Empreendedores vão participar de Fórum Internacional, além de expor e comercializar os produtos para visitantes de mais de dez países

Produtores de Queijo Minas Artesanal terão um espaço diferenciado na ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards -, que será realizada de 24 a 27 de agosto. O Sebrae Minas é um dos parceiros do evento e vai promover a participação de dez associações regionais, que representam cerca de 200 empreendedores, de mais de 100 municípios. Os produtores terão acesso a capacitações e possibilidade de expandir os negócios com compradores nacionais e internacionais.

Dados da Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo) revelam que cerca de 30 mil famílias no estado têm o queijo Minas Artesanal como principal fonte de renda. O analista do Sebrae Minas Alessandro Henrique de Souza destaca que eventos como esse promovem o desenvolvimento da cadeia produtiva da iguaria e a valorização da cultura mineira. “A ExpoQueijo contribui para que os pequenos negócios sejam mais competitivos, além de ser um importante instrumento para a divulgação de informações relevantes e confiáveis sobre a produção do queijo artesanal”, destaca.

Durante o evento, vai acontecer o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar. Palestras, oficinas e mesas de debate vão apresentar inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal certificado. A programação do Fórum inclui a participação de profissionais italianos, que vão falar sobre “A denominação de origem na ótica da Itália”.

Os produtores também receberão informações técnicas com as palestras: “Defeitos em queijos: como evitar?”,“Como construir ou reformar uma queijaria com baixo custo” e “Tecnologia para produção de queijos de qualidade: Inovação, qualidade e tradição se unem”. A capacitação inclui oficinas com degustação comentada de queijos e, até mesmo, um workshop para ensinar como conservar o queijo artesanal em casa. A programação completa do Fórum está disponível no site.

Missões empresariais organizadas pelo Sebrae em Sergipe, Mato Grosso e Ceará vão trazer empreendedores para participar da ExpoQueijo 2023. Líderes do setor, produtores, técnicos, instituições, comerciantes, chefs, gastrônomos e consumidores estarão compartilhando o mesmo espaço, no intuito de aprenderem um pouco mais sobre o universo do queijo artesanal, bem como traçarem, juntos, melhores caminhos para o sucesso da atividade.

 

Espaço Origem Minas – Além das palestras técnicas, o Sebrae também vai levar ao público da ExpoQueijo o Espaço Origem Minas, que conta com diversos produtos artesanais como cafés, geleias, doces e azeites que podem ser comercializados e degustados por quem visita o evento. O espaço fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das micro e pequenas empresas do agronegócio e da gastronomia de Minas Gerais.

A Associação de Produtores de Cachaça de Alambique do Cerrado Mineiro também estará presente. A bebida, que é reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural, poderá ser apreciada pelos participantes da feira.

 

Disputa internacional – Neste ano, o concurso internacional de queijos teve recorde de inscritos. Mil e trezentos queijos de nove países (Brasil, Itália, Suíça, Canadá, México, Uruguai, Peru Argentina e Nigéria) vão participar da competição que garante ao grande vencedor o título de “Super Ouro”. O concurso contemplará cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies. Somadas prova e contraprova, o evento terá em julgamento mais de duas toneladas de queijos artesanais certificados.

A ExpoQueijo é realizada pela Bonare Eventos, com o patrocínio do Sebrae; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG; Sistema Ocemg; Sistema Faemg; Sicoob Crediara; e McCain. São parceiros da ExpoQueijo: Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Prefeitura de Araxá; e Amiqueijo. A curadoria é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), órgão ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

 

ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards

Data: 24 a 27/08/2023

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)

Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br


Prefácio Comunicação