Organização representará o Brasil durante os eventos WABCG e ISO em Londres

 

Última edição presencial do evento WABCG em Londres ocorreu em 2019. Programação seguiu on-line devido à pandemia e retoma presencialmente em 2022

A Organização das Associações dos Produtores de Cana do Brasil representará o país na Europa durante os encontros WABCG (Associação Mundial de Produtores de Cana e Beterraba Açucareira) e ISO (Organização Internacional do Açúcar). Os eventos acontecem de 20 a 23 de novembro, em Londres, Inglaterra.

Diante de entidades mundiais de produtores de cana-de-açúcar e de beterraba, a ORPLANA apresentará um panorama sobre a produção canavieira do Brasil. O CEO da Organização, Roberto Perosa, antecipa que dentre os principais pontos a serem destacados no evento europeu estão o desenvolvimento dos canaviais na safra 2022/23; e o potencial de moagem da cana na safra atual e na do próximo ano, assim como as expectativas em relação ao etanol de milho. “Também manteremos a nossa defesa de que a ORPLANA trabalha por pagamento justo dos CBios (crédito de descarbonização) aos produtores de cana, pois trata-se de uma importante receita que ajuda a manter a atividade, gerando benefícios econômicos e ambientais”, frisa o CEO.

A ORPLANA será representada nos eventos pelo presidente Gustavo Rattes de Castro; pelo vice-presidente Bruno Rangel Geraldo Martins; pelo CEO Roberto Perosa; e por integrantes de diretorias de associações como Celso Castilho Ruiz, Fernando dos Reis Filho e Almir Aparecido Torcato.

 

Cenários da produção canavieira no Brasil – No encontro a ORPLANA demonstrará que na safra 2022/23 o desenvolvimento dos canaviais foi favorecido pelas chuvas acima da média, aumentando os níveis de açúcares totais recuperáveis (ATR). Por isso, a safra pode ser alongada, por conta do atraso gerado na moagem em algumas regiões do país.

A Organização ainda apontará as estimativas de moagem – 600 milhões de toneladas – para a safra 2022/23, enquanto a de 2023/24 deve ter um incremento de 1%.

Já sobre o etanol de milho, na safra 2022/23, o produto deve responder por 4.400 (1.000 m3). Já para 2023/24, a estimativa é de aumento de 36,4%.


WABCG – Organização internacional que agrupa associações nacionais e regionais de produtores de cana-de-açúcar e de beterraba, a WABCG une mais de 5 milhões de produtores nos cinco continentes, estando presente em 32 países e detendo 60% da produção mundial de açúcar. Dentre os principais objetivos estão o de organizar um intercâmbio de informações e ideias sobre todos os desafios encontrados no setor, bem como o de fortalecer a representação profissional dos produtores de beterraba e de cana em fóruns nacionais e internacionais. Possui estreito contato com organizações internacionais do setor açucareiro, como a ISO.

 

Organização Internacional do Açúcar – A ISO é uma entidade dedicada a melhorar as condições do mercado mundial de açúcar por meio de debates, análises e estudos. A própria organização diz que a inclusão do etanol de cana-de-açúcar nas atividades da instituição, em meados dos anos 90, colaborou com a crescente promoção do papel dos biocombustíveis no futuro mix de energia no cenário global.

A ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil – foi fundada em 29 de junho de 1976, com o objetivo de organizar a classe dos produtores e ampliar sua representatividade no país e no exterior. Conta atualmente com 31 associações e aproximadamente 12 mil produtores de cana em todo país. A ORPLANA promove assessoria técnica, jurídica e atua na difusão do conhecimento entre as Associações de Fornecedores de Cana. Desenvolve o diálogo com órgãos públicos, privados e sociedade, no âmbito nacional e internacional, sempre mostrando a relevância do papel do produtor na economia e defendendo os interesses deste setor.

Phábrica de Ideias