Com foco em soluções tecnológicas sustentáveis, a empresa possui um portfólio completo e defende a tecnologia nacional para os avanços no campo.

 

Há pelo menos quatro anos o Brasil é líder mundial no uso de controle biológico nas lavouras e já exporta tecnologias do segmento para outros países. Essa é a combinação perfeita para a Sempre AgTech, que lançou em 2023 um portfólio de oito produtos biológicos que ajudam o produtor rural no controle de pragas e doenças, como mosca-branca, cigarrinha e nematóides. O carro-chefe, conhecido no mercado como Hexafull, é um aditivo inovador composto por uma comunidade sintética de seis Bacillus – e cada um deles aprimora a qualidade do solo, proporcionando maiores índices de produtividade.

Bem posicionada no mercado agro como empresa referência em biotecnologia e em melhoramento genético de híbridos de milho, a Sempre AgTech tem dado saltos importantes rumo ao seu crescimento. Em 2023, adquiriu uma estação de pesquisas em Uberlândia/MG como estratégia da companhia em lançar produtos com melhor performance em regiões específicas do país e, assim, superar as expectativas e os resultados nas áreas rurais. A empresa, nesse sentido, vem expandindo seus resultados e metas no mercado nacional de sementes de híbridos de milho, e no segmento de biológicos não é diferente, os planos são de mais crescimento a curto prazo.

Com cerca de 20 anos de história, a empresa tem defendido, nos últimos anos, o potencial do Brasil em desenvolver novas tecnologias para o campo. Também em 2023, lançou a WIN (World Innovation), uma nova unidade de negócios especializada em pesquisa e biotecnologia criada para ser o braço de inovação e pesquisa do grupo, cujo Centro de Referência em Tecnologia já opera dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na capital paulista. A unidade recebeu, ao todo, mais de R$ 50 milhões em investimento.

Um dos objetivos da Sempre Agtech em ampliar a presença dos biológicos no campo é ressaltar o quanto a utilização dessas tecnologias podem resultar em maior renda, aumento de produtividade, valorização de investimento e segurança.

Além de fortalecer a atuação nos mercados relevantes para a empresa – produtos biológicos e  melhoramento genético para híbridos de milho – a Sempre AgTech mira cada vez mais o desenvolvimento e a produção de biotecnologias totalmente brasileiras, sem depender de matérias-primas vindas de outros países, como explica o fundador da empresa. “Com os novos investimentos que temos feito nos últimos anos, acreditamos que a Sempre tem colaborado para que a agricultura brasileira atinja o que chamamos de ‘independência tecnológica’, que é chegar em um momento do Brasil tenha todas as suas tecnologias criadas aqui. E nós temos uma oportunidade incrível em que a agricultura tropical é forte no Brasil. Com o passar dos anos e décadas, a agricultura tropical vai se mover ao redor do mundo e nós, como empresa nacional, podemos levar essas tecnologias de agricultura tropical para o mundo todo, exportando não só commodities como também tecnologias”, afirma Fernando Prezzotto, CEO da Sempre AgTech.

No portfólio de produtos biológicos da Sempre AgTech os produtores rurais encontram soluções para ampliar a produtividade de suas lavouras. Dentre eles, soluções que auxiliam em uma maior eficiência na absorção de nutrientes e proporcionando proteção  contra pragas e doenças. “Nossa linha de biológicos foi criada para apoiar os agricultores a aumentar o desempenho de suas propriedades. São soluções concebidas com a visão de um futuro agrícola mais tecnológico e produtivo”, finaliza Prezzotto.

Sediada em Chapecó (SC), a Sempre AgTech existe desde 2008, quando foi criada como Sempre Sementes, e é referência nacional em melhoramento genético de plantas e criação de novas biotecnologias, com foco especial para a pesquisa e desenvolvimento de eventos geneticamente modificados ou edição genômica. A partir de 2020 passou a se dedicar na criação de defensivos biodirigidos mais sustentáveis (eco-friendly), baseados no método RNA interferente (RNAi) que, para sementes de milho e soja, é como um mecanismo natural responsável pelo silenciamento gênico que atua sobre o RNA mensageiro (mRNA). Para uso agrícola, essa tecnologia é programada para inativar genes específicos em plantas daninhas, insetos-praga e doenças, associados a processos essenciais à sua sobrevivência.

Em 2023, a Sempre AgTech criou a WIN (World Innovation), para ser o braço de inovação e pesquisa do grupo, cujo Centro de Referência em Tecnologia já opera dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na capital paulista. A unidade recebeu, ao todo, mais de R$ 50 milhões em investimento. No segmento de biológicos, a WIN tem feito pesquisa e desenvolvimento de soluções em conjunto com parceiros comerciais e instituições renomadas do Brasil.


Lilian Munhoz
Comunicativas