Os produtos e serviços atendem desde a necessidade mais simples do produtor rural no seu dia a dia ao grande investimento para desenvolver a propriedade

agronegócio é uma das principais atividades que fazem a economia brasileira girar, o que torna extremamente importante que instituições financeiras tenham uma atenção especial voltada para este setor. A Cresol, Cooperativa Financeira criada em 1995 e que tem suas raízes no agro, é uma dessas grandes parceiras do produtor rural, oferecendo soluções completas que movimentam a agricultura e buscando atender as necessidades específicas de cada um de seus cooperados.

Atualmente, a Cresol conta com 757 agências em 19 estados do Brasil. Entre os mais de 800 mil cooperados, há variados perfis e um dos principais é o produtor rural, que sempre ocupou um lugar de destaque na trajetória da Cooperativa. Com o desenvolvimento do setor e o avanço da tecnologia no campo, a Cresol também procura diversificar os produtos e serviços para atender desde a necessidade mais simples do dia a dia ao grande investimento para desenvolver a propriedade.

“Nós entendemos que o crédito rural é, sim, um crédito diferenciado e a Cresol sempre tem disponíveis os recursos e as melhores linhas para custeio, mas também sabemos que o produtor pensa muito além do crédito. Ele quer cuidar dos seus investimentos, quer melhorar a sua qualidade de vida, às vezes, com um veículo mais novo, quer proteger aquilo que ele conquistou com tanto trabalho. Por isso, somente uma instituição que conhece de verdade esse setor consegue oferecer as soluções certas para todas essas necessidades”, comenta Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação.

O crédito rural, uma das frentes de atuação da Cresol, é destinado para expandir as operações, fazer investimentos ou custear a produção e a comercialização dos itens agropecuários. As cooperativas são “facilitadoras” no acesso aos recursos, principalmente para os pequenos produtores, pois alinham os interesses dos cooperados, conseguindo baratear os custos da tomada de empréstimo e criam uma rede de colaboração, simplificando as negociações.

O financiamento voltado para atividades agropecuárias é resguardado pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), derivado da Lei 4.595/1964. Geralmente, as taxas de juros praticadas para o agro têm uma variação de 0,5% a 10,5% ao ano, de acordo com a modalidade de crédito escolhida.

 

Soluções para o dia a dia e para grandes planos – Com um amplo portfólio de serviços e produtos destinados aos variados perfis de cooperados, a Cresol leva em consideração as necessidades que são comuns aos produtores rurais e busca apoiar na realização dos planos.

  • Crédito de custeio: Trata-se de uma linha de crédito que funciona como um apoio financeiro a atividades agropecuárias e não agropecuárias, de acordo com projetos específicos ou propostas de financiamento. É uma boa opção para agricultores e produtores rurais que compõem as unidades familiares, permitindo a aquisição de até R$ 250 mil por CPF.
  • Crédito de investimento: Utilizado para financiar construções, reformas, fazer ampliações e benfeitorias, aquisição de veículos, maquinários e equipamentos, tudo aquilo que o produtor possa precisar para expandir os seus negócios, dos pequenos aos grandes investimentos.
  • Seguros: Por ser uma atividade em que imprevistos podem acontecer, por estar suscetível a fenômenos climáticos, por exemplo, ter a opção de um seguro agrícola é sempre uma solução importante. Mas, além de contar com serviços que protegem a produção agrícola e pecuária, também é possível contratar seguros para as edificações da propriedade, para automóveis e maquinários e, um dos mais importantes, o seguro de vida.
  • Proagro: O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária é um instrumento de política previsto em lei para os agricultores que enfrentam problemas com a natureza, como fenômenos naturais, pragas e doenças, que prejudicam suas plantações. Ele permite que pequenos e médios agricultores fiquem livres do pagamento das dívidas de empréstimos agrícolas usados para custear suas atividades. Com o Proagro, os produtores rurais podem receber uma indenização parcial ou igual ao valor que foi financiado.
  • Consórcio: É uma forma de realizar uma conquista de forma planejada, em que o cooperado tem a opção de escolher a parcela que melhor se enquadra em seu orçamento e o prazo para pagar, com as vantagens de uma compra sem juros, nem entrada. O recurso pode ser utilizado para a melhora da qualidade de vida do agricultor, na compra de veículos, estudos, viagens, entre outros.

 

Além disso, como um cooperado da Cresol, o produtor possui acesso a soluções financeiras completas disponibilizadas pela Cooperativa, como conta corrente, cartões de débito e crédito, aplicações financeiras, financiamentos e empréstimos, com a vantagem de integrar um modelo cooperativista, que prevê a participação nos resultados da instituição, conforme a movimentação de recursos. Quanto maior a concentração, maior a participação nas sobras.

“A Cresol tem uma relação bem-sucedida com o agricultor, não apenas pela nossa história e nossos produtos, mas também pelo modelo de cooperação e, especialmente na prestação de serviço personalizada que fazemos questão de ter com cada um dos cooperados, porque nós apoiamos nosso produtor rural em cada necessidade dele, nas safras e durante o ano todo”, finaliza Michelon.

Com 27 anos de história, mais de 800 mil cooperados e 737 agências de relacionamento em 18 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras do país. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Pipah Comunicação