A Fazenda, que fica localizada em Ribeiro do Amparo, BA, se ergueu em meio a pandemia e tem por ideologia levar a experiência da Fazenda a domicílio.

A Fazenda Esperança é um projeto ambicioso e complexo, que ganhou um grande impulso com o início da pandemia por COVID-19.
Após a crise financeira provocada pelo fechamento do Estaleiro São Roque, Leonardo decidiu se dedicar à agricultura sustentável em sua Fazenda, localizada em Ribeira do Amparo, com predominância do plantio de frutas como limão, mamão, maracujá, uva e outros cultivos temporários. Após 3 anos do início dos plantios e da venda regular aos negociantes da região, sobreveio a crise sanitária e econômica decorrente da pandemia, ocorreu o fechamento das feiras livres por tempo indeterminado, e deixou de ser possível escoar sua produção.
“Com uma alta produção de mel estocada, por conta da criação de abelhas para polinizar as plantações, decidi vender o produto em Salvador. Coloquei em meu carro 200 garrafas de mel e comecei a oferecer aos amigos e contatos da minha lista de whatsapp, entregando em cada casa, juntamente com a minha esposa. A venda foi um grande sucesso, e os novos clientes demonstraram muito interesse por “produtos da Fazenda.”
Foi então que decidi utilizar o capital obtido com a venda do mel para adquirir as mercadorias dos meus vizinhos – queijos, manteiga, castanhas, rapadura, própolis – para oferecer aos meus clientes na semana subsequente e me tornei um elo entre pequenos produtores e consumidores, fomentando a agricultura familiar, o consumo de produtos artesanais, puros e sem conservantes, com entrega em domicílio em todos os bairros de Salvador e Lauro de Freitas.”
Leonardo conta que a pandemia não foi o suficiente mesmo para derrubar o seu projeto que em poucas semanas teve sua proporção altamente elevada e reconhecida pela região:
“Em apenas três semanas, o negócio ganhou uma proporção surpreendente, a ponto de não mais conseguir acondicionar e entregar as mercadorias em meu carro. Foi quando iniciei a negociação com entregadores autônomos, o aluguel de um pequeno ponto improvisado para estoque de mercadorias e a criação de um site para vendas, destinando parte dos valores arrecadados para a aquisição de cestas básicas para as famílias carentes da região da Fazenda, que estavam sofrendo os efeitos da recessão econômica e não possuíam alternativas para o enfrentamento da pobreza extrema.”
Muitas empresas fecharam no último ano e muitas tiveram o “boom” alcançado pela Fazenda Esperança e o empresário revela um dos seus principais aliados para esse crescimento: blogueiros e artistas famosos compraram a sua ideia.
“Um fator marcante para a proliferação das vendas foi o apoio de diversas blogueiras, artistas famosos e jornalistas, que se engajaram com muito afinco, em razão do cunho social do projeto, e também por conta da qualidade dos produtos comercializados, além do apoio à agricultura familiar e aos pequenos produtores envolvidos.
Em três meses, a empresa conquistou 20 mil seguidores no instagram, ampliou o seu portifólio de 1 produto para 400 produtos, e migrou para uma sede com mais de 800m², tudo com o intuito de expandir as atividades, proporcionar um serviço de mais qualidade, com entrega em domicílio, em tempos de pandemia”
“Atualmente, temos mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, uma carteira de mais de 16 mil clientes no whatsapp e mais de mil produtos em nosso catálogo. Estamos prestes a inaugurar a nossa primeira loja física, uma loja conceito na pituba, que pretende trazer um pouquinho da Fazenda para a cidade, oferecendo aos clientes a qualidade dos produtos puros e sem conservantes, que são a marca registrada da empresa, aliada ao contato com plantas, que também serão comercializadas para cultivo doméstico.” Completa o empresário de sucesso.


Maddeira Comunicação
(21) 99983-1303 / (21) 99347-0278