Máquinas da MSD Saúde Animal com Internet das Coisas já estão em mais de 70 pontos de vendas por todo o país

 

Ir além de uma simples venda de produto e permitir ao consumidor novas experiências no processo de compra, por meio de uma plataforma digital, têm impactado diretamente os negócios das revendas. Depois que os pontos de vendas agropecuários incorporaram as Geladeiras Interativas Full Service da MSD Saúde Animal, equipadas com mecanismos de Internet das Coisas (IoT), o Sell out evoluiu em quase 40%.

As Geladeiras Interativas estão no mercado desde 2020 e têm como objetivo elevar a qualidade da armazenagem e facilitar o acesso aos produtos refrigerados destinados à pecuária. Mas servem especialmente como um canal de comunicação digital, aprimorando a jornada de compra e de venda, com informações de mercado (como previsão do tempo, cotação do leite, de grãos e da arroba do boi), notificações sobre novidades em produtos, detalhes sobre as soluções e a atuação da empresa, orientações técnicas e promoções. É uma vitrine ativa para o comprador se atualizar, e com interação.

“Já temos mais de 70 equipamentos espalhados entre os principais clientes da marca por todo o Brasil e cada Geladeira possui uma programação personalizada, a fim de entregar uma comunicação mais assertiva, de acordo com a região e a necessidade da revenda. Os parceiros podem, inclusive, utilizar o espaço para anunciar e comunicar suas próprias ações e eventos”, explica Daniel de Souza, gerente de trade marketing da área de Ruminantes da MSD Saúde Animal.

Entre as funcionalidades das Geladeiras, além da refrigeração dos produtos, estão: comunicação digital no ponto de venda, ampliando o acesso a diferentes conteúdos e informações, para democratizar o conhecimento; “Fale com Especialista”, pelo qual o cliente da revenda pode enviar uma dúvida referente a algum produto da companhia ou situação da fazenda e, para isso, ele deixa o contato e um profissional da MSD Saúde Animal responde; e possibilidade de download de materiais como bula e demais arquivos de orientações técnicas. Em menos de dois anos dos equipamentos no mercado, há uma conversão de 30% em interações válidas, que são os toques com aprofundamento em conteúdo específico.

As máquinas têm ainda a facilidade do módulo promocional, pelo qual é possível ativar campanhas promocionais, como roleta de descontos e brindes, entre outras ações para presentear o cliente e, como consequência, promover uma jornada de compra divertida. “Esse módulo é o mais recente do equipamento, está em atividade desde 2021, em 15 máquinas por enquanto. Só nessa etapa inicial, já tivemos uma evolução de 12% em Sell out, com a movimentação de mais de R$ 1 milhão em vendas”, pontua Daniel.

Sempre atenta a promover experiências positivas e inovadoras aos produtores, unindo ciência e tecnologia para apoiar o desenvolvimento do setor, o bem-estar de animais e pessoas e a democratização do conhecimento, a MSD Saúde Animal também está finalizando o projeto de uma calculadora digital. A novidade ajudará o balconista a ter uma jornada de venda mais fácil, pois será um guia do total de medicamento necessário mediante o total de animais e patologia indicados (no entanto, não é uma prescrição, pois o tratamento depende da orientação de um médico-veterinário). A previsão é que a calculadora seja lançada no segundo semestre deste ano.

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados.

Ketchum
(11) 5090. 8941 | ketchum.com.br