Nesta terça-feira, dia 17, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e a equipe técnica da CATI/CDRS apresentaram as diretrizes do Ranking Paulista 2021 Município Agro, em live ao vivo que pode ser assistida pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=bRoesjW0jxc&t=547s).

Lançado no último dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, junto com outros programas e ações em benefício do produtor rural paulista, o Município Agro é executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e visa incentivar as cidades a desenvolverem e implantarem políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário.

“É um orgulho para a cidade mostrar que desenvolve políticas voltadas ao produtor rural. Por isso, vale a pena participar e não vale a pena ficar de fora do ranking”, afirmou o secretário Itamar Borges.

Para participar as Prefeituras devem aderir ao Programa Município Agro e submeter informações e documentos comprobatórios da execução das atividades. O dia 31 de julho, foi a data limite das adesões ao Programa pelas prefeituras municipais, assim como foi a data limite para a realização de atividades pelas prefeituras para fins de pontuação. No último dia 12 de agosto, foi aberto o sistema para que as prefeituras enviem os documentos comprobatórios, sendo que o sistema fica aberto para receber os documentos até o dia 5 de setembro. A previsão de lançamento do ranking referente ao ciclo é para o mês de novembro.

Atualmente, 509 municípios já aderiram ao Programa e também ficam aptos a assinar outros convênios junto à Secretaria de Agricultura, como o do Programa Rotas Rurais.

Com base em critérios técnicos, os documentos e as informações encaminhadas pelos municípios participantes são avaliados, sendo estabelecido o Ranking de Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista, que dá acesso a recursos públicos, geridos pela Secretaria de Agricultura.

Estiveram no lançamento, o secretário-Executivo, Francisco Mattutto, o coordenador da CATI/CDRS, Alexandre Grassi, o assessor Técnico da CATI/CDRS, Marcus Vinícius Salomon, o engenheiro agrônomo da CATI/CDRS Regional Limeira, Vivaldo Viganó, e a diretora da CATI/CDRS Regional Jaboticabal, Fabiana Gouvêa, além de diversos gestores municipais que acompanham a live.

Os gestores que necessitem entrar em contato podem utilizar o e-mail: [email protected]. Em breve também será disponibilizado um canal de atendimento direto para os gestores tirarem dúvidas.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo