Com a integração do Visipec às ferramentas internas, a Companhia otimiza o processo de acompanhamento de fornecedores diretos e indiretos

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, antecipou em quatro meses a integração da tecnologia Visipec – para análise de riscos de fornecedores indiretos – junto aos seus sistemas internos.

Com essa ação, a Companhia passa ser a primeira empresa do setor a utilizar a ferramenta por meio da integração com os seus sistemas internos, além de tornar a análise sobre os diretos e indiretos mais eficiente e ágil. O Visipec, com base em dados públicos, fornece aos frigoríficos maior visibilidade em suas cadeias de fornecimento para que possam incluir propriedades de fornecedores indiretos em seus sistemas para mapeamento de riscos.

A ferramenta utiliza as Boas Práticas acordadas no Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos (GTFI), o principal fórum de discussão para avançar com soluções viáveis para a inclusão de fornecedores indiretos em sistemas de gestão da cadeia de suprimento dos frigoríficos, como protocolo para analisar os fornecedores indiretos. Dessa forma, a Minerva Foods aprimora sua atuação e torna o trabalho de mapeamento da cadeia de suprimentos ainda mais amplo.

“A junção do Visipec aos nossos sistemas internos nos permite intensificar ainda mais o trabalho com foco no combate ao desmatamento. Agora, passamos a ter uma análise ainda mais próxima e complementar dos indiretos. A integração do sistema estava prevista desde o início dos testes, entretanto, com o bom desempenho da ferramenta, rápida adesão da tecnologia e com esforço e trabalho em equipe, conseguimos antecipar este processo em quatro meses”, destaca Taciano Custódio, Diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods.

“O monitoramento de fornecedores indiretos pode ser conduzido no dia a dia, a partir de um processo inteligente e automatizado, o que é extremamente positivo para os negócios dos frigoríficos e da carne brasileira de uma forma geral. A integração do Visipec, utilizando o protocolo das Boas Práticas-GTFI nos sistemas internos da Minerva Foods, reforça o compromisso da Companhia em buscar por uma cadeia de suprimentos de carne sustentável. Aplaudimos a equipe da Minerva Foods e sua dedicação à inclusão dos fornecedores indiretos neste processo de integração”, diz Katiuscia Moreira, Consultora técnica da NWF no Brasil.

 

Pioneirismo e Rastreabilidade – Em 2020, a Companhia iniciou os testes com o Visipec e em 2021 foi a primeira empresa a integrar a ferramenta em seus sistemas internos para analisar os resultados obtidos. Desenvolvida pela organização da sociedade civil National Wildlife Federation (NWF) e pela Universidade de Wisconsin, a tecnologia se baseia em dados públicos para o monitoramento de riscos da cadeia produtiva da carne.

O período de testes permitiu avançar no desenvolvimento de melhorias da tecnologia, trazer maior segurança e transparência nas relações entre os elos das cadeias de abastecimento, identificar padrões de comportamento e potenciais desvios para possibilitar ações preventivas com o objetivo de melhorar a rastreabilidade e o monitoramento de desmatamento na Amazônia.

Com os resultados, a Minerva Foods ainda chega a análises importantes para possibilitar o engajamento de produtores, destacando positivamente suas práticas sustentáveis e antecipando as exigências do mercado. A Companhia tem desenvolvido mecanismos inclusivos, não só para alertar os fornecedores diretos, mas também para apoiar os indiretos que sejam identificados com irregularidades aos critérios socioambientais.

“A ideia não é só fazer o alerta sobre as possíveis irregularidades, mas também apresentar aos fornecedores a possibilidade de produzir em conformidade com as regras ambientais.  Entendemos que, dessa forma, estamos atuando como agente transformador e contribuindo para que as práticas sustentáveis dos fornecedores cresçam continuamente”, reforça Taciano.

Atualmente, a Minerva Foods monitora mais de 14 milhões de hectares com tecnologia de mapeamento geográfico de fornecedores em todos os biomas brasileiros e no Paraguai. A empresa é também pioneira no país a ter 100% dos fornecedores diretos monitorados por meio de mapas georreferenciados na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal e na Mata Atlântica, incluindo os produtores de ciclo completo – que produzem desde o nascimento do bezerro à produção industrial. Com isso, a Companhia pode garantir que as compras de gado sejam realizadas em fazendas monitoradas, assegurando que os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais.

A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 16 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento.


Loures Consultoria
11 2391-5005 | loures.com.br