“O Dia Mundial da Água, 22 de março, tem especial significado para o Brasil, detentor da maior reserva hídrica do mundo. Precisamos cuidar muito desse nosso precioso recurso natural”, ressalta Lívia Baldo, gerente comercial da Tera Ambiental. A empresa é especializada no processamento de resíduos orgânicos líquidos e sólidos, por meio de soluções ambientais, como o tratamento de efluentes e compostagem termofílica, devolvendo efluente tratado à natureza e oferecendo alternativas para transformação desses materiais em novos produtos, com a produção de fertilizante orgânico composto para a agricultura.

A reciclagem de efluentes é realizada no município de Jundiaí (SP). Os resíduos líquidos gerados por empresas dos setores industriais e urbanos são transportados por caminhões-tanque e processados na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do município. O efluente tratado é destinado ao Rio Jundiaí. Toda a operação é minuciosamente monitorada, resultando em parâmetros de lançamento superiores aos exigidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O trabalho da Tera Ambiental contribui para a renovação do ciclo da água, já que devolve volume considerável de efluente tratado ao Rio Jundiaí que, em 2017, foi o primeiro rio brasileiro a ter sua classe alterada em função da melhora da qualidade das suas águas. A operação da ETE é parte importante dessa melhoria, pois a cidade de Jundiaí já foi responsável por 70% da poluição do rio, que teve este quadro revertido.

A Tera Ambiental também aproveita o lodo de esgoto produzido no processo para transformá-lo, junto a outros resíduos orgânicos, em fertilizantes orgânicos compostos. Nos últimos quatro anos, foram 196 mil toneladas produzidas, cuja colocação no mercado tem significado relevante neste momento em que o quadro geopolítico no Leste da Europa ameaça o fornecimento de fertilizantes minerais.

 

Recomendação mundial para melhoria do manejo da água – O Dia Mundial da Água, instituído pela Nações Unidas, tem o propósito de chamar atenção e estimular a preservação desse recurso natural essencial para a vida. O relatório Situação dos Serviços Climáticos 2021: Água, da Organização Meteorológica Mundial (OMM) recomenda aos países melhorar o manejo, o monitoramento e a projeção do fornecimento dos recursos hídricos. O documento também sugere o aumento dos investimentos na área e a integração das políticas hídricas e climáticas.

Em 2018, segundo o relatório, 3,6 bilhões de pessoas no mundo tiveram acesso inadequado à água ao longo de um mês. Em 2050, é esperado que esse número passe de cinco bilhões. A crise climática, as secas e o aumento populacional têm contribuído para que cada vez mais pessoas enfrentem escassez de água e estresse hídrico. “Por isso, além da preservação de todos os mananciais, é fundamental o tratamento correto de efluentes, devolvendo à natureza volume significativo de resíduos líquidos tratados”, conclui Lívia Baldo, da Tera Ambiental


Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
(11) 3670-5424 | viveiros.com.br