Localizado no interior de São Paulo, produtora tem como segredo do sucesso a paixão pelos animais e o amor pela culinária familiar simples

 

Com características e sabores incríveis e únicos, que diferem bastante daqueles encontrados nas versões com leites de vaca, búfala ou de ovelha, o queijo de cabra coleciona filas quilométricas de amantes completamente apaixonados. Além disso, são excelentes para a saúde, pois são menos alergênicos, oferecem uma digestão mais fácil, possuem mais cálcio e menos colesterol. É possível consumi-los nas versões frescas ou maturadas e, dependendo de qual for o tipo, ele pode ajudar a incrementar saladas, com um pouquinho de mel e de gergelim (hum!), virar recheio de pizzas e de bruschettas, acompanhar massas e também, claro, é perfeito para ser degustado puro, mesmo.

No Brasil, nos últimos anos, têm surgido diversos novos produtores e, consequentemente, aumentado o volume de produção desse tipo de alimento. Ao mesmo tempo em que o mercado cresce, destacam-se no setor os pequenos fabricantes, aqueles que priorizam a sustentabilidade, o bem-estar animal e a produção artesanal, além de movimentarem a economia local.

E esse é o caso do Rancho Alegre Capril e Queijaria Artesanal, fundado por Márcia Cabalin Sprinz, em outubro de 2019, produtora paulista que mantém uma fabricação de queijos com base no amor aos animais e no gosto pela culinária simples e familiar.

Localizado em Porto Feliz, cidade do interior de São Paulo, o Rancho possui instalações com modernos equipamentos de produção e rígidas regras de higienização, facilitando o foco na qualidade dos produtos fabricados. No capril, os queijos são feitos com 100% do leite da cabra, sem qualquer tipo de espessante, conservante ou outro aditivo. Os animais são tratados com amor, carinho e sem estresse, o que auxilia na qualidade do leite extraído.

Márcia, a fundadora do Rancho Alegre, conta mais sobre a sua inspiração para o local. “O amor e o respeito aos animais e a busca por uma vida mais tranquila e próxima da natureza me trouxeram para o interior de São Paulo. Nasci e fui criada numa família de imigrantes italianos e espanhóis, onde tudo sempre começava ou terminava em mesas simples e fartas. Juntando tudo isso ao meu conhecimento no processamento de leite, fazer queijo de cabra acabou sendo um caminho natural para a minha vida”, afirma.

Alguns dos itens produzidos no belo Rancho Alegre são: um aveludado e brilhante doce de leite de cabra, feito apenas com leite de cabra fresco e menos da metade do açúcar de receitas tradicionais, cozinhando em fogo baixo por cerca de cinco horas; o forte, ácido, aromático e surpreendente Camuffato, queijo de massa de fermentação láctica e casca florida, recoberta por mofos espontâneos, comestíveis e muito saudáveis; o Boursin, queijo branco e sem casca, de origem francesa, com sabor suave e amanteigado, feito com leite de cabra pasteurizado e de fermentação láctea, num processo bastante simples, mas que leva três dias para ficar pronto; e o Maturato, de massa lavada, cozida e prensada, que fica maturando em ambiente controlado por pelo menos 90 dias.

As embalagens dos queijos do Rancho Alegre são feitas com materiais renováveis e/ou reciclados pós-consumo. Além disso, a queijaria possui parcerias com pequenos produtores da região, visando a conservação ambiental e bem estar dos animais. “Priorizamos a sustentabilidade em todos os nossos processos. Isso é essencial para nós”, explica Márcia.

O Rancho Alegre possui uma loja online. O delivery é feito para toda a grande São Paulo, Campinas, Valinhos e Vinhedo, além de cidades que recebem Azul Cargo. Envios por SEDEX são feitos sob consulta.

Para visitação: O Rancho está aberto ao público todo sábado, das 12h às 17h

Endereço: Estrada Jacutinga, 52, Porto Feliz – SP, 18540-000 (região de Sorocaba) | Telefone: (15) 99116-1325


ÔNIXPress
(11) 98902-1694 | @onixpress