A Apis Flora, empresa líder nacional no segmento de apiterápicos (própolis, mel e extratos de plantas medicinais), completou 40 anos de atuação em fevereiro de 2022. Presente em todos os estados do Brasil em mais de 15 mil pontos de venda com mais de cem produtos em seu portfólio, a empresa foi fundada em 1983, por Manoel Tavares e Antônio Carlos, dois amigos que tinham amores em comum, a natureza e o sonho de trabalhar com as abelhas. A empresa iniciou suas operações com a venda de mel e, ainda no primeiro ano, foi pioneira ao lançar o primeiro extrato de própolis comercializado no Brasil.

Hoje, a empresa atua em diversas frentes de produção: produtos com foco em autocuidado, nutracêuticos, medicamentos fitoterápicos e insumos farmacêuticos. Além disso, a empresa utiliza sua capacidade fabril e laboratorial para terceirizar e desenvolver produtos para o mercado farmacêutico do Brasil e do mundo.

Se há 40 anos o extrato de própolis era descartado pela maioria dos apicultores e não era reconhecido pelo Ministério da Agricultura (MAPA), hoje é um produto registrado, de alto valor agregado no topo da cadeia produtiva e vem ganhando notoriedade entre os consumidores desde o início da pandemia. Raul Ferreira, diretor geral e filho de Manoel, fundador da Apis Flora, explica que a Covid-19 despertou a preocupação dos consumidores com a saúde e imunidade, refletindo nos números da companhia. “Com essa mudança do estilo de vida, as pessoas passaram a pesquisar e a conhecer novos produtos que ajudassem a manter a boa saúde. Diante de centenas de estudos científicos que comprovam os benefícios da própolis, a busca pelos nossos produtos aumentou extraordinariamente. Comparando os resultados de 2018 e 2021, triplicamos o faturamento, e desde 2019, crescemos 2 dígitos ao ano”, diz.

“Para nós da Apis Flora, comemorar quatro décadas é um marco muito importante! Acreditamos que o desejo de cuidar sempre guiou nossas decisões durante esses anos e vai muito além do sentido literal da palavra. É o cuidar que norteia nossas ações quando desenvolvemos um novo produto: pensando em todas as etapas, desde a concepção da ideia, os testes e análises de segurança e eficácia, além dos benefícios que o produto oferecerá aos nossos consumidores. É o cuidar que fala mais alto quando pensamos em nossos colaboradores, oferecendo um ambiente de trabalho agradável e saudável, as ferramentas necessárias para o desempenho de suas funções e treinamentos, além da possibilidade de crescimento”, diz Raul Ferreira. Um exemplo recente que traz muito orgulho para a marca, de acordo com Raul, “foi o estudo clínico desenvolvido em tempo recorde, para avaliar o uso do Extrato de Própolis EPP-AF®, produto patenteado da marca, como adjuvante no tratamento da Covid-19, e os resultados da Fase 1 foram fantásticos! Um momento único e extremamente gratificante, pois sabemos que, muito mais do que simplesmente crescer, estamos auxiliando na manutenção da saúde de cada vez mais pessoas”, complementa o diretor.

Desde o início, a empresa estabeleceu uma sólida cultura científica e de inovação, o que permitiu ser reconhecida por investir regularmente em pesquisas voltadas ao desenvolvimento do setor no Brasil. A Apis Flora conta com parcerias com instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento ao desenvolvimento – como USP, UNICAMP, UNESP, FAEPA, CNPq, FAPESP e FINEP – e por meio delas já conquistou a publicação de mais de 130 estudos que envolveram mais de 400 pesquisadores, além da aprovação de seis patentes, entre elas a do EPP-AF®.

Como a própolis é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico, coletado das plantas pelas abelhas, além de saliva e enzimas acrescentadas pelas próprias abelhas, utilizada para vedar e proteger a colmeia, existia o desafio de padronizá-la e torná-la reprodutível lote-a-lote, segundo Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora. “Completamos em 2022, 28 anos dedicados às pesquisas. Foi por meio delas que desenvolvemos um blend específico de própolis, considerando características físicas, físico-químicas e biológicas, que foi patenteado e nomeado de Extrato Padronizado de Própolis (EPP-AF®). A patente garante que toda a linha que contém o EPP-AF® seja padronizada e reprodutível lote-a-lote, oferecendo segurança aos consumidores, que comprarão sempre o mesmo produto, independentemente do lote, época do ano e condições climáticas, garantindo integralmente, os benefícios das atividades já comprovadas da própolis.”, diz.

A responsabilidade ambiental também é um pilar importante para a Apis Flora. Desde a sua fundação em 1982, quando o tema ainda não era amplamente conhecido, o conceito já estava muito bem estruturado na empresa. Foi implementada a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, com destaque na responsabilidade compartilhada no ciclo de vida dos produtos, minimizando e monitorando os resíduos gerados: plástico, vidro, metal, papel, resíduos industriais e embalagens dos produtos pós-consumo, visando a redução do impacto ambiental. A Apis Flora também aderiu ao projeto de Logística reversa de medicamentos vencidos ou em desuso, desde novembro de 2020 assumindo a responsabilidade compartilhada da logística dos medicamentos vencidos dos pontos de armazenamento secundário (distribuidores) até os locais de tratamento e disposição final ambientalmente adequada.Os laboratórios de Controle de Qualidade Microbiológico e Controle de Qualidade Físico-químico e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação possuem equipamentos de ponta, que são padronizados de acordo com normas internacionais, garantindo o padrão de qualidade de cada produto. A Apis Flora é periodicamente inspecionada e monitorada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e, em 2011, concedeu um certificado à empresa pelo cumprimento das boas práticas de fabricação de medicamentos.

Com três unidades localizadas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que abrangem produção, armazenamento, logística e as atividades administrativas, todas as instalações atendem aos padrões GMP (Good Manufacturing Practices), com a validação e qualificação de processos devidamente homologados junto aos órgãos responsáveis. A Apis Flora exporta seus produtos para mais de 30 países, e atua em todos os continentes, sendo eles Brasil, Canadá, EUA, México, Suriname, Guiana Francesa, Bolívia, Argentina, Reino Unido, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Bélgica, Hungria, Israel, Jordânia, Kuwait, Bahrein, África do Sul, Índia, China, Tailândia, Taiwan, Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul, Japão, Malásia, Indonésia, Vietnã, Austrália e Nova Zelândia.

Comprada em 2017 pelo grupo francês Lehning Laboratories, empresa especializada em plantas e produtos homeopáticos com mais de 85 anos de história, a Apis Flora segue com a premissa de unir o melhor da natureza e tecnologia, oferecendo produtos de qualidade que entreguem saúde, eficácia e segurança para seus clientes e consumidores.”Nos últimos 4 anos crescemos incríveis 628% em faturamento de exportação. O principal produto exportado é nosso extrato de própolis patenteado EPP-AF® para indústrias alimentícias, cosméticas e farmacêuticas, devido a suas características exclusivas de padronização, segurança e atividades biológicas comprovadas por estudos clínicos. Nossa expectativa para 2022 é seguir expandindo e atingir um crescimento de 30%. Desenvolvemos uma linha de produtos orgânicos para Europa e Estados Unidos, que devem ser a força motriz para nosso crescimento internacional nos próximos anos.”, completa Raul Ferreira.

Fundada em 1982, a Apis Flora é líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais. A empresa é reconhecida por investir regularmente em pesquisas voltadas ao desenvolvimento do setor no Brasil e para isso conta com parcerias com instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento ao desenvolvimento – como USP, UNICAMP, UNESP, FAEPA, CNPq, FAPESP e FINEP. A partir das parcerias, já conquistou a publicação de mais de 130 estudos que envolveram mais de 400 pesquisadores, além da aprovação de seis patentes, entre elas a do EPP-AF®, um extrato de própolis padronizado e exclusivo que compõe diversos produtos do portfólio da marca, incluindo o PROPOMAX®, utilizado no estudo inédito no mundo que mostra os benefícios desse extrato de própolis para o tratamento da COVID-19. Além de serem comercializados no Brasil, os mais de 100 produtos do catálogo da Apis Flora também são exportados atualmente para mais 40 países, incluindo China, Estados Unidos, Japão e França.

PR Americas
(11) 3078-7272 | PR Consulting Americas