Certificação comprova que empresa colabora na compensação ambiental com a destinação de embalagens para cooperativas de reciclagem

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, recebeu o selo eureciclo, que contempla as empresas que promovem a logística reversa de suas embalagens, por meio da reciclagem de resíduos equivalentes. A Companhia é a primeira empresa do setor de carnes a receber a certificação para todas as suas linhas comercializadas no mercado nacional.

A conquista evidencia o trabalho da Minerva Foods com foco na compensação ambiental e mostra que a empresa destina recursos para cooperativas e operadores de reciclagem, retirando os insumos utilizados para produção de embalagens, como plástico e papel, do meio ambiente. Com a nova certificação, os produtos de todas as linhas da Minerva Foods comercializados no mercado nacional exibirão o novo selo em suas respectivas embalagens.

Mais do que um selo, a eureciclo é uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados, para certificar as empresas que destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas e operadores de reciclagem. Anualmente, a Minerva Foods destina aproximadamente 1.500 toneladas de embalagens pós-consumo para estes agentes da reciclagem.

O novo selo atesta ainda o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a destinação correta de pelo menos 22% da massa de resíduos inserida no mercado por fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Nos últimos anos, a empresa já compensou mais de 3.580 toneladas de embalagens pós-consumo.

“A prática de logística reversa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, contribuindo com a conservação do planeta. Dessa forma, temos promovido proativamente, a retirada de materiais utilizados nas embalagens de nossos produtos a nível nacional. A conquista reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia de valor da produção de alimentos”, destaca Silvio Shinji Irizawa, Diretor Industrial da Minerva Foods.

“Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, a Minerva ajuda a incentivar a cadeia e os profissionais de reciclagem, pois remunera diretamente as cooperativas e os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental. É um modelo que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza e a elevar as taxas de reciclagem brasileiras, o que é cada vez mais importante para o futuro do planeta”, explica Marcos Matos, diretor de Marketing e Vendas da eureciclo.

A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carne bovina da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 16 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento.

A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem. A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem. Todo o processo é auditado pela Ernst & Young. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.

Loures Consultoria
11 2391-5005 | loures.com.br