“Butiá para todos os gostos” abriga 141 receitas de pratos doces e salgados e bebidas com a fruta.

© Paulo Lanzetta

No mês de setembro, o livro “Butiá para todos os gostos”, publicado em março deste ano pela Embrapa Clima Temperado, foi reconhecido no Gourmand World Cookbook Awards 2022. Nesta edição, o prêmio destaca produções editoriais publicadas em 2022 sobre comidas e bebidas de 229 países e regiões. A indicação confere à publicação participação no The Awards Event of 2023 Food & Drink Culture, realizado anualmente em algum país da Europa ou Ásia, mas ainda sem data e local para a próxima edição.

O livro foi um dos nove indicados na subcategoria Best of the Best – free pdfs (o melhor dos melhores dentre pdfs de acesso gratuito), na categoria Publishers (Editorias); um dos nove indicados na subcategoria Free Downloads, Publications with Recipes (Publicações com receitas, de download gratuito), na categoria Lifestyle (Estilo de Vida); e um dos três indicados na subcategoria Fruits – free pdfs (Frutas, de download gratuito), na categoria Subjects (Assuntos). Apenas uma publicação por país é reconhecida por ano em cada subcategoria.

Até o momento, integram a lista 1.141 materiais publicados nos dez primeiros meses de 2022. A lista anual será divulgada após o dia 15 de novembro no endereço www.cookbook fair.com, com acréscimo de novas publicações. A pesquisadora da Unidade Rosa Lía Barbieri, umas das autoras do livro “Butiá para todos os gostos”, afirmou que a indicação foi uma grande surpresa e que está muito feliz com o reconhecimento.

 

Sobre o Gourmand World Cookbook Awards – Gourmand Awards é uma iniciativa criada em 1995 que reconhece conteúdo sobre comida e bebida em todo o mundo, nos formatos impressos ou digitais, pagos ou gratuitos, com editoras ou independentes, públicos ou privados, grandes ou pequenos. O principal objetivo é ajudar a promover os indicados na mídia, o mais próximo de suas publicações. O reconhecimento já confere certificação digital e uso do selo Gourmand Awards Winners.

O evento estima que cerca de cem mil livros sobre cultura alimentar e de bebidas sejam publicados a cada ano, com apenas 1% de chance de seleção para o Gourmand Awards list. Segundo o próprio site, a iniciativa é considerada como o Oscar da gastronomia, reconhecendo as melhores publicações ao redor do mundo, por sua qualidade e importância, e com disponibilidade de download gratuito na internet, apresentando um panorama geral sobre informações sobre comida e bebida publicadas no último ano.

 

Livro também é divulgado durante a Aula-Show de Gastronomia no Senac – Na noite do dia 6 de outubro, foi realizada aula-show de gastronomia e apresentação do livro “Butiá para todos os gostos”, na Escola Senac Pelotas. Na atividade, promovida pela Unidade em parceria com a Escola Senac, as chefs Ana Cláudia Heidel e Cristina Theiss ensinaram receitas a partir de polpa de butiá obtida no município de Tapes/RS. Foram elaboradas receitas como Involtinis de frango com coulis de butiá e Ceviches de polvo e de peixe branco com butiá. Estiveram presentes no evento o chefe-adjunto de P&D, Gustavo Heiden, representando a Chefia Geral, e a pesquisadora Rosa Lia Barbieri. Cerca de 80 pessoas participaram da atividade.


Embrapa Clima Temperado