Startup brasileira, em acordo inédito com a Bolsa de Chicago, lança solução de precificação no mercado físico de grãos com base na derivação em tempo real das cotações das commodities agrícolas na CBOT e mais outras dezenas de variáveis.

A maior bolsa de commodities do mundo, a CME, e a agtech Grão Direto, anunciam acordo inédito, que permite à Grão Direto oferecer uma solução de precificação de grãos que usa as cotações de commodities da CME em tempo real para o cálculo dos preços finais no mercado físico de commodities como soja, milho e outros.

O novo serviço foi batizado de Clicou, Fechou, devido à agilidade e precisão que garante no processo de compra e venda de grãos no mercado físico, além de maior eficiência e melhor governança no fechamento dos negócios. Para isso o sistema considera diversos aspectos logísticos, destino dos grãos, regionalização, perfil dos negociantes e diversos outros aspectos para realizar uma precificação totalmente parametrizada, automática e personalizada para cada fazenda, produtor rural ou armazém. Já foram negociadas 100 mil toneladas por meio da nova solução. Com seu lançamento oficial, as projeções de crescimento são de multiplicar esse volume por 10 em 2021.

“Com esta nova solução, produtores rurais habilitados podem acompanhar em tempo real os preços no mercado físico disponibilizados pelos compradores que utilizam este nosso novo serviço. Em questão de poucos minutos ou até segundos, um negócio pode ser fechado e formalizado em uma experiência 100% digital e totalmente segura, desde a negociação, passando pela integração com o hedge do comprador, até o contrato digital assinado entre as partes. É um novo patamar! Estamos efetivamente aproximando o mercado financeiro do mercado físico e com isso imensas novas oportunidades estão surgindo.”, conta o CEO da Grão Direto, Alexandre Borges.

Além da nova solução, os serviços já oferecidos pela Grão Direto foram fundamentais para o início das conversas com o CME Group. “A nossa liderança na comercialização digital de grãos no mercado brasileiro e a nossa expertise em tecnologia, que nos permitiu desenvolver um serviço inovador, abriram as portas deste acordo. Ficamos extremamente orgulhosos pela confiança e disponibilidade em colaborar de todo o time do CME Group.”, reforça Alexandre Borges.

Todo o desenvolvimento tecnológico do Clicou, Fechou, levou quatro meses e ficou a cargo do time de Tecnologia e Produto da Grão Direto, sediada em Uberaba-MG. “Fazemos questão de desenvolvermos nossas soluções dentro de casa. Esta combinação de agricultura, tecnologia, mercado financeiro, logística e tantas outras variáveis é um diferencial do nosso time. Por isso desenvolvemos as habilidades multidisciplinares de nosso time e reforçarmos nossa cultura de inovação e obsessão pelo usuário. Só assim foi possível desenvolver tão rapidamente esta solução e termos um nível de excelência que nos permite hoje colaborar com a Bolsa de Chicago”, conta Frederico Marques, líder do time de tecnologia da Grão Direto.

Para a CME, o acordo é uma oportunidade para apoiar aos clientes globais. “Estamos satisfeitos que os dados do mercado de commodities líderes da indústria do CME Group irão alimentar esta nova ferramenta inovadora para os usuários do mercado brasileiro de grãos”, disse Trey Berre, Chefe Global de Serviços de Dados do CME Group. “Ao acessar nossos dados por meio do CME Smart Stream, nossa solução Google Cloud Platform, a Grão Direto conseguiu se integrar de forma rápida e fácil para começar a oferecer esse novo serviço para seus clientes. Essa colaboração é um ótimo exemplo de como estamos trabalhando para capacitar nossos clientes globais a usar nossos dados da melhor maneira para eles.”.

No final do ano passado, foi realizado um piloto de três meses. Uma das quatro maiores tradings do mundo e produtores rurais selecionados em três estados brasileiros participaram dos testes. O objetivo era validar pontos como a precificação em tempo real, a conectividade com a Bolsa de Chicago, a usabilidade do sistema e colher feedbacks dos usuários. Nas quatro filiais selecionadas pela trading, os negócios digitais atingiram no final do período mais de 70% do volume total de negócios. Os usuários destacaram a facilidade de acompanhamento das transações por meio da plataforma. “Minha experiência com a Grão Direto é excelente. A solução Clicou, Fechou trouxe mais agilidade, porque é possível acompanhar mais de 10 localidades em tempo real, identificar a melhor oportunidade e fechar o negócio imediatamente”, afirma Jean Becklim, da Futura Agronegócio.

O novo serviço também amplia o alcance dos esforços de rastreabilidade e de sustentabilidade na comercialização de grãos, pois com todo o processo sendo digital, torna-se muito mais fácil a integração dos negócios com os diferentes sistemas de rastreabilidade da cadeia.

Tecnologia, segurança de dados – Os preços de mercado das commodities podem mudar em questão de segundos em um dia de negociação, por isso as informações em tempo real do CME Group são uma variável essencial para o cálculo dos preços no mercado físico. Esta conexão só foi possível através do CME SmartStream, uma nova solução do CME Group, via Google Cloud Platform (GCP), para compartilhar dados de uma forma fácil, eficaz e intuitiva.

Outro destaque é o compromisso da Grão Direto com a segurança de dados e privacidade, utilizando diversas camadas de segurança, criptografia e as certificações necessárias para integração com os sistemas corporativos. Além disso, o sistema mantém as informações das empresas e dos usuários em bases de dados isoladas e atende as exigências da LGPD.

Foco na experiência do usuário – Todos os serviços da Grão Direto são desenvolvidos a partir do estudo da experiência do usuário para garantir uma experiência positiva e, sobretudo, resultados para os negócios. O acordo com a CME não foi diferente.

Os vendedores, por meio dos serviços da Grão Direto, acessam dezenas de preços em constante mudança. Os usuários se beneficiam da experiência de um mercado online em tempo real, onde os preços variam e as oportunidades de negócios podem surgir durante o dia de negociação. Inclusive, os vendedores podem ativar alertas de preço para acompanharem determinadas ofertas ao longo do dia ou da semana. Depois de negociado, tudo é assinado de forma digital.

A experiência para os compradores é semelhante. As mesas de operação e times comerciais podem definir condições específicas para o cálculo do preço, o que ajuda a agilizar as negociações. Além disso, quando um negócio é fechado, a composição de preço fica automaticamente disponível com todas as variáveis detalhadas (CBOT, Dólar, Logística, Prêmio, Relacionamento Comercial, etc). As mesas de operação podem realizar operações de hedge sem atritos e com integrações, pois todas as informações já estão organizadas de antemão.

“Com nossa ferramenta de precificação e o Clicou, Fechou, as empresas compradoras de grãos conseguem ter uma ativação de sua base de fornecedores muito maior, maximizando sua captação de oportunidades, além de uma estratégia de precificação e originação muito mais uniforme e ágil. Agora podem pilotar o avião vendo os sensores em tempo real e, assim, tomarem as melhores decisões”, destaca Pedro Paiva, responsável pelas grandes contas na Grão Direto.

Criada em Uberaba, Minas Gerais, pelos empreendedores Pedro Paiva, Alexandre Borges e Frederico Marques, a Grão Direto conecta produtores rurais e compradores de grãos de forma mais eficiente, segura e moderna.

Na sua segunda rodada de captação, realizada em 2021, a plataforma recebeu R﹩ 13,5 milhões em investimentos. Totalizando investimentos de R﹩ 18 milhões em três anos, maior aporte à uma agtech dedicada à digitalização da comercialização de commodities agrícolas na América Latina. A rodada foi liderada pela Lanx Capital e contou com um grupo de investidores que reuniu também a Bayer, a Barn Investimentos e o braço de investimento do Grupo Rendimento, entre outros.

Atualmente, já são centenas de milhares de toneladas de soja, milho e sorgo, negociadas digitalmente tanto no mercado à vista, quanto no mercado a termo (travamentos futuros) e barter (permuta). Em 2020 os negócios conectados digitalmente via Grão Direto apresentaram um desempenho de 1000% acima do ano anterior. Além de fábricas de ração, cooperativas, cerealistas, corretoras, confinamentos, granjas, entre outros, a agtech atende duas das quatro maiores tradings multinacionais.

Entre 2017 e 2020, a Grão Direto recebeu diversos reconhecimentos no Brasil e no exterior como tendo sido eleita 3 vezes consecutivas para o “100 Startups to Watch”, foi também umas das 12 empresas selecionadas no mundo – única do agronegócio – para participar em São Francisco (EUA) do programa BlackBox 24 – com bolsa integral do Google for Startups e ainda foi escolhida por duas vezes para programas Scale-up da Endeavor.

Para ter acesso aos serviços, produtores rurais e compradores podem baixar gratuitamente o aplicativo em seus dispositivos móveis ou se conectar por meio de computadores. A partir daí, têm acesso a diversos serviços e suporte da Grão Direto. Além disso, a empresa possui soluções personalizadas para grandes empresas compradoras de grãos, de modo a apoiá-las em sua transformação digital. São serviços como: inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, contratos digitais e gestão de documentos, ferramentas de precificação de grãos, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental. Tudo para deixar a negociação de grãos mais eficiente, segura e moderna!


Ágora Comunicação Estratégica e Public Affairs
(11) 3254 2440 | agoracomunica.com.br