A expectativa é alta para os representantes da indústria alimentícia, profissionais da área de sanidade e companhias que atuam na área de testes e certificações, como a Intertek JLA

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o substitutivo do deputado Domingos Sábio (PSDB-MG) ao Projeto de Lei 1293/2021 , na quarta-feira (22). O PL institui os programas de autocontrole de agentes privados regulados pela defesa agropecuária. O texto ainda autoriza médicos veterinários habilitados no Ministério da Agricultura ou pessoas jurídicas credenciadas a cumprir atividades técnicas e administrativas em defesa agropecuária

O projeto de lei do autocontrole foi criado pelo Ministério da Agricultura. Para a ministra Tereza Cristina, diante da expansão do agronegócio, não acompanhada pela capacidade do poder público de ampliar o setor de fiscalização agropecuária, é necessário encontrar formas mais inteligentes de o Estado atuar. Na proposta inicial está colocado que os programas a serem elaborados por empresas ou produtores devem conter registros sistematizados e auditáveis do processo produtivo, uma previsão de como seriam recolhidos os lotes em caso de problemas e quais seriam os procedimentos adotados para autocorreção.

 

Do campo à mesa – A qualidade e a segurança dos alimentos são prioridade – Para que o consumidor final tenha em sua mesa alimentos seguros, é necessária a auditoria e a certificação de normas de boas práticas de fabricação, sistemas de gestão de qualidade e segurança alimentar, verificando os pontos críticos de controle. Para que cheguem aos consumidores com segurança e qualidade garantidas, cada alimento deve cumprir requisitos rigorosos e passar por testes, análises e certificação. Ao ser certificada, uma empresa passa a ter registros de cada etapa do sistema, com análises, calibrações, ações corretivas e melhorias.

A notícia de aprovação do Projeto de Lei 1293/2021 é excelente para o mercado de análises de carnes bovina, suína e aves. Ao reforçar a importância de análises rápidas e precisas, com total imparcialidade, proporcionando segurança aos mercados e aos consumidores, promove a segurança dos alimentos dos brasileiros.

Neste cenário, a Intertek JLA tem expertise para lidar com o setor agrícola e promover estas análises, evitando as sanções. A multinacional tem mais de 130 anos de atuação mundial de acordo com normas internacionais reconhecidas e é responsável por analisar, testar e certificar os alimentos consumidos pelos brasileiros desde o campo até a mesa.

Para que a indústria alimentícia cumpra todos os requisitos exigidos pelo Projeto de Lei 1293/2021, a Intertek JLA possui laboratórios acreditados por normas internacionais, ISO 17025 para diversas análises de resíduos de pesticidas, resíduos de drogas veterinárias, composição química, análises bacteriológicas, análises de metais pesados, bolores, leveduras, micotoxinas. Os laboratórios da Intertek JLA trabalham de acordo com as mais exigentes normas internacionais apresentando sempre resultados precisos, rastreáveis e confiáveis. Para maior rapidez desenvolveu uma logística bastante capilarizada para a coleta de amostras.

 

Cenário

  • No mundo todo são produzidas mais de 4 bilhões de toneladas de alimentos por ano.
  • O mercado de testes de alimentos no Brasil é de cerca de US﹩0,6 bi, algo em torno de 4% do mercado global.
  • O Brasil é o segundo maior exportador de produtos alimentícios, como carnes, aves, soja e cana-de-açúcar, do mundo, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

Agriworld e Food da Intertek – As divisões de agro e alimentos da Intertek compreendem a grande variedade de normas e regulamentos internacionais desde a origem até a entrega. As áreas atuam na segurança e na qualidade dos alimentos – Soja, Milho, Fertilizantes, Amendoim, Açúcar, Óleos, Grãos, Farelos, Algodão – beneficiando a todos os envolvidos na fabricação e distribuição de produtos e serviços deste segmento. Como um dos principais órgãos de certificação de segurança de alimentos, e com credenciamento para programas reconhecidos globalmente, a Intertek apoia e orienta empresas em todo o processo, oferecendo soluções diversificadas e eficazes para as diversas necessidades de negócios e autorregulação. A experiência da Intertek inclui Testes e Análises, Serviço de inspeção, Assuntos Regulatórios, Treinamentos, Auditoria e Certificação (FSSC 22000, ISO 22000, IFS, BRC, Global Markets, HACCP, GMP).

A Intertek é um fornecedor líder de Qualidade Total Assegurada para indústrias em todo o mundo. A rede é composta por mais de 1.000 laboratórios e escritórios em mais de 100 países oferece soluções inovadoras e personalizadas de garantia, teste, inspeção e certificação para as operações e cadeias de abastecimento de dos clientes que atende. Experiência em Garantia de Qualidade Total da Intertek, entregue de forma consistente com precisão, ritmo e paixão, permitindo que os clientes avancem com segurança.

Fresh PR
(11) 3085-6583 | (62) 3609-3697 | freshpr.com.br