Documento reforça o compromisso da empresa para um agronegócio e práticas ambientais e de governança sustentáveis

A LongPing High-Tech, gigante de híbridos de milho e sorgo, lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade para reforçar o crescimento de um agronegócio sustentável. O documento traz um retrato da evolução dos projetos da companhia, pesquisas com híbridos, estratégias de negócios e resultados conquistados ao longo de 2022, além de iniciativas em sustentabilidade e as práticas ESG (do inglês Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança).

Com o compromisso de reforçar as boas práticas de mercado e levar as melhores soluções em sementes para o produtor rural, a LongPing High-Tech implantou no último ano o Comitê de Sustentabilidade e ESG. O objetivo é contribuir para o direcionamento estratégico na ótica dos pilares ambientais, sociais e de governança ao longo de toda a cadeia produtiva. Entre as diretrizes, estão tornar a companhia referência em sustentabilidade e ESG, disseminar a educação sustentável em seu público interno, a inovação e as boas práticas em ética e governança corporativa.

“O lançamento do Relatório de Sustentabilidade é o nosso compromisso com todos os nossos públicos. A LongPing vem imprimindo uma agenda de investimentos e inovação no agronegócio nacional, por isso estamos apresentando esse grande projeto ao mercado. É com muita satisfação que compartilhamos essas iniciativas com todo nosso ecossistema produtivo”, destaca Aldenir Sgarbossa, presidente da LongPing High-Tech.

 

Pilares de sustentabilidade – A LongPing High-Tech tem como premissa a gestão focada na excelência do portfólio de produtos, serviços e soluções e na eficiência operacional. No campo, a produtividade é diretriz máxima, extraindo mais volumes de sementes com a mesma quantidade de hectares, com ajustes e adequações agronômicas e cuidados diários contra insetos e pragas. Em suas unidades, a companhia tem investido na melhoria de processos, no reuso da água, na produção de energia solar e redução das emissões de gases poluentes ao utilizar empilhadeiras com baterias de lítio, para diminuir custos e impulsionar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Só em 2022, a companhia atingiu um reaproveitamento de 28 milhões de litros de água da chuva, a fim de utilizar a água de forma sustentável e eficiente. Até o final de 2023, com as obras concluídas, a companhia terá um volume de mais de 48 milhões m³ para reutilização nas suas unidades.

Já na área de energia, o projeto que começou no ano passado implantou 6.265 placas solares fotovoltaicas, que tem capacidade instalada de 4,59 GWh, uma economia de 20% no consumo de energia elétrica. Só neste projeto de energia limpa foram investidos mais de R$14 milhões. No entanto, a companhia segue investindo para otimizar ainda mais os seus recursos, e em 2023 a estimativa é chegar em 20,24 GWh.

E em continuação aos projetos de melhorias, neste ano está realizando a substituição total de sua frota de empilhadeiras de GLP e baterias de chumbo ácido, para uma frota própria composta exclusivamente por empilhadeiras com baterias de lítio. Com isso, a empresa está eliminando em 100% a queima de combustíveis fósseis, reduzindo custos com manutenção e recarregamento de bateria, já que o veículo pode se abastecer de fontes renováveis como a energia solar.

Além disso, os resíduos vegetais das plantações são reaproveitados como biomassa e até o final de 2024, a biomassa será utilizada também para a produção de energia limpa. O objetivo é que, em dois anos, a LongPing seja autossuficiente na produção de energia elétrica.

Só no último ano, mais de 6 mil toneladas de resíduos gerais gerados pela LongPing foram destinados à reutilização, reciclagem e outras formas de recuperação.

 

Investimento em Pessoas – Um dos principais destaques de 2022 foi o investimento da LongPing High-Tech em pessoas, especialmente no que se refere ao desenvolvimento profissional e pessoal. Em cinco anos, a empresa triplicou o número de colaboradores, chegando a marca de 1,2 mil efetivos e mais de 5 mil safristas nos campos de produção de sementes.

Nesse tempo, a companhia realizou mais de 54 horas de treinamento por colaborador e promoveu ou fez alterações salariais de mais de 340 colaboradores, além disso, implementou oito programas de remuneração e reconhecimento. A LongPing tem investido fortemente em jovens estudantes, que são o futuro da empresa. Os programas de estágio e trainee já empregam mais de 40 pessoas e oferece oportunidades de efetivação em todas as áreas da companhia. No final de 2022, foi criado o Programa de Estágio Júnior para contratar, durante o período de férias, os filhos dos colaboradores, oferecendo remuneração e toda a assistência necessária.

Em continuação aos projetos de investimento em pessoas, a companhia disponibilizou neste ano uma plataforma de idiomas, que já capacitou 300 pessoas.

 

Governança sólida – De modo a construir um crescimento efetivo e oferecer as melhores soluções ao agronegócio nacional, a LongPing High-Tech estabeleceu uma governança corporativa alinhada às melhores práticas empresariais e com altos padrões de governança. São iniciativas que permitem a confiança dos investidores e proteção aos interesses dos clientes, parceiros, com o fortalecimento dos processos de gestão interna. Por meio de um Código de Conduta rígido e respeitoso, as políticas corporativas, normas e padrões da LongPing seguem em direção ao respeito e cumprimento às leis, regras e regulamentos de cada país e área em com operação da empresa.

Na condução deste processo focado em ética e transparência, atuam os comitês: Leadership Team Management (LTM), com 11 membros de todos os países atuantes; a Diretoria Executiva; os Comitês Empresariais, ligados à Diretoria Executiva, sendo o Comitê de Auditoria Interna e Gestão de Riscos, Comitê de Pessoas, Comitê de Investimentos (CAPEX), Comitê de Sustentabilidade e ESG; além das auditorias interna e externa. Esses grupos de trabalho contribuem para uma atuação responsável e equilibrada da companhia.

A LongPing tem uma atuação baseada na filosofia de uma visão a longo prazo, de forma a promover o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia produtiva, bem como estimular clientes, terceiros e a sociedade sobre tais princípios. “O desenvolvimento sustentável e os aspectos ESG são elementos centrais em nossas estratégias de atuação. A inspiração vem do Grupo Citic, do qual a LongPing faz parte, cuja gestão promove o ESG como motor do desenvolvimento empresarial e da estratégia corporativa”, complementa Sgarbossa.

O relatório de sustentabilidade pode ser conferido no link Link.

A LongPing High-Tech é uma empresa do Grupo CITIC e está entre as três maiores em participação do mercado brasileiro da safrinha. Seu portfólio, resultado de investimentos constantes em pesquisa e tecnologia, inclui híbridos que oferecem estabilidade, alto potencial produtivo e atendem com agilidade às necessidades do agricultor. Hoje, suas marcas Morgan, Forseed e Tevo são reconhecidas pelo mercado pela excelência em produtos, tecnologia e suporte técnico.

RPMA Comunicação