Gigante do agro está agora cadastrada na AgriAcordo, startup que atua como marketplace online entre atacadistas, cooperativas e revendas, fornecendo informações reais de preços e disponibilidade dos produtos em todas as regiões do Brasil

O portfólio de soluções agrícolas da UPL, uma das maiores empresas do setor que atua globalmente, está disponível agora para comercialização online. Em parceria com a startup AgriAcordo, a companhia passa a fazer parte do marketplace que conecta indústrias atacadistas de agroinsumos, revendas e distribuidores para a transação de negócios business-to-business (B2B). Na plataforma, a multinacional pode ofertar e negociar parte de seu portfólio que chega a 14.000 registros entre soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos.

Renato Seraphim, CMO da UPL

Para Renato Seraphim, CMO da UPL, a decisão de participar da startup está relacionada à aproximação com empresas de forma facilitada, digital, e faz sentido com o olhar constante da companhia para a inovação.

“É uma possibilidade inovadora que queremos agregar aos outros formatos de vendas que temos e em conjunto com os nossos distribuidores gerenciar melhor preços de ponta, reduzir estoques, melhorar o gerenciamento do ciclo de vida de nossos produtos, além de aprimorar a nossa conexão como indústria com o setor responsável por ¼ da riqueza brasileira”, pontua o executivo.

Renato acrescenta que a UPL está constantemente olhando para o futuro e em como ampliar e inovar a capacidade de comunicação e alcance no agronegócio e, no fim da cadeia, com os agricultores, que são responsáveis por 25% do PIB brasileiro.

“Eu conheço bem o potencial da AgriAcordo, uma rede colaborativa, de coleta e organização de dados, e sei muito bem o quanto ela está ajudando os distribuidores a gerenciar os seus estoques e aumentar a capacidade de conexão com os outros pares, buscando melhores negociações. E pensando nas tecnologias existentes, queremos que isso nos ajude a cada vez mais ser uma empresa que não quer colocar produto nos estoques do distribuidor, mas que com o apoio dos dados deseja ajudar ele a colocar as nossas soluções no campo do agricultor” destaca o CMO da UPL.

Julio Zavala, diretor da AgriAcordo

Além da possibilidade de negociações entre diferentes regiões do território brasileiro, a partir do cadastro a UPL passou a fazer parte do histórico de preços disponível no marketplace. Essa é uma solução que contribui para o dia a dia das cooperativas e revendas, que podem consultar e analisar dados de todos os produtos ofertados e comprados desde o início da ferramenta. Dessa forma, quem está cadastrado na AgriAcordo consegue ter acesso fácil a informações reais e não especulativas, como é comum no mercado de insumos. “Para nós, é um passo muito importante ter a UPL entre as empresas que negociam na plataforma, a companhia confia em nosso trabalho e crescimento. Após 18 meses no Brasil, a parceria inédita mostra a segurança que outras empresas podem ter conosco”, comenta Julio Zavala, diretor da startup.

Com a entrada da UPL, a AgriAcordo chega a 460 empresas cadastradas. A solução de digitalização das relações comerciais entre quem vende e compra insumos agrícolas é única no País. Responsável por R$ 980 milhões em volume de ofertas de produtos e R$ 260 milhões em demandas, a startup já concluiu mais de150 operações com sucesso. “Quando desenvolvemos a solução tecnológica queríamos aprimorar a capacidade das empresas de fazer negócios, em seguida criamos o painel de demandas para oferecer o histórico de preços com informações reais e concretas, então hoje nos consideramos uma empresa de dados, pois nosso trabalho de mercado e tecnologia funcionam juntos”, ressalta Zavala.

O diretor comenta ainda sobre a segurança da plataforma, onde apenas empresas bem avaliadas participam. Para fazer parte da rede, passam por várias checagens antes de comercializarem, como análise do CNAE, financeira em parceria com a Serasa Experian e comercial, que verifica perfil e parceiros com os quais trabalha. Também são checados estoque, validade de produtos, captadas imagens com número de lote. Os dados são inseridos no sistema e ficam em total confidencialidade.

Com operações iniciadas em junho de 2021 no Brasil, a AgriAcordo é a primeira plataforma online a permitir a comercialização de insumos agropecuários somente entre empresas bem avaliadas do setor. A startup é subsidiária brasileira da argentina AgriRed, marketplace que é gerido pelo grupo americano Ag inputs Trading.

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo.


Rural Press