De acordo com estudo realizado pela Revista Época Negócios em parceria com a Fundação Dom Cabral, pelo segundo ano consecutivo, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país recebe pontuação superior à média geral das empresas do setor de atacado e do ranking global

A VetBR, mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, foi avaliada pelo segundo ano consecutivo pelo ranking do anuário da Revista Época Negócios 360º, que elenca as melhores empresas do país em seis dimensões da gestão: desempenho financeiro, governança corporativa, pessoas, inovação, visão de futuro e sustentabilidade. A VetBR foi considerada a melhor empresa em gestão de pessoas e ocupou a 5ª posição em sustentabilidade no setor atacado.

No ranking do setor de atacado do anuário, a empresa teve destaque em governança corporativa (7º lugar), inovação e visão de futuro (13ª posição nos dois recortes) e desempenho financeiro (17º lugar). A VetBR alcançou 270 pontos no ranking geral da avaliação — superior à média de 224 pontos para as empresas do setor de atacado e de 260 pontos para o ranking global. O setor teve 28 negócios avaliados no ranking e com a pontuação atingida, a VetBR se posiciona na 6ª posição.

A pesquisa realizada para o anuário é produzida em parceria com a Fundação Dom Cabral. Nesta edição, foram avaliadas 420 empresas, que preencheram um detalhado questionário. A pontuação também é baseada em dados de balanços. As empresas que obtêm pontuações mais altas são destacadas no anuário, como foi o caso da VetBR.

Na avaliação de Antonio Fontes, CEO da VetBR, o ranking reconhece os esforços da empresa para adoção de boas práticas em vários aspectos de sua operação, o que reforça o compromisso com a continuidade desse processo nos próximos anos. “Conseguimos envolver os colaboradores nas decisões, de maneira a colocá-los como protagonistas. Essa estratégia tem sido bem-sucedida para engajar os colaboradores, que trabalham a cada dia mais com o olhar de dono”, afirma. “Esse processo, de nossa parte, envolve ações voltadas à diversidade corporativa e à capacitação. Por isso alcançamos o posto de melhor empresa em gestão de pessoas no ranking”, completa.

Entre as ações focadas em pessoas que fizeram a VetBR ganhar destaque está o programa VetDiversa, que tem como objetivo fomentar a inclusão e a valorização de diferentes grupos de profissionais. Há programas de mentoria, workshops e palestras sobre carreira e diversidade. A empresa também possui um código de ética e um canal seguro e anônimo de comunicação interna para ouvir críticas e sugestões de seus colaboradores.

Antes do resultado positivo no anuário, a VetBR já havia obtido a certificação de qualidade ISO 14001, selo concedido pela certificadora Bureau Veritas (BVQI), uma das maiores do mundo. A certificação atesta que a empresa tem os processos necessários para garantir a melhoria contínua e a sustentabilidade da operação, além de atender a legislação vigente. A VetBR está, ainda, classificada pela Great Place To Work (GPTW) em termos de bom ambiente de trabalho e tem o selo bronze da Ecovadis, uma das mais importantes certificadoras em sustentabilidade empresarial do mundo.

A VETBR é a mais completa distribuidora de produtos de saúde animal para os mercados de pecuária e pet do Brasil. A companhia é investida do Aqua Capital, o maior gestor de fundos de investimento private equity especializado em agronegócio da América Latina. É reconhecida pela parceria com as principais indústrias de medicamentos e produtos veterinários e forte estrutura de vendas multicanais.

Agência Blue Chip