Iniciativa da ApexBrasil com os ministérios das Relações Exteriores e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visa incrementar presença de variados setores da indústria brasileira no Reino Unido 

 

Entre 25 de agosto e 7 de setembro, Londres será a sede da Casa Brasil – Think Big, Think Brazil, uma iniciativa com o objetivo de proporcionar ao público inglês uma experiência imersiva e inspiradora no universo das formas, cores, texturas, criatividade e sabores brasileiros, tanto na indústria quanto na gastronomia. O evento é uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio da Embaixada do Brasil em Londres, e integra as comemorações internacionais do Bicentenário da Independência Brasileira.

A Casa Brasil visa fortalecer a imagem do país como uma liderança na produção de alimentos e garantidor da segurança alimentar global, por meio de práticas inovadoras e sustentáveis. Ainda, apresenta o Brasil como uma nação inovadora e criativa, com uma indústria dinâmica e em acordo com as mais avançadas práticas de governança. Para tanto, serão organizadas quase 80 ativações, em duas semanas de Casa, envolvendo os setores de Alimentos e Bebidas, Casa & Construção, Móveis, Moda, Calçados, entre outros. Estão programadas exposições, demonstrações e degustações de produtos, rodadas de negócios, mercado ao ceú aberto, masterclasses, workshops, ativações gastronômicas com iguarias típicas brasileiras e shows culinários.

Ao todo, estarão presentes 16 empresas brasileiras, com mais de 50 peças em exibição, em parceria com 27 entidades setoriais – Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia); Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec); Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas); Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa); Associação dos Produtores de Biocombustível do Brasil (Aprobio); Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR); Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA); Crop Life Brasil (CLB); Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); União da Indústria de Cana-de-Açucar (UNICA); União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra); Associação Brasileira dos Estilistas (Abest); Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact); Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados); Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel); Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); Centro Brasileiro de Exportadores de Rochas (Centrorochas); Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM); Instituto Nacional do Plástico (INP); Câmara Brasileira do Livro (CBL); Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (ABIEPAN).

Segundo o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, a Casa Brasil proporcionará aos visitantes um sabor do Brasil através de uma variedade de ingredientes, receitas inovadoras e móveis e peças de design que falam das tradições de nosso país. “Mal posso esperar para levantar a cortina sobre nossa experiência em Londres, apresentando a maravilhosa cultura de nosso país e o ambiente de negócios competitivo para o público global. Na importante ocasião de nosso bicentenário, esta é uma celebração do que o Brasil realmente é: um país inovador que olha para o futuro construído sobre uma rica herança e cultura”, destacou.

 

Localização estratégica – Situada em uma galeria no badalado bairro de Covent Garden, próximo ao rio Tâmisa, a Casa Brasil estará montada em uma localização privilegiada na principal área de entretenimento da cidade. O bairro é um destino de compras, famoso pelo estilo de seus restaurantes, bares, galerias e teatros que atraem amantes da gastronomia, das artes, do design e fashionistas do mundo todo. Além disso, seu período de realização envolve o carnaval de Notting Hill, de 27 a 29 de agosto, o maior festival de rua do Reino Unido e o maior carnaval de rua europeu. Para este ano, são esperadas nada menos que 1 milhão de pessoas para os festejos, prometendo ainda mais atenção e dinamismo à Casa Brasil e suas atividades.

Além das ações envolvendo as indústrias e produtores nacionais, a programação conta com uma série de apresentações, encerrando a agenda diária. Serão shows de samba, jazz, bossa nova e DJs que irão mostrar um pouco mais da cultura brasileira. Os visitantes também poderão sentar-se na cafeteria, montada exclusivamente para o evento, e conferir os sabores de cafés especiais e de vinhos e espumantes nacionais que têm conquistado os paladares mais sofisticados mundo afora. A curadoria gastronômica da Casa Brasil é da chef Luciana Berry, que se tornou uma espécie de embaixadora da culinária brasileira no Reino Unido após participar de reality shows na TV inglesa.

 

Oportunidades comerciais  – Atualmente o Reino Unido é o vigésimo parceiro comercial do Brasil, sendo que a corrente de comércio entre ambos os países em 2021 foi de US$ 5,6 bilhões, com as exportações brasileiras alcançando US$ 3 bilhões. Os principais produtos exportados para o país europeu foram ouro, soja, preparados de carne, elementos químicos inorgânicos, café não torrado, produtos da indústria de transformação, frutas e nozes não oleaginosas. Neste ano, as exportações até o mês de junho alcançaram US$ 1,72 bilhão, e as importações chegaram a US$ 1,2 bilhão, totalizando um fluxo comercial de US$ 2,9 bilhões, com balanço favorável ao Brasil.

Segundo estudos da área de inteligência de mercado da ApexBrasil, há várias possibilidades de incremento da presença de produtos brasileiros no mercado inglês, dentre as quais se destacam os setores de frutas frescas e de frutos secos, carnes, café, soja, móveis, calçados, compensados de madeira e papéis, entre outros. Atualmente, o Brasil é o 34º fornecedor de produtos e bens de consumo para o Reino Unido e ambas as nações têm sinalizado a necessidade de aprofundamento das relações comerciais por meio da elaboração de um acordo de livre comércio. Desde a saída do Reino Unido da União Europeia, o país busca novas oportunidades de acordos comerciais com objetivo de fortalecer seu comércio internacional, sendo o Brasil um dos parceiros chave nesse sentido.

A Casa Brasil

A Casa Brasil é um evento exclusivo e independente, de alto impacto, para a promoção da imagem dos setores produtivos do Brasil no exterior, em mercados escolhidos com base em dados de inteligência comercial. Trata-se de uma vitrine de conceitos e tendências brasileiras, utilizando materiais diferenciados, com design, inovação, apelo à brasilidade, à sustentabilidade e a um estilo de vida saudável, com produtos de alto valor agregado.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover a imagem do Brasil no exterior, para impulsionar as exportações e atrair investimentos para o Brasil. Para alcançar esses objetivos, realiza ações diversificadas, a fim de valorizar os produtos e serviços brasileiros.


in.Pacto