Companhia atingiu sua meta de 2020 ao alcançar 100% de cacau sustentável proveniente de padrões gerenciados de forma independente e continua a trabalhar para chegar à total rastreabilidade em sua cadeia de abastecimento de cacau

 

O Grupo Ferrero, líder global no mercado de doces embalados, continua a impulsionar e dimensionar seus esforços de sustentabilidade do cacau como parte do Programa Valores Agrícolas Ferrero. Após atingir sua meta de obter cacau 100% sustentável por meio de padrões gerenciados de forma independente no final de 2020, a companhia continua a trabalhar para garantir total visibilidade e rastreabilidade de seu cacau em toda a sua cadeia de fornecimento e devida diligência. A empresa também renovou e estendeu sua parceria estratégica com a Save the Children, comprometendo investimentos significativos para proteger as crianças nas comunidades de produção de cacau.

 

Meta alcançada em 2020 – Em 2011, a Ferrero assumiu o compromisso de fornecer grãos de cacau 100% sustentáveis ​​por meio de padrões de gestão independente até 2020 para ajudar a melhorar as condições de vida dos produtores de cacau e promover práticas sustentáveis. Em 2019, a empresa ampliou o escopo dessa meta para incluir o chocolate de terceiros. Hoje, a companhia tem o orgulho de confirmar que atingiu este objetivo.

Na prática, isso significa que a Ferrero obtém cacau sustentável por meio de órgãos líderes de certificação e outros padrões gerenciados de forma independente, como Rainforest Alliance (UTZ), Fairtrade e Cocoa Horizons. Isso garante que a empresa possa se beneficiar de forma otimizada de seus diferentes pontos fortes, enriquecendo sua estratégia abrangente de sustentabilidade do cacau, que continua a se desenvolver.

 

Indo além – A estratégia de abastecimento de cacau da Ferrero é baseada em um conjunto distinto de princípios que permitem à empresa implementar a devida diligência em toda a sua cadeia de abastecimento e aplicar soluções direcionadas.

A Ferrero é capaz de alcançar uma rastreabilidade muito alta desde as fazendas até os consumidores. Isso se deve à sua abordagem distinta para obter a maior parte de seu cacau como grãos crus, que são processados ​​nas próprias fábricas da Ferrero. Os grãos são obtidos como fisicamente rastreáveis ​​– também conhecidos como “segregados” ​​– de grupos de agricultores dedicados. Isso significa que a empresa sabe de quais fazendas vem o cacau, o que ajuda a identificar problemas e impulsionar mudanças positivas no campo, junto a cooperativas e agricultores.

Na safra de 2019/20, a Ferrero conseguiu rastrear mais de 95% do total de seus grãos de cacau até as fazendas e está avançando fortemente na rastreabilidade do chocolate de terceiros. Além disso, a empresa está fazendo progressos consideráveis ​​no mapeamento dos agricultores em sua cadeia de abastecimento como parte de seu compromisso de prevenir o desmatamento e na cobertura de grupos de agricultores com um Sistema de Monitoramento e Remediação do Trabalho Infantil ou sistemas equivalentes. Outro foco importante do programa da Ferrero é empoderar cada vez mais as mulheres e reduzir a desigualdade de gênero. A exemplo, até o momento, a Ferrero já apoiou cerca de 14.000 membros da comunidade do cacau, sendo principalmente mulheres, na obtenção de acesso a pequenos empréstimos para atividades empresariais.

Essas iniciativas são parte do compromisso mais amplo do Grupo de cumprir sua estratégia de sustentabilidade – melhorar a subsistência dos agricultores, proteger os direitos das crianças e preservar o meio ambiente.

 

Ferrero e a Save the Children ampliam parceria – A empresa está buscando ir mais longe com seu Programa Valores Agrícolas Ferrero, particularmente na proteção dos direitos das crianças.

A Ferrero anuncia hoje que está renovando e estendendo sua parceria estratégica com a Save the Children, com base no programa de três anos lançado em 2017 em 20 comunidades em toda a Costa do Marfim.

O projeto cofinanciado de 8 milhões de euros deve durar cinco anos. Espera-se que beneficie diretamente 37.000 crianças e adultos, e um total de 90.000 pessoas por meio de atividades de conscientização e divulgação em massa. Esta é uma importante promessa de ação como parte do Ano Internacional das Nações Unidas para a Eliminação do Trabalho Infantil.

A parceria renovada terá atividades ampliadas em 65 comunidades na região de Haut-Sassandra da Costa do Marfim, onde a Ferrero obtém uma quantidade significativa de cacau. O programa holístico fortalecerá os sistemas de proteção infantil, aumentará o acesso à educação e nutrição de qualidade, apoiará o desenvolvimento comunitário e capacitará mulheres e adolescentes

A Ferrero e a Save the Children irão coordenar estreitamente com as autoridades nacionais e locais e outras iniciativas da indústria para criar sinergias, sempre que possível, e maximizar o impacto.

Será uma nova dimensão na parceria para que a Save the Children forneça uma orientação estratégica e suporte técnico para a Ferrero e seus fornecedores a fim de garantir uma abordagem adequada na proteção da criança em toda a cadeia de abastecimento da Ferrero na Costa do Marfim e em Gana.

“Continuamos a abordar as questões cruciais de direitos humanos em nossas cadeias de suprimentos e a fortalecer nossa devida diligência. No entanto, o trabalho infantil nas comunidades produtoras de cacau continua sendo um problema significativo e estamos determinados a ir além para enfrentar o desafio. É por isso que estou tão satisfeito por estarmos estendendo nossa parceria com a Save the Children com um foco particular na prevenção para aumentar nosso impacto nesta questão. Dessa forma, podemos ajudar a impulsionar mudanças significativas de longo prazo, não apenas em nossa cadeia de suprimentos direta, mas também além”, comenta o Head Global de Suprimentos e da Companha de Avelãs Ferrero, Marco Gonçalves.

Para Daniela Fatarella, CEO da Save the Children Itália, o trabalho infantil ainda é um grande problema na África Ocidental e tem suas raízes na pobreza e na falta de educação básica e conscientização. “Só tentando resolver esses problemas em conjunto com os investidores mais relevantes, podemos viabilizar a proteção à criança, o acesso à educação de qualidade, o empoderamento de adolescentes e jovens, e os ativos centrais para o desenvolvimento das comunidades. Por este motivo, temos o prazer de trabalhar em conjunto com a Ferrero e apoiar o compromisso da empresa em contribuir para uma cadeia de abastecimento de cacau justa e sustentável, em coordenação com os atores relevantes. Graças a todos esses esforços, milhares de crianças terão melhorias significativas em suas vidas”, afirma.

Além de trabalhar para proteger crianças e comunidades em sua própria cadeia de suprimentos, a Ferrero é membro de iniciativas coletivas como a International Cocoa Initiative, e a Cocoa & Forests Initiative. A companhia também aderiu recentemente a uma campanha que pede à União Europeia que fortaleça os direitos humanos e os requisitos de devida diligência ambiental das empresas nas cadeias de abastecimento de cacau globais.

A Ferrero apresentará um relatório sobre seu progresso em seu anual Relatório de Sustentabilidade.

A Ferrero começou sua história na pequena cidade de Alba no Piemonte, Itália, em 1946, e hoje está entre os líderes de mercado de doces em todo o mundo. A história do Grupo Ferrero é uma história de sucesso em sua terceira geração, na qual o desenvolvimento de uma empresa multinacional combina perfeitamente com o passado, o presente e o futuro de uma tenaz família piemontesa.

O Grupo Ferrero está presente em todo o mundo com mais de 34.000 pessoas e 31 unidades de produção. A Ferrero é a produtora de muitos ícones de marca que são amados geração após geração, incluindo Nutella, Ferrero Rocher, Tic Tac, Kinder e Raffaello, que estão presentes e são vendidos em mais de 170 países.

Frescor e alta qualidade do produto, seleção cuidadosa das melhores matérias-primas, práticas agrícolas sustentáveis e pesquisa e inovação contínuas são alguns dos elementos-chave do sucesso da Ferrero.


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