A sustentabilidade sempre foi pauta para muitos debates e os impactos da atividade humana, principalmente a industrial, sobre a natureza já provocaram danos profundos. Se nada for feito, pode agravar ainda mais a qualidade de vida nas grandes cidades. Por isso, é primordial que as empresas adotem uma postura proativa e estejam preparadas para minimizar os prejuízos decorrentes dos seus processos sobre a natureza. Ser sustentável vai além do que somente ter preocupação com os impactos ao meio ambiente, mas também é estruturar os processos produtivos, nos quais o desenvolvimento e a proteção aos recursos naturais sejam condutas empresariais.

Preocupada com isso e em se tornar cada vez mais um modelo de empresa sustentável, a SIG, empresa líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens assépticas, vem adotando ações de conscientização para seus clientes e consumidores, atuando em todos os elos da cadeia produtiva. A planta localizada na cidade de Campo Largo, por exemplo, se preocupa em desenvolver produtos mais sustentáveis (materiais renováveis, matérias primas certificadas, menor pegada de carbono) e já possui as certificações de matérias-primas, ASI, para o alumínio e o ISCC Plus para o polietileno utilizados na produção de suas embalagens, comprovando a procedência sustentável de todos os materiais. Já que todo o papel também possui a certificação FSC™. A fábrica também é considerada uma planta de aterro zero, já que todos os resíduos produzidos são encaminhados para a reciclagem ou compostagem segura.

A empresa desenvolve ações de conscientização do consumidor quanto a importância da reciclagem, promovendo políticas públicas para o desenvolvimento de coleta seletiva nos municípios por meio do programa Cidade+ (Recicleiros). A SIG é investidor semente do programa desde 2018, onde as prefeituras de cada estado têm a oportunidade de implementar uma política de coleta seletiva em municípios. Hoje, já atuam em 17 deles em todo o Brasil. Além disso, possuem ações de incentivo com campanha de recompensa como a parceria que lançaram em 2019 com a startup So+ma Vantagens, onde já foram abertas duas casas no bairro CIC em Curitiba e onde os consumidores são estimulados a trocar materiais reciclados por pontos, e esses pontos podem ser trocados posteriormente por itens da cesta básica, cursos profissionalizantes e até descontos em serviços. A empresa ainda é pioneira no lançamento das tampas tethered (tampas fixas a embalagem), que chegam na União Europeia três anos antes dos requisitos regulatórios e reforçam a preocupação da SIG por embalagens sustentáveis.

A empresa está lançando metas ambiciosas para os próximos anos, tais como expandir florestas, tirar carbono da atmosfera e criar mais recursos para as gerações futuras. A principal meta até 2025 é: para cada hectare de floresta sustentável que retirar, outro hectare será restaurado. Isso será possível por meio da parceria com a ONG Brainforest, que ajudará a restaurar e criar florestas resilientes e sustentáveis. Com isso, a SIG pretende plantar cerca de 1 bilhão de árvores nos próximos quatro anos. Além disso, continuam estudando e desenvolvendo tecnologias de reciclagem e pretendem lançar uma embalagem feita de materiais 100% renováveis e fazer o uso de mais materiais de florestas gerenciadas de forma sustentável.

A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios e bebidas aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer a nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e estamos indo muito além do Bem para criar um sistema líquido positivo de embalagem de alimentos. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, Suíça. As habilidades e experiência de nossos aproximadamente 5.500 funcionários em todo o mundo nos permitem responder rápida e efetivamente às necessidades de nossos clientes em mais de 60 países. Em 2019, a SIG produziu 38 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 1,8 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 18,8 (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis.

XCOM
11 2898-7495 | 11 2898-4793 | www.xcompr.com