O negócio familiar paranaense que acompanhou as novas tecnologias e automatizou sua estrutura produz atualmente 15 toneladas de balas por mês

A história das famosas balas de banana começou nos anos 70 na cidade de Antonina, no Paraná. A família de Rafaela Takasa Correa (foto acima) criou, há 40 anos, uma fábrica que leva o mesmo nome da cidade. As balas são feitas com banana caturra ou nanica que são produzidas por mais de 35 famílias de pequenos produtores da região, fomentando a economia local e fortalecendo a comunidade. Além de garantir a qualidade do produto, gera emprego e renda em Antonina.

A Bala Antonina é natural e não leva conservante, mesma receita repetida há quatro décadas. No início, todo o trabalho de produção era artesanal, inclusive o de embrulhar as balas. Com o tempo, a tecnologia foi sendo absorvida, sempre preservando o mais importante, o “saber fazer”, explica Rafaela. Hoje, o empacotamento é automatizado e constantemente é preciso inovar, trazer novas tecnologias e modelos mais atuais de produção.

“Começamos a ter um olhar para essas novas adaptações que o mercado exigia. Trabalhamos para reposicionar a empresa e, principalmente, fortalecer a identidade da nossa marca”, explica a empreendedora. A empresa conta com 15 funcionários e fabrica até 800 quilos de balas por dia, dependendo da época do ano. Setenta por cento da produção é distribuída em Curitiba e região metropolitana, 25% no litoral do Paraná e 5% para outras cidades e estados.

Rafaela conta que o Sebrae apoia o negócio há oito anos por meio de consultorias de qualidade, planejamento, RH, desenvolvimento de produtos, entre outros treinamentos. “O Sebrae proporciona a oportunidade de melhorarmos ainda mais a qualidade do produto e da nossa empresa de forma geral”, afirma.

A instituição também atuou de forma estratégica na conquista do Selo de Indicação Geográfica. Em 2020, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro na modalidade Indicação de Procedência. A produção respeita tradições familiares e possui características únicas que asseguram seu diferencial. Hoje, o volume de produção alcança 15 toneladas por mês: “O Sebrae foi essencial no processo, fortalecendo os produtores, nos capacitando e nos fazendo acreditar que faria diferença no negócio e no futuro da nossa região”, conta Refaela.

Esta reportagem faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos. Visite a Agência Sebrae de Notícias e leia outras reportagens especiais.

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.


Assessoria de Imprensa
(61) 3348-7570 / (61) 3348-7754