Produtos da indústria brasileira também estarão no evento, com dois pavilhões de expositores; setor faturou R 299 bilhões em 2021 no Brasil, segundo ABIMAQ

As principais inovações para o campo serão apresentadas na Agritechnica 2023, o maior evento mundial de máquinas agrícolas, que será realizado entre 12 e 18 de novembro, em Hanover (Alemanha). Com o tema “Produtividade Verde”, a feira vai debater de que forma as soluções tecnológicas contribuem para a agricultura de precisão, para atender à crescente demanda por alimentos e rações de qualidade, preservando os recursos naturais.

A indústria brasileira estará representada no evento com estandes individuais e coletivos em dois pavilhões para divulgação dos produtos desenvolvidos no Brasil. Entre os expositores estão o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que levará um coletivo de associados, e a Associação Brasileira de Máquinas (ABIMAQ) que, em parceria com a ApexBrasil, apresentará as principais inovações da indústria nacional.

Uma das empresas expositoras confirmadas é a METISA (Metalúrgica Timboense S.A), presente na Agritechnica desde 2003. A indústria de peças agrícolas está no mercado há mais de 80 anos, com presença em mais de 50 países. “Devido à nossa participação constante na feira, temos crescido significativamente na Europa, um mercado bastante competitivo e exigente. A Agritechnica nos proporciona a oportunidade de encontrarmos nossos clientes, detectar novas oportunidades de negócios, observar nossos concorrentes e aprender sobre as tendências futuras ligadas à agricultura”, explica Solange Sdrigotti, responsável pela área de vendas para a Europa da empresa.

De acordo com dados da ABIMAQ, em 2021, o setor de máquinas e equipamentos faturou R$ 299 bilhões e as exportações representaram 20% deste valor. Das 8,6 mil empresas do setor, 53% venderam para outros países. Desde 2010, os principais destinos das exportações são os Estados Unidos, Argentina, Países Baixos, Chile, Paraguai, México, Peru, Colômbia e Alemanha.

 

Automação no campo – Entre as novidades tecnológicas que serão apresentadas na Agritechnica estão soluções de assistência ao motorista e sistemas de otimização de máquinas agrícolas, tecnologias de agricultura de precisão, conceitos de direção autônoma e o aprimoramento da interface homem-máquina.

“A tecnologia avançou muito nos últimos anos e hoje temos máquinas autônomas, que utilizam sensores inteligentes e navegação por satélite (GPS), por exemplo, para a gestão direcionada das terras agrícolas. Mas apesar dessa acelerada transformação digital no campo, ainda há muita pesquisa em desenvolvimento para aumentar a produtividade e a eficiência de forma sustentável e, certamente, muitos desses resultados estarão presentes na Agritechnica”, destaca Timo Zipf, diretor da Sociedade Agrícola Alemã (DLG), organizadora do evento.

“Líderes da indústria, empresas de médio porte e startups de todos os continentes levarão ao evento as principais inovações nas áreas de motores, eletrônica, tecnologia de acionamento, hidráulica, cabines e elevadores de força, bem como peças de reposição e desgaste. Com este portfólio de expositores, a Agritechnica busca elevar a automação das máquinas de trabalho a um novo patamar, com foco principalmente na interface homem-máquina.” explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil.

Uma das soluções é do consórcio de pesquisa “Driver’s Cabin 4.0”, que tem a adesão da fabricante de máquinas CLAAS, e propõe um sistema de assistência automatizado para o motorista. O projeto desenvolvido por pesquisadores do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) é uma interface homem-máquina adaptável, capaz de reconhecer o nível atual de estresse do motorista e fornecer, automaticamente, recomendações individuais de ação. Os cientistas examinam o nível de estresse usando o rastreamento ocular ou a frequência cardíaca. Ao constatar que o motorista está estressado, o sistema gera recomendações de ação, que são projetadas no para-brisa, no campo de visão do operador, por meio de realidade aumentada. Além de monitorar o estresse e indicar as ações para minimizar os riscos, podem ser integradas ao sistema outras informações úteis como a previsão do tempo ou dados sobre a poluição do solo, por exemplo.

O uso de robôs no trabalho de campo, como por exemplo os que identificam e removem automaticamente as ervas daninhas, é outra tendência que chegará com destaque na Agritechnica 2023. Muitos dos investimentos das startups visam desenvolver e comercializar máquinas agrícolas autônomas que, com baixo peso operacional e esteiras ajustáveis, podem fazer o trabalho de uma forma que protege o solo e traz mais eficiência em termos de energia do que a tecnologia convencional. Estes equipamentos possuem sensores para detectar obstáculos no caminho e assumem trabalhos monótonos, cansativos e às vezes perigosos, liberando os profissionais para outras atividades.

 

Sobre a Agritechnica – A Agritechnica terá uma programação com eventos ao vivo, shows de demonstração e uma nova série de ‘Palcos de Especialistas’, explorando tópicos como pulverização inteligente, sensoriamento remoto, conectividade, equipamentos agrícolas autônomos e sistemas alternativos de powertrain, bem como soluções para obter maior eficiência e economia de recursos no campo como pneus, lastros e sistemas de assistência.

Com mais de 2 mil visitantes sul-americanos na última edição, a Agritechnica é uma oportunidade tanto para profissionais da indústria de máquinas e equipamentos, quanto para produtores e gestores. Com o alcance global da feira, os expositores podem atingir grandes produtores e compradores pelo mundo, como Cazaquistão, França, Reino Unido e Alemanha, por exemplo. “A feira conta com 23 pavilhões internos, além de uma área externa de exposições. Os espaços para brasileiros na Agritechnica seguem abertos, tanto para estandes individuais quanto para pavilhões coletivos, e uma nova rodada de inscrições está prevista para junho, se ainda houver vagas”, explica Brena Bäumle.

Os eventos parceiros da Agritechnica são Systems & Components, para o mercado B2B para a indústria fornecedora internacional no setor de máquinas agrícolas e fora de estrada — que deve concentrar boa parte das inovações de tecnologia; e o “Inhouse Farming – Feed & Food Show”, a nova plataforma DLG para os sistemas agrícolas e alimentares do futuro, com fortes laços com os profissionais agrícolas.

Agritechnica Hanover 2023

Data: 12 a 18 de novembro de 2023

Local: Pavilhão de exposições de Hanover, Messegelände (Alemanha)

Informações: NESSE LINK

Agritechnica em números:

  • 2.800 expositores de 53 países
  • 440 mil m2 de área de exposição divididos em 23 pavilhões cobertos
  • 400 mil visitantes, oriundos de 135 países

Fundada em 1885, a Sociedade Agrícola Alemã (Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft – DLG) é uma organização politicamente independente, sem fins lucrativos, que promove avanços técnicos e científicos nos setores de alimentos e da agropecuária. Atualmente conta com 31 mil associados em 78 países. É responsável pela realização da maior feira mundial para profissionais de criação de animais — a EuroTier, e a maior feira mundial agrícola — a Agritechnica, ambas em Hanover, na Alemanha. Além destas, a DLG realiza outras 30 feiras de negócios em 20 países.

Noar Assessoria e Comunicação