CEO de rede de cafeterias explica os principais motivos para o crescimento da produção desse grão

O brasileiro adora um bom café, pode ser de todas as formas, coado, expresso, da cafeteira, comprado pronto, misturado com leite, com chocolate, enfim, isso não é mais uma novidade. Desde que foi descoberto, a bebida se tornou uma das mais consumidas do mundo, e não para por aí.

Segundo o Sumário Executivo do Café, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre 2009 e 2019, o Brasil apresentou um crescimento de 56% na produção de café, e o valor bruto desse grão cresceu 34%. Além disso, a Embrapa Café, afirmou que em 2020 houve um aumento de mais 25% em relação ao ano retrasado.

Para Wilton Bezerra, CEO da rede de franquias Cheirin Bão, muitos são os possíveis motivos para essa mudança nos últimos anos, entre eles as variações climáticas favoráveis, a melhoria nas tecnologias, e claro, as alterações no cotidiano das pessoas.

“Hoje em dia vivemos em uma sociedade muito agitada e que parar dificilmente é uma opção para essa geração. Já sabemos também, que a cafeína presente no café tem alto teor energético, logo, tanto os jovens quanto os mais velhos tendem a consumir essa bebida com frequência para se manterem ativos durante o dia”, explica Bezerra.

De acordo com o estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a produção desse grão deve aumentar 40% nos próximos oito anos, totalizando 69,1 milhões de sacas em comparação com as 49,3 milhões da safra 2019/2020.

Wilton comenta como essas mudanças também impactaram sua rede positivamente. “Quanto mais cafés são vendidos, mais as pessoas tendem a consumir, e também se torna um bom negócio. No primeiro ano de atuação da rede em 2016, abrimos duas unidades, no ano passado vendemos 90 unidades, ou seja, um bom crescimento para nós também. No total, desde a nossa abertura até hoje, contamos com 136 cafeterias abertas. Além disso, nesse ano já vendemos 23 unidades e inauguramos nove”.

O empresário finaliza afirmando que essa produção beneficia a todos, pois se existe um alto número de produtos à venda, e muitas pessoas comprando, o preço não inflaciona, e todos conseguem ter acesso a essa bebida irresistível que pode ser consumida de diversas formas.

A Cheirin Bão é uma franquia da Holding Universal Franchising, que passou a integrar o grupo em 2016, recebendo um novo conceito que hoje é o principal motivo do seu sucesso. Muito mais do que cafeteria de cafés especiais nos tornamos especialistas em proporcionar momentos únicos e criar boas memórias através de sensações e aromas que remetem as melhores lembranças da nossa vida.

MGA Press
mgapress.com.br