Uso de dutovias representou ganhos ambientais e econômicos

A Logum Logística, pioneira na construção e operação de dutos exclusivos para o transporte de etanol, realizou sua primeira operação de exportação. Foram carregados aproximadamente 40 milhões de litros de etanol, embarcados no porto de Ilha D’Água (RJ) e tendo como destino o mercado da Califórnia, nos Estados Unidos. O sistema dutoviário da Logum transportou o biocombustível por mais de 745 km, a partir de seu terminal em Ribeirão Preto (SP).

A operação, ao integrar transporte rodoviário de curta distância, no interior de São Paulo, a um sistema dutoviário ligado a um porto, além de economia de custos resultou em importantes benefícios ambientais. Foram evitadas 733 viagens de caminhões, que utilizariam as rodovias da Região Metropolitana, contribuindo para uma redução de emissões de 2 mil toneladas de CO2. A operação logística da Logum foi 87% mais eficiente ambientalmente em comparação com o uso do modelo tradicional, via modal rodoviário.

“A utilização de um sistema dutoviário para a exportação de etanol representa um verdadeiro marco na construção da logística eficiente em nosso país. E a Logum está contribuindo para uma página desta história”, destacou Wagner Biasoli, diretor-presidente da companhia.

O destino da primeira exportação foi motivado por um programa ambiental adotado pelo estado da Califórnia, cujos benefícios os produtores brasileiros de etanol podem acessar utilizando o Sistema Logum. Há um prêmio para o uso de biocombustível no setor de transporte, que varia de acordo desde o plantio até chegar ao mercado consumidor californiano, incluindo a logística – onde o uso de dutovias é um fator importante. O programa do estado norte-americano prevê benefícios de até US﹩ 8 por 1.000 litros.

A Logum Logística foi criada em 2011 para a construção e operação de um Sistema Logístico de Transporte de Combustíveis e Biocombustíveis focada no transporte dutoviário, mas envolvendo também outros modais de transporte: rodovias (caminhões-tanque), ferrovias (vagões-tanque) e cabotagem (navios). O etanol é captado em terminais e transportado por dutos que interligam as principais regiões produtoras do país aos grandes centros de consumo do combustível, como Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A primeira fase do sistema de dutos da Logum entrou em operação em agosto de 2013, com a inauguração do terminal em Ribeirão Preto (o maior centro coletor de etanol do país), possibilitando a transferência de etanol desde esta cidade até Paulínia através de um poliduto de 207 km de extensão. Em abril de 2015 foi inaugurado o segundo trecho, com 143 km de extensão, entre Uberaba e Ribeirão Preto, totalizando um sistema de 350 km de dutos. Agora a companhia está para inaugurar, no estado de São Paulo, uma nova malha dutoviária para transporte de etanol, de 92 km.