Para valorizar características naturais e culturais do Brasil na Expo 2020, a Apex-Brasil organizou apresentações gastronômicas alusivas aos biomas do país. Nesta terça-feira (7), é destaque o Cerrado, com show do chef Ian Baiocchi   

Conhecido como a Savana mais rica do mundo, o Cerrado possui 5% da biodiversidade do planeta. São 11.627 plantas nativas catalogadas e características que abrangem os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Tamanha riqueza natural brasileira estará representada nesta terça-feira (7), na Expo 2020 Dubai através de uma das expressões mais afetivas de conhecimento: a gastronomia. O chef goiano Ian Baiocchi fará um cooking show no Pavilhão Brasil, com ingredientes originários do Cerrado.

A programação do Pavilhão Brasil é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a CCAB (Câmara de Comércio Arábe-Brasileira) e o Ministério das Relações Exteriores.

Ian revela que os principais ingredientes escolhidos são a marmelada de Santa Luzia, doce produzido artesanalmente e típico de região de Luziânia no estado de Goiás, banana marmelo, corte de carne cupim, farinha de milho e castanha de baru.  O seu critério para escolha deles foi baseado em sua “vontade de mostrar a diversidade do bioma, para além do clichê do pequi”, diz.

Baiocchi define o Cerrado em potência e sazonalidade, justamente que o que buscará traduzir em sua apresentação. “O que eu mais gosto do Cerrado é que ele é uma potência. Nada que existe e que acontece por lá é tranquilo. Tudo é forte e intenso. Assim também é a característica de sua sazonalidade, uma vez que todas as colheitas duram menos tempo, como caso da mangaba que se colhe entre 3 e 4 semanas por ano. E esses frutos possuem um sabor forte, sabor da luta do bioma para produzir vida em ambientes secos”, descreve o chef.

E sobre potencialidade, sua grande aposta para que o Cerrado conquiste público de todo o mundo na Expo é a castanha de baru, fruto do barueiro, uma de suas árvores nativas. Para Baiocchi, essa castanha é similar ao pistache, sucesso histórico no Oriente Médio, além de ser rica em ferro, o que pode lhe garantir popularidade entre visitantes da Expo Dubai.

Para os ingredientes das receitas, haverá preferência pelos fornecedores com Certificação Halal, reconhecida por países islâmicos, para atestar que os produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica.

 

Agronegócio – A programação é a segunda de uma série de shows gastronômicos com a finalidade de destacar o potencial agropecuário brasileiro, que tem sido cada vez mais um setor chave para as exportações brasileiras, como explica a analista da Gerência de Agronegócio da Apex-Brasil, Luciana Furtado. “Queremos promover a gastronomia como forma de ampliar e posicionar a imagem do Brasil. O Pavilhão do Brasil já foi visitado por mais de 600 mil pessoas de todo o mundo e, o que é mais importante, é que são pessoas abertas a conhecer e apreciar nossa cultura” afirma.

O primeiro show gastronômico ocorreu em 16 de novembro durante a Semana do Brasil ministrado pela chef baiana Luciana Berry, campeã do reality Top Chef Brasil 2020, da TV Record. Ela apresentou as características do Pantanal.  Em 2022, no dia 31 de janeiro, será a vez de o chef Rodrigo Oliveira apresentar o bioma Caatinga,. Paulistano, Rodrigo é filho de pernambucanos, de quem herdou o gosto pela culinária. Cursou Gastronomia e desde 2001 está à frente do restaurante que conta a história da sua família. ,

No dia 18 de fevereiro de 2022, o chef paraense Thiago Castanho apresenta receitas à base de mandioca no Pavilhão Brasil, gastronomia.  Castanho já foi apontado pelo jornal norte-americano The New York Times como um dos chefs mais através da inovadores do Brasil e destaca-se internacionalmente por fazer releituras da culinária tradicional amazônica. No dia 23 de fevereiro, ele estará novamente na Expo 2020 Dubai, para apresentar receitas do bioma Amazônia, como parte da programação da Semana do Agro.

No dia 17 de março, será a vez do Guga Rocha, que apresentará o bioma Pampa. Além de chef de cozinha com 20 anos de experiência profissional, ele também é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Natural do estado de Alagoas, sua principal influência foi a avó paterna, Edla Ramalho, também chef, com quem conviveu durante toda sua infância. “Entendo que a raiz da cozinha brasileira é preciosa, porque guarda a história e a cultura do seu povo”, conta. Guga Rocha promete utilizar a criatividade para encantar os visitantes e derrubar estigmas sobre a Região Sul do Brasil.

A Expo 2020 Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. A World Expo abrange diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia. O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil) é a responsável pela organização do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai. Ela atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores, entidades de classe.

in.Pacto
(61) 2107-9300 | inpacto.co