidade de se reinventar contribuiu muito para os negócios da BASF, dos nossos clientes e para nossa equipe, e esse é um Legado que permanecerá comigo e com a BASF para sempre”, pontua.

Divisão de Soluções para Agricultura da BASF – A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2022, nossa divisão gerou vendas de €10.3 bilhões.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.


Máquina Cohn&Wolfe