Plataforma Global do Café, Comexim e Inpev promovem atividades para sensibilizar famílias produtoras sobre o uso responsável de agroquímicos

 

Entre os dias 15 e 19 de Agosto, o município de Ouro Fino, que fica no sul de Minas Gerais – principal estado produtor de café do Brasil – terá uma semana de sensibilização sobre o uso responsável de agroquímicos e o retorno de embalagens vazias destes produtos, com o objetivo de promover saúde e segurança na cafeicultura, além de proteção do meio ambiente.

A Semana do Campo Limpo em Ouro Fino visa impactar a comunidade local através de uma programação ligada à iniciativa “Uso Responsável de Agroquímicos” da Plataforma Global de Café, em parceria com a exportadora de cafés Comexim, a Prefeitura de Ouro Fino e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

Desde 2018, a Plataforma Global de Café coordena essa iniciativa com o apoio de parceiros do setor cafeeiro e, entre outras atividades, realiza treinamentos, capacitações e ações de conscientização para produtores e técnicos de campo. O objetivo da iniciativa é promover boas práticas sustentáveis entre produtores e melhorar indicadores relativos ao uso de EPIs (equipamentos de segurança individual), à aplicação correta de agroquímicos, seu armazenamento em depósitos adequados e à devolução de embalagens vazias de agroquímicos.

A programação da Semana do Campo Limpo em Ouro Fino contará com uma agenda ampla, incluindo palestras educativas em 10 escolas rurais e urbanas da região, a fim de sensibilizar mil crianças entre 5 e 12 anos sobre sustentabilidade na cafeicultura (e o uso responsável de agroquímicos). A principal ação será o recebimento itinerante de embalagens vazias nos bairros Taguá, Penha e Peitudos, impactando centenas de moradores. Além disso, o evento também estará associado à entrega de 800 EPIs aos produtores participantes, doados pela empresa IHARA, através de parceria com a Plataforma.

A primeira edição do Recebimento Itinerante em Ouro Fino, em 2021, teve a adesão de aproximadamente 80 produtores de café da região, que devolveram embalagens vazias de produtos. O resultado foi impressionante, com quase 2.700 unidades de embalagens coletadas. Isso significa que tiveram destinação correta e que esse volume não foi deixado em locais impróprios, com a possibilidade de danos ambientais e de saúde para as pessoas do entorno.

Esta ação da Plataforma, que envolveu diferentes atores da cadeia cafeeira e parceiros do setor público e privado, foi tão positiva que a prefeitura de Ouro Fino aprovou o Projeto de Lei N3016/22 e instituiu a Semana do Campo Limpo no município a partir de 2022.

A Plataforma Global do Café comemora o impacto positivo na vida dos produtores e produtoras, e o legado de suas Iniciativas de Ação Coletiva, como explica Eduardo Matavelli, Coordenador Técnico da Plataforma. “Com essa lei, sabemos que o recebimento itinerante de embalagens nunca vai parar no município. Sabemos que o uso responsável de agroquímicos é um dos pontos de atenção da cadeia, e não há instituição que consiga liderar esta agenda sozinha, por isso propomos soluções de forma coletiva, possíveis de inspirar os diferentes atores e serem replicadas, para que o setor evolua em sustentabilidade e bem estar para os produtores e suas famílias.”

Este ano, a Semana do Campo Limpo em Ouro Fino conta com o apoio de diversas organizações como o Instituto Federal do Sul de Minas, Assopro, FAEMG, SENAR, Inaes, Câmara Municipal de Ouro Fino, Adubos Real, Coopama, Asmeria, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Fino, Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária.

Vale destacar que, até o final do ano, as ações de recebimento itinerante de embalagens também vão acontecer em outros quatro estados – Espírito Santo, São Paulo, Rondônia e Bahia – onde a Plataforma atua através da iniciativa “Uso Responsável de Agroquímicos”.

A Plataforma Global do Café é uma associação internacional com mais de 150 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva. No Brasil desde 2012, a Plataforma está comprometida com mudanças reais e resultados positivos, trabalhando junto a membros e parceiros para promover um setor cafeeiro sustentável, que proteja os recursos naturais e ofereça boas condições de vida para produtores e trabalhadores do café. A Plataforma Global do Café é coordenada no Brasil pela P&A, e conta com mais de 40 membros e dezenas de parceiros, como cooperativas, serviços de extensão rural, certificações, ONGs e entidades do setor.

Profile PR