Nos últimos quatro anos, 72 produtos foram desenvolvidos e regulamentados, e nos próximos três anos outros 84 devem entrar na fila para regulamentação

Com uma área de mais de 1300m² e um time com mais de 45 profissionais, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) da Vittia conta com laboratórios modernos, que permitem à empresa desenvolver produtos com alto nível tecnológico. A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, está focada na busca de solução para dois pilares principais: o da defesa e o da nutrição de plantas, trabalhando ativamente na bioprospecção de novas cepas de microrganismos, com formulação de alta tecnologia e estabilidade, além de toda a estrutura para testes de eficiência agronômica.

Localizado ao lado da maior fábrica de produção de biológicos para agricultura da América Latina, em São Joaquim da Barra (SP), o Centro de P&DI da empresa é referência na geração de valor para o Agronegócio. Seus projetos são classificados por níveis de inovação, para que sejam colocados no mercado produtos que atendam às necessidades dos agricultores. “Sempre procuramos trabalhar de forma a integrar os produtos Vittia à realidade do campo. Hoje temos tecnologia para todas as culturas e estudos de pesquisa com abrangência nacional da equipe comercial”, destaca a gerente de P&DI da empresa, Jéssica Brasau (foto). “Somos pioneiros em tecnologia e inovação, então faz parte da nossa rotina pensar em novos produtos e soluções que atendam às necessidades de nossos clientes”, completa Flávia Barboza Camargo, gerente de P&DI.

Nos últimos quatro anos, 72 produtos foram desenvolvidos e regulamentados, e nos próximos três anos outros 84 devem entrar na fila para regulamentação, assim como novas recomendações de uso que estão em desenvolvimento. O trabalho de P&DI é realizado em sinergia com a área industrial da Vittia. “O objetivo é buscar novas formulações dos produtos biológicos que tenham maior shelflife (prazo de validade na prateleira) e menor dependência de cadeia fria. A expectativa, já para 2022, é testar protótipos de microrganismos encapsulados que resistem a ambientes mais adversos em termos de temperaturas” comenta Flávia.

Só em 2021, a Vittia investiu R$ 16,4 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação, 34,5% a mais do que no ano anterior. O principal aumento de investimento em P&DI foi na linha de produtos biológicos (defensivos biológicos e inoculantes), sendo 52% a mais em relação ao ano de 2020. Ao final de 2021, o grupo contava com três novos produtos, sendo dois macrobiológicos (seres vivos que desempenham um papel de parasita ou predador em relação a uma praga agrícola) e um microbiológico (defensivos formulados à base de fungos, bactérias e vírus). Além disso, a Vittia recebeu a aprovação do MAPA de seis novas recomendações dos defensivos biológicos para o controle de alvos biológicos (pragas e doenças de plantas).

 

Laboratórios que aliam tecnologia e sustentabilidade – O Centro de P&DI da Vittia conta com laboratórios e casa de vegetação, além de uma equipe multidisciplinar que, a partir da inovação em biotecnologia agrícola, busca aumentar a produção da lavoura, aliando sustentabilidade e tecnologia. A partir do mapeamento do agricultor a campo, a bioprospecção começa a buscar microrganismos elegíveis. Eles são então analisados e caracterizados e os melhores são selecionados para compor a coleção de microrganismos da empresa.

A tecnologia de ponta dos laboratórios permite, além da identificação das espécies, a análise de todo o material genético — o que aumenta o potencial de explorar funções específicas para novos produtos. No desenvolvimento do bioprocesso a equipe determina as condições nutricionais específicas e análise de metabólitos produzidos e secretados por esses microrganismos, transformando um isolado em um produto eficiente, sustentável e de alto valor agregado.

A empresa possui estrutura e equipamentos robustos para a obtenção de fórmulas estáveis e encapsuladas, que proporcionam vantagem competitiva das tecnologias. Já na linha de fertilizantes especiais conta com uma equipe focada em diferentes linhas de pesquisa, como nutrição de plantas, compatibilidade, adjuvantes, liberação gradativa de nutrientes, além de produtos desenvolvidos para a necessidade dos clientes e otimizações de fórmulas. Em todas as etapas, uma equipe de pesquisadores qualificados realiza análises que garantem a qualidade do produto desenvolvido, incluindo a validação agronômica, que é realizada em condições controladas em laboratório, casa de vegetação e a campo.

Mais de 100 instituições de pesquisa, que auxiliam na identificação do melhor posicionamento da tecnologia e os mecanismos de ação envolvidos são parceiros em todo esse processo de inovação. A empresa entende de ponta a ponta como sua tecnologia atua, e tudo isso com o apoio da equipe de assuntos regulatórios, que fornece o suporte a todos os setores de P&DI, traçando estratégias, regulamentando produtos e inovações, de forma ágil e precisa junto aos órgãos governamentais.

“Nosso Centro de Pesquisa pode ser comparado aos maiores e reconhecidos centros de pesquisa do País: processos, equipamentos, estrutura, tecnologia e uma equipe qualificada que garante o nascimento de tudo o que temos apresentado ao mercado em termos de inovação”, conclui Jéssica.

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 51 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.

A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1100 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2021, a receita líquida da empresa foi de R$ 779 milhões.

Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

A Vittia foi também uma das vencedoras do Prêmio Eco 2022, iniciativa da Amcham que tem como objetivo reconhecer empresas que adotam práticas ESG no Brasil..


Weber Shandwick