Essa mais recente colaboração demonstra sinergias potenciais entre a Lavoro e o The Production Board, patrocinador do TPBA e holding de investimentos que lançou a Pattern Ag

 

A Lavoro, a maior distribuidora e redistribuidora de insumos agrícolas do Brasil, anuncia hoje uma parceria plurianual com a Pattern Ag, líder metagenômica de solo e agronomia digital, visando oferecer aos agricultores do Brasil um serviço inovador de previsão de riscos e deficiências nutricionais de culturas e recomendações de produtos específicos através de uma experiência de software personalizada.

A Lavoro, maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil, servindo mais de 53,000 agricultores através de suas mais de 190 lojas, está bem posicionada para levar essa tecnologia de ponta aos agricultores de todo o país.

Esta parceria estratégica amplia o portfólio de ferramentas e serviços digitais oferecidos pela Lavoro aos agricultores brasileiros, um importante propulsor de crescimento para a empresa. Em conjunto com a Pattern Ag, a Lavoro planeja oferecer aos clientes uma plataforma de agronomia digital para mapear suas terras, analisar seus dados agronômicos, alavancar o sequenciamento metagenômico aplicado e análise química de solo, além de oferecer recomendações de produtos específicos a fim de aumentar a produtividade e minimizar custos, uso de terra, consumo de água e pegada de carbono dos agricultores.

A Pattern Ag, fundada através de um aporte inicial da The Production Board, uma holding de investimentos sedeada em São Francisco, detém uma plataforma inédita de metagenômica automatizada que possibilita analisar previsões e ações para que agrônomos e seus clientes possam promover melhorias em produtividade de forma eficiente. A plataforma metagenômica inovadora da Pattern Ag analisa o DNA do solo dos agricultores para identificar pragas, doenças e deficiências nutricionais específicas.

Uma única amostra de solo, do tamanho de uma colher de chá, pode conter mais de um bilhão de microrganismos vivos. A análise de sequenciamento de DNA através de um software pode ajudar na descoberta dos organismos específicos que podem estar afetando a produtividade do solo e da fazenda. Da mesma forma que a tecnologia genômica avança rapidamente como o teste diagnóstico de primeira linha para a saúde humana, tais técnicas de genômica são aplicadas pela Pattern Ag para analisar a saúde do solo e das plantas, possibilitando aos agricultores o uso de práticas agrícolas de alta precisão para insumos agrícolas, incluindo pesticidas, fertilizantes e produtos biológicos.

A tecnologia da Pattern Ag já possibilitou aos seus clientes agricultores nos Estados Unidos uma redução significativa nos custos de insumos, aumentando a produtividade e o rendimento das fazendas em até $60 por acre. A Pattern Ag está munindo os agricultores com tecnologia e traçando um modelo econômico para que eles utilizem práticas regenerativas incrementais em seus cultivos de plantio em fileiras.

No Brasil, os principais desafios enfrentados no cultivo de plantio em fileiras são as pragas, doenças e decisões relativas ao uso de fertilizantes. Todas as regiões do país sofrem pressões de pragas e os agricultores normalmente trabalham com duas a três safras por ano.

“Estamos animados com essa parceria com a Lavoro e seus clientes agrícolas na América Latina, que já adotam a agronomia digital e complementam seus insumos tradicionais de cultivos químicos com soluções biológicas,” disse Rob Hranac, CEO da Pattern Ag. “A Lavoro é líder de mercado e oferece consultoria agrícola de confiança e com tecnologia de ponta para o maior mercado exportador de agricultura do mundo. Estou confiante que, juntos, iremos acelerar os ganhos de produtividade e sustentabilidade, dando suporte ao fornecimento de alimentos em escala global e, ao mesmo tempo, minimizando a pegada de carbono da indústria agrícola.”

 

A principal distribuidora de insumos agrícolas da América Latina – A Lavoro, sediada em São Paulo, oferece aos agricultores latino-americanos um portfólio abrangente de produtos agrícolas, incluindo sementes, fertilizantes, proteção de culturas, produtos biológicos e especialidades. Os representantes técnicos de vendas da Lavoro reúnem-se com mais de 53.000 clientes em suas fazendas para ajudá-los a planejar e comprar os insumos corretos, além de contribuírem com outros serviços de consultoria.

O segmento de insumos agrícolas integrados verticalmente à Lavoro, a “Crop Care,” é um relevante fornecedor de insumos biológicos e fertilizantes especiais no Brasil. Operando na vanguarda da tecnologia agrícola, o portfólio de produtos biológicos patenteados da Lavoro permite que os agricultores protejam suas plantações contra doenças, pragas e ervas-daninhas – sem o carbono e a persistência ambiental presente no tratamento químico tradicional das culturas – enquanto contribuem para melhorar a saúde e a produtividade do solo.

A Lavoro conta com operações de distribuição no Brasil e na Colômbia e uma trading em estágio inicial no Uruguai. A empresa anunciou, na semana passada, seus planos de expansão para os mercados chileno e peruano através da aquisição da holding NS Agro.

“Acreditamos que a Lavoro e a Pattern Ag, juntas, podem acelerar a aplicabilidade tecnológica para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável na América Latina,” disse Ruy Cunha, CEO da Lavoro. 

 

Lavoro e TPB: uma visão compartilhada para a segurança alimentar em escala global – A Lavoro anunciou em setembro sua intenção de tornar-se a primeira distribuidora latino-americana de insumos agrícolas com ações listadas em uma bolsa de valores nos EUA por meio de uma combinação de negócios com o The Production Board’s (“TPB”) um Special Purpose Acquisition Company (Companhia com Propósito Específico de Aquisição), do The Production Board (“TPB”).

A operação tem como objetivo unir os conhecimentos tecnológicos agrícolas do The Production Board e a carteira de negócios e a penetração de mercado da Lavoro para ajudar a transformar a América Latina em um celeiro mundial, melhorando a segurança e sustentabilidade alimentar em escala global.

Além da parceria com a Pattern Ag, o TPB prevê apoiar a aceleração da agronomia digital e serviços oferecidos pela Lavoro como consultor estratégico e através de desenvolvimento de liderança e parcerias. David Friedberg, fundador e CEO do TPB, deve juntar-se ao conselho de administração da Lavoro após a conclusão da combinação de negócios proposta.

A transação deve ser concluída no quarto trimestre de 2022 e está sujeita a condições habituais de fechamento (incluindo a aprovação dos acionistas do TPB Acquisition Corp.). A nova empresa deverá ser listada na Nasdaq sob o ticker “LVRO”. Após sua listagem, a Lavoro será a primeira distribuidora de insumos agrícolas latino-americana a ter ações negociadas em uma bolsa de valores americana.

A Lavoro é a maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil e uma das principais fornecedoras de insumos biológicos agrícolas da região. Por meio de um portfólio completo, a Lavoro capacita os agricultores a adotar tecnologias inovadoras e impulsionar a produtividade. Fundada em 2017, a empresa possui ampla presença geográfica, atuando no Brasil, Colômbia e com uma trading em estágio inicial no Uruguai. Os 878 representantes técnicos de vendas da Lavoro reúnem-se várias vezes ao ano com mais de 53.000 clientes em suas fazendas e nas 193 lojas da empresa, visado ajudá-los no planejamento e aquisição de insumos corretos, além de contribuírem para o gerenciamento de suas operações agrícolas a fim de otimizar resultados.

Fundada em 2018, a Pattern Ag visa um futuro em que os insumos agrícolas convencionais sejam aprimorados e eventualmente substituídos por engenharia de microbioma de alta precisão, a fim de melhorar a produtividade e a sustentabilidade das fazendas. A sede da Pattern Ag está localizada em Emeryville (Califórnia) e a empresa atua através de equipes de campo por toda a região centro-oeste dos Estados Unidos. A Pattern Ag utiliza análises para auxiliar agricultores na otimização de gastos com insumos de fertilizantes e proteção de culturas e no aprimoramento de produtividade de suas fazendas a longo prazo.

Fundada por David Friedberg, o The Production Board é uma empresa de fusão de risco e holding de investimentos criada para resolver os problemas mais fundamentais que afetam nosso planeta, reimaginando sistemas globais de produção em alimentos, agricultura, biomanufatura, saúde humana e as ciências da vida mais amplas. O TPB constrói negócios com base em descobertas científicas emergentes, parceiros com talento excepcional e fornece a eles o capital, infraestrutura e insights de mercado necessários para oferecer melhorias significativas no custo, energia, tempo ou pegada de carbono dos sistemas convencionais. O TPB é apoiado pelos principais investidores estratégicos e financeiros do mercado, incluindo Alphabet, Allen & Company LLC, Cascade, e fundos e contas geridos pela BlackRock, Baillie Gifford, Koch Disruptive Technologies, Counterpoint Global (Morgan Stanley), Foxhaven Asset Management e Arrowmark Partners.

Hill + Knowlton Brasil